Achei que seria difícil, trabalhoso, algo que corroesse minha carne, minha saúde mental e meu tempo. Por isso, posterguei ao máximo o anúncio do Calendário do Verde nesse ano. Como os leitores sugeriram nada menos que 93 circuitos diferentes, sem contar as variações, fiquei com enorme preguiça e medo de que alguma coisa muito estranha fosse votada em massa. Onde que eu poderia buscar informações confiáveis e vídeos sobre o circuito guatemalteco de Los Volcanos, por exemplo? Felizmente, venceu o bom senso.
Serão 22 os circuitos, assim como no ano passado. Como os votos foram bem distribuídos entre as sugestões, todos os que constarão aqui terão recebido, no mínimo, quatro votos. Com oito votos cada, os preferidos são Jacarepaguá, para minha total infelicidade, e Zandvoort, para minha felicidade. Fiquei surpreso com o número de votos recebidos por Avus, Riverside e Anderstorp. E assustado por Mônaco, Silverstone e Monza não terem sido lembrados em massa. Por isso que gosto dos meus leitores.
Por outro lado, fiquei um pouco decepcionado por Snetterton e Mugello terem ficado de fora por apenas um voto. Mas é a vida. Vocês pedem, vocês terão. Segue o calendário abaixo. Só uma coisa: não esperem regularidade da minha pessoa. Entre maio e dezembro, vou postando circuito por circuito em dias aleatórios. Talvez nem acabe neste ano.
Só um último comentário: quando eu anunciei que vocês poderiam escolher as pistas, utilizei o circuito croata de Rijeka como um exemplo pejorativo de escolha que não deveria ser feita por vocês, por ser muito exótico e difícil de encontrar informações. Pois eu baixei a pista e testei no Grand Prix 2 (não tenho computador potente o suficiente para instalar um rFactor ou algo que o valha). E não é que me apaixonei pela pista, bem sinuosa e complicada? Se tiver como fazer uma “etapa extracampeonato” após o fim do calendário, será em Rijeka.
Segue o calendário abaixo, distribuído de maneira geográfica, com o início na Oceania e o fim na América do Sul. Em parênteses, a versão da pista escolhida. Em mais parênteses, o número de votos escolhidos.
– Fuji (1965) (7)
– AVUS (1951) (5)
– Monza (1976) (5) – partes 1 e 2
– Imola (1981) (4)
– Pescara (1934) (4)
– Mônaco (1986) (4)
– Paul Ricard (1970, versão longa) (4)
– Rouen-les-Essarts (1955) (5)
– Silverstone (1975) (5)
– Elkhart Lake (atual) (6)
– Talladega (4)
– Long Beach (1978) (5)
– Infineon (atual) (4)
– Riverside (1957) (5)
– Jacarepaguá (1978) (8)
Para quem quiser ver o calendário do ano passado, clicar aqui.
5 de maio de 2011 at 18:33
Até que eu gostei, a não ser por uma coisa: não consigo gostar de Infinion… mas a escolha foi democrática e está valendo!
5 de maio de 2011 at 19:08
Pô Tio eu gostava do Infeneon (Sears Point) do Nascar 2!
5 de maio de 2011 at 20:05
OBA! tem Rouen!
5 de maio de 2011 at 22:27
Pô verde,não botou o Anhembi,pelo menos botou AVUS,que é um circuito bem desafiador.
7 de maio de 2011 at 10:51
E dos 17 que pedi,tu botou só 9,pelo menos é mais que metade.
6 de maio de 2011 at 9:27
Puxa vida, Oulton Park ficou de fora :( Também pudera ué, acho que sou o único mortal que gosta dessa pista hauahuahauaha. Mas, como diria Boça, nem tudo é um mar de espinhos, tem Long Beach :D
6 de maio de 2011 at 23:39
pô, eu também gosto de oulton pk, mas nem lembei de votar nela. fica pro ano q vem.
legal, 3 em q votei entraram – zandv.pk, rouen, montj.pk.
parece q todo mundo aqui corre nessas pistas in games, mundo no qual o véio analógico aqui ainda não soube se aventurar. mas ainda há tempo, I hope.
6 de maio de 2011 at 14:25
Ahhhh… eu esqueci de votar…e ia votar em Mugello.
6 de maio de 2011 at 15:05
Acabei nem votando, mas gostei de ver Surfer’s Paradise aí!
6 de maio de 2011 at 15:21
Pô, se tivesse votado antes, Mugello teria sido escolhida e eu estaria bem feliz! Hehehehe.
6 de maio de 2011 at 15:28
Mas esse negócio de escolher pista é legal…no dia que eu desbancar o Bernie e criar a minha categoria (!!!), todo ano os fãs irão escolher as pistas da temporada seguinte, hehehe.
Os Sheiks e magnatas vão querer minha cabeça, mas…
7 de maio de 2011 at 10:43
Quer dizer que eu votei em Mugello Circuit por nada,queria botar Misano.
6 de maio de 2011 at 15:36
legal,legal…gosto da maioria das pistas…Verde,o que se passa com o Esteban? Tomou tempo até do Lhearrocha!
6 de maio de 2011 at 16:25
Boa listagem!
Não gosto de uma ou outra pista, mas não dá pra reclamar: das 18 pistas que eu indiquei, 10 estão aí! Não exatamente na versão indicada, mas estão aí…
Se não me engano, Verde, parece que era pra não escolher pistas que já haviam saído no(s) calendário(s) anterior(res)… era isso mesmo?
um abraço…
6 de maio de 2011 at 16:32
Exatamente isso. Sem pistas do ano passado.
8 de maio de 2011 at 4:37
Ficou muito bom o calendário, quem dera que tivesse uma categoria pra correr nessas pistas…
Quanto as minhas sugestões, só o du Pau n ão entrou… (sim, tive coragem de fazer esse trocadilho).
3 de janeiro de 2012 at 2:03
Verde, tenho uma historieta pra contar sobre Zandvoort, que está na lista do atual Calendário do Verde.
possivelmente é o que os mais antigos chamavam de anedota. é sobre a origem do nome da primeira curva depois da largada, a Tarzan, talvez a mais famosa de lá.
em 1999 fui fotografar o Marlboro Masters de F3 – bons tempos, fiz um pedido de credencial sem vínculo algum a um meio de imprensa, só embelezei o texto jogando confetes à importância histórica do circuito, os brazucas que correram lá etc , e pimba, aprovaram e fui credenciado. é claro que sendo um brasileiro, num evento internacional, ajudou. wonderful.
infelizmente não tenho a menor vocação para repórter, mas mesmo assim fui perguntar um par de coisas ao press officer do evento, um sujeito muito legal, que tinha experiência como officer naquela pista, e do que lembro agora foi perguntar a origem do nome da Tarzan.
há mais de uma versão para isso, a mais pitoresca delas, e portanto a preferida dos jornalistas, é que foi exigência de um agricultor apelidado Tarzan que havia cedido um pedaço de seu terreno para o circuito (eu acho um pouco duvidoso que alguém tenha cultivado qualquer coisa ali, pois o solo ao redor é todo de areia de praia, compacta, mas só cresce aquele capim específico de dunas â beiramar).
bom, o que o officer me contou (o nome dele é Dirk Buwalda) era menos folclórico, mas por outro lado mais coerente com o destino daquelas dunas: era o nome da máquina utilizada para assentar o asfalto da pista na sua construção.
fica, claro, a seu critério usar essa anedota.
e não faço questão de que me mencione como fonte, afinal seu texto é bom também porque deslancha contando a história sem enrolação.
queria ter lhe contado fora dos comments mas não achei email de contato no site, então vai aqui mesmo.
fico no aguardo curioso de mais versões que você encontre.
e desejo um bom ano, menos mala, na sua faculdade.
abs
Fernando Amaral