
Scott Dixon e Tony Kanaan visitando uma das pessoas feridas no acidente da última volta da segunda corrida de Houston
Dario Franchitti está, neste momento, internado no Centro Médico Memorial Hermann, localizado na cidade texana de Houston. Passa bem e não corre risco de vida, mas isso não quer dizer que ele saiu ileso do monstruoso acidente ocorrido na última volta da corrida da Indy ontem, realizada nas ruas de Houston. Muito pelo contrário, aliás. Após tocar na traseira do carro de Takuma Sato e voar em direção ao alambrado da curva 5, o piloto escocês foi cuidadosamente retirado do que sobrou de seu Dallara-Honda com fraturas em duas vértebras e no tornozelo direito e uma concussão cerebral. Até aqui, Franchitti já passou por duas cirurgias no tornozelo. Vai passar as próximas semanas tomando sopinha e analgésicos até cansar.
Além de Dario, outras treze pessoas se feriram por causa dos destroços que voaram do bólido nº 10 e também foram levadas ao hospital. Dez delas foram liberadas no mesmo dia e as três que permaneceram internadas por um pouco mais de tempo não tiveram maiores problemas. Os pilotos Tony Kanaan e Scott Dixon foram ontem ao Memorial Hermann visitar Franchitti e também os dois espectadores e o fiscal de pista que passaram a noite de domingo lá. Um gesto muito bacana que, de certa forma, não costuma ser tão comum em outras categorias de ponta.
Pois é. Temos aí um acidente sério como tantos outros, um piloto ferido como tantos outros, espectadores feridos como tantos outros e dois pilotos de equipes rivais visitando juntos o colega ferido e também alguns desafortunados anônimos, atitude que infelizmente não é tão comum assim em um ambiente tão competitivo e individualista como o automobilismo. Poderíamos pensar algo como “puxa, que legal, apesar de tudo, ainda há lapsos de humanidade no esporte a motor”. Mas não. Ao invés disso, preferimos criticar a Indy. Como sempre.
Não é oportunismo meu. Já estava pensando nesse artigo faz algum tempo.
Dúvidas surgiram pela internet acerca da seriedade da categoria comandada por Mark Miles. Alguns questionaram o fato de uma parte considerável do alambrado ter voado como um grande lençol ao vento. Outros consideraram absurda a existência de uma arquibancada margeando um trecho tão veloz e fechado como a tal curva 5. Ainda houve quem reclamasse que o Dallara DW12, construído para evitar decolagens, não funcionou. Todas essas queixas refletem um mesmo princípio comum, o do amadorismo da IndyCar Series.
A Indy é um troço estranho. Mesmo sem querer, situa-se como um certame intermediário entre o vanguardismo esnobe da Fórmula 1 e a grandiosidade marqueteira da NASCAR. No meio do caminho entre dois mundos tão diferentes, acaba sendo tratada negativamente como um “negócio amador e americanoide” pelos mofinos europeus e como uma “porcaria obscura e fresca feita para estrangeiros” pela trupe de caipiras do sul americano. Por não ter desenvolvido uma identidade própria nos últimos anos, acabou ficando sem uma base relevante de fãs. Paradoxalmente, apesar de juntar algumas das coisas mais interessantes de Fórmula 1 e NASCAR, não agrada verdadeiramente a ninguém. Mesmo aqueles poucos que ainda acompanham a categoria o fazem sempre esperando pelo dia em que “tudo será diferente”.
Eu gosto muito da Indy. Para mim, é um campeonato muito mais divertido e puro do que a Fórmula 1. Apesar de seu regulamento ter se tornado muito mais restrito nos últimos cinco anos, ela ainda propicia ótimas corridas em um ambiente um pouco mais leve e despretensioso do que nas competições europeias sem, no entanto, ter se transformado em um circo populista como o da NASCAR. É verdade que muito ainda precisa ser feito para que a categoria volte a ser grandiosa como outrora, mas não sou daqueles que passam o tempo apontando para todos os seus defeitos, lamuriando sua precariedade e suspirando pelos “velhos tempos de Danny Sullivan e Pancho Carter”. Simplesmente tento me divertir do jeito que dá. E funciona.
Quase ninguém pensa assim. A esmagadora maioria das pessoas não está nem aí para a IndyCar Series, só prestando alguma atenção quando ocorre uma tragédia no melhor estilo Las Vegas-2011. Há alguns que se dão ao trabalho de acompanhar algumas corridas, sempre ressaltando sua inferioridade em relação à bela, limpa e cheirosa Fórmula 1 ou à grandiloquente e patriótica NASCAR. A mídia não faz a menor questão de colaborar, só conferindo uma atenção maior quando há acidentes e polêmicas. Pilotos e empresas envolvidas não poupam reclamações e críticas quando se sentem injuriados. É um misto de desprezo, má vontade e impaciência que certamente não ajudará a Indy a superar seus defeitos.
Inimigos existem, portanto. Vamos dar nome aos bois:
FÓRMULA 1: Diante de um microfone e uma câmera, a Fórmula 1 jamais trata a Indy como uma real concorrente. Afinal de contas, o certame americano seria baixo e miserável demais para ser considerado uma categoria de ponta, quando mais uma rival da autoproclamada “maior do mundo”. Na mais bondosa das hipóteses, a Indy seria apenas um retiro de luxo para pilotos aposentados ou fracassados. Por trás das cortinas, o pensamento é outro.
O asquenaze Bernie Ecclestone odeia a Indy desde a segunda metade dos anos 80, quando ela deixou de ser uma festa de sulistas americanos para se tornar a segunda competição mais importante do planeta. Ele e a Federação Internacional do Automóvel, ou FIA para aqueles mais preguiçosos, fizeram de tudo para tornar a Indy inviável fora de suas fronteiras ianques. Como as histórias são longas e cansativas, faço um apanhado geral sobre todas as investidas de Ecclestone e da FIA contra os americanos.
Em 1986, a FISA anunciou que os pilotos que competiam na Indy não teriam direito à superlicença necessária para disputar uma corrida de Fórmula 1 – essa medida impediu que Michael Andretti fizesse sua estreia com a Lola-Haas no GP dos Estados Unidos daquele ano. Em 1989, Bernie Ecclestone insinuou que se Emerson Fittipaldi, um dos astros da Indy, tentasse participar de um Grande Prêmio em sua categoria, não conseguiria sequer passar pela pré-classificação. A declaração foi o ponto mais polêmico de um visceral artigo publicado pelo dirigente em várias publicações especializadas, inclusive na finada revista Grid.
No ano seguinte, a enorme pressão que Ecclestone e FISA exerceram sobre os organizadores da Indy impediram a realização de uma corrida no Japão, que seria a primeira da categoria fora da América do Norte. Ambos não queriam que a Indy saísse dos Estados Unidos e do Canadá. Os esforços foram muitos, mas inócuos. Em 1991, a duras penas, os americanos conseguiram realizar o primeiro Grande Prêmio de Surfers Paradise, sediado na Austrália. Bernie e a Federação Internacional e tentaram de tudo para estragar a festa, desde a simples ameaça ao GP de Fórmula 1 em Adelaide até uma bizarra negociação que permitiria a inscrição de bólidos de F-1 e de Fórmula 3000 na prova de Surfers Paradise. No fim, tiveram de ceder.
Conforme a Fórmula 1 se tornava mais cara, mais elitista e menos acessível, os pilotos europeus e sul-americanos se viam obrigados a buscar soluções alternativas para suas carreiras. A Indy se tornou uma opção realmente atraente no dia em que Nigel Mansell aceitou uma proposta milionária para correr pela Newman-Haas. Dali em diante, quem não lograva sucesso imediato na Fórmula 1 pegava o primeiro avião para os Estados Unidos e encontrava a felicidade. Até mesmo Ayrton Senna, então insatisfeito com a McLaren, chegou a pensar seriamente na possibilidade.
Já que não havia como conter a debandada de pilotos e a realização de eventos fora da América do Norte, os dirigentes europeus tiveram de apelar para outra tática para subjugar sua temida concorrente: estimular uma picuinha política que resultasse na autodestruição da Indy.
Não se enganem. O homem que está por trás da cisão da Indy em 1995 é Bernie Ecclestone. Tony George é apenas um laranja, um tonto cujas ambições desmedidas foram utilizadas pelo empreendedor britânico para causar uma crise irreparável no automobilismo de monopostos nos Estados Unidos. Presidente do Indianapolis Motor Speedway, George sempre teve boas relações com Ecclestone e a FISA e sonhava em destronar a turma da CART para assumir o poder absoluto sobre as corridas da Indy. O surgimento da Indy Racing League, de certa forma, satisfez apenas parte de seus desejos – ninguém contava que, mesmo sem Indianápolis, a Indy “original” ainda continuaria sendo a mais prestigiada durante muito tempo. Em compensação, os favores involuntários que o herdeiro da família Hulman fez a Bernie Ecclestone foram amplamente recompensados por este. Ou vocês acham que aquele GP dos EUA em Indianápolis surgiu do nada?
Mas Ecclestone ainda não está satisfeito. Para ele, não basta a Indy estar enfraquecida. Ele quer vê-la morta, destruída, feita em pedaços. Tony George não conseguiu fazer o trabalho completo. O próprio Bernie, hoje em dia, coloca a mão na massa. Sua sanha por GPs americanos não se explica apenas por causa do dinheiro, mas também pelo desejo de tornar a Fórmula 1 a categoria de monopostos mais importante para a patota ianque. Além do mais, a realização de corridas da Indy fora da América do Norte continua tão difícil como outrora. Em 2009, Ecclestone lançou mão de mais um de seus vetos para impedir que o certame americano realizasse uma corrida em Interlagos. Sem dispor de alternativas mais ortodoxas, todos tiveram de se contentar com a pista de rua do Sambódromo do Anhembi.
A Fórmula 1 detesta a Indy porque esta não é tão sofisticada e bilhardaria. OK, mas as razões não param por aí. A Fórmula 1, além de tudo, sofre de paranoia e mania de grandeza. Qualquer um que entre no meio do caminho, e isso inclui a coitada da Indy, será aniquilado sem dó. Qual é o temor? Imagine se uma porcaria dessas rouba nossas atenções e nosso dinheiro…
NASCAR: Em termos oficiais, não há rusgas entre a NASCAR e a IndyCar, as duas mais importantes promotoras de corridas nos Estados Unidos. Se as famílias France e Hulman tivessem de tirar uma foto juntas para uma reportagem da Forbes, não haveria nenhum problema. Mas até mesmo o mosquito da merda do cavalo sabe que os donos da NASCAR odeiam a Indy. E a recíproca não necessariamente é falsa.
A guerra entre NASCAR e Indy existe desde os tempos do preto-e-branco. Em 1954, o respeitável Bill France, fundador da National Association for Stock Car Auto Racing, foi flagrado caminhando dentro do autódromo de Indianápolis, comandado pelo seu rival Tony Hulman. Ao tomar conhecimento da ousadia, Hulman não pensou duas vezes: pediu para que um de seus seguranças expulsasse aquele maldito invasor de sua área. A relação entre as duas organizações não melhorou muito desde então.
Sabe quem foi atrás da reconciliação? Ele mesmo, Tony George. Provavelmente em busca de apoio para sua cruzada contra os malvados da CART, o neto de Tony Hulman reiniciou conversas com os France visando uma até então improvável aproximação entre as duas famílias. Em 1992, nove equipes da NASCAR Winston Cup testaram seus carros em Indianápolis, sendo esta a primeira atividade oficial da categoria no oval dos Hulman. No ano seguinte, Tony George e Bill France Jr. anunciaram a realização da Brickyard 400, a primeira corrida da história da NASCAR em Indianápolis. Desde 1994, os carrões stock vêm competindo no oval de Indiana em um evento cada vez mais próximo da Indy 500 em termos de prestígio e publicidade.
A NASCAR não é besta. Ela sabe que a IndyCar tem um produto com enorme potencial comercial e esportivo. Os France sabem que enquanto seu esporte dificilmente consegue avançar além das fronteiras dos estados sulistas, a Indy é uma categoria muito mais fácil de ser digerida pelos americanos do Norte e por povos de outros países. Para eles, quanto pior a Indy estiver, melhor. Não por acaso, a família foi uma das grandes apoiadoras da Indy Racing League em seus primórdios. Afinal de contas, a IRL não só enfraqueceria o automobilismo de monopostos como um todo nos Estados Unidos como também não teria cancha para roubar o mercado redneck da NASCAR.
O clima atual é de guerra fria. NASCAR e Indy não trocam farpas em caráter oficial, mas seus representantes informais sempre fazem questão de dar uma cutucada marota no outro lado. No início de setembro, a segunda corrida de Richmond na Sprint Cup foi marcada pela feíssima atitude de Clint Bowyer, que rodou de forma proposital para bagunçar a corrida e permitir que o companheiro Martin Truex Jr. subisse de posições e se qualificasse para o Chase. Logo após a corrida, o baiano Tony Kanaan não deixou de se manifestar. “Como é que as pessoas podem conceber que um piloto possa rodar e antever o resultado final de uma corrida?“, afirmou Tony em sua conta no Twitter. As respostas dos fãs da NASCAR foram desde “fica aí na merda da Indy” até coisas menos polidas.
Outra picuinha envolvendo Kanaan e a NASCAR ocorreu em agosto. Durante a etapa de Pocono da Sprint Cup, o multicampeão Jeff Gordon fez questão de comparar o número de espectadores da Sprint Cup e da Indy no mesmo autódromo para exaltar a grandeza da primeira. “Sou um grande admirador da minha categoria porque se você disputa uma corrida da Indy e uma da NASCAR nesta pista, você consegue percebe o quão grande nosso certame é”, afirmou Gordon. “Às vezes, a NASCAR acaba passando por uma fase de estabilização ou até mesmo de declínio – e nós realmente não estamos vendo as arquibancadas lotarem. Mas deixa eu te dizer uma coisa, vá a uma corrida da Indy e depois volte aqui um mês depois”.
Kanaan, piloto de monopostos nos Estados Unidos desde 1996, não deixou barato. “Eu estive nas 500 Milhas de Indianápolis e na Brickyard 400 e tive a mesma sensação que o Gordon”, devolveu o brasileiro, referindo-se ao fato da corrida da Indy atrair mais que o triplo de espectadores em relação à corrida da NASCAR. Empate técnico.
Curiosamente, o crítico Tony Kanaan andou conversando com a Joe Gibbs Racing sobre uma possível associação para a próxima temporada da Sprint Cup antes de assinar com a Chip Ganassi para continuar na Indy em 2014. Da mesma forma, A. J. Allmendinger já fez algumas corridas com a Penske nessa temporada, Juan Pablo Montoya fará sua reestreia na Indy com a mesma equipe no ano que vem e até mesmo o polêmico Kurt Busch realizou alguns testes com a Andretti visando disputar a Indy 500 do ano que vem.
Como se vê, piloto pode até se meter em intrigas, mas o que realmente importa para ele é a velocidade.
.
Os inimigos da Indy acabaram por aí? Não, ainda há outros. Amanhã, a segunda parte do artigo.


8 de outubro de 2013 at 17:27
Pô, eu também gosto da Indy. Só não assisto todas as provas porque sempre bate horário com o futebol. (E esperar VTs e/ou compactos da BandSports é um tanto infrutífero.)
8 de outubro de 2013 at 19:08
Bandsports passa tudo ao vivo.
10 de outubro de 2013 at 9:57
Sim, mas no horario das provas eu tô no estádio vendo futebol. Poderia rolar um replay em vez daquelas mesas-redondas repetitivas de futebol…
8 de outubro de 2013 at 17:29
Verde, você acertou em cheio ao criar a página do blog no facebook. Não demorou nem 10 segundos para eu sair do face e vir aqui olhar o post.
Belo texto.
Imaginava que haviam essas confusões ente organizadores e pilotos da Indy x F1 x NASCAR, mas não pensei que fossem tão ferrenhas entre eles. Estou curioso para ver quais seriam os outros inimigos da Indy.
9 de outubro de 2013 at 0:54
Certamente, fãs estão entre esses inimigos da Indy. Eu mesmo, por exemplo, gosto muito da Indy, não é pouco, não. Desde 2008 – quando terminou meu hiato de ver, esporadicamente, corridas da CART/CCWS e IRL – tenho visto progressos consistentes na categoria.
Mas ela não precisa fazer de cada evento um campeonato, nem complicar as regras. Os fãs não precisam disso, e, sem dúvida alguma, a categoria também.
9 de outubro de 2013 at 2:32
Concordo com suas afirmações.
Acho que a Indy perdeu um pouco do carisma que ela tinha comigo com a saída de alguns pilotos como a Danica (era a única mulher que tinha condições de peitar a homarada, apesar dos chiliques que dava) e o San Hornish e a morte do Dan Wheldon.
Eu assisto uma ou outra corrida no Bandsports e, tirando os brasileiros, Sato, Franchitti, Dixon, Briscoe e mais alguns, eu não conheço mais ninguém.
Com o retorno do Montoya pode ser que ela volte a trazer atenções, como era na época da IRL e final dos anos 90/início dos anos 2000, que foram os anos mais interessantes da categoria.
Fora que esses carros atuais usados pela categoria são horríveis demais, visualmente falando.
8 de outubro de 2013 at 17:32
Uma coisa que eu nunca entendi é porquê o calendário da indy tem tantos circuitos de rua, autódromos é o que não falta nos states então porquê correr em lugares como o estacionamento do estádio do Houston texans?
alguém notou como o asfalto da pista é uma porcaria?
8 de outubro de 2013 at 18:00
As pistas de rua geralmente são as mais rentáveis.
8 de outubro de 2013 at 22:30
A mesma coisa com a F1. É loucura colocar 3 corridas americanas no calendário, como aconteceu nos anos 80. E o único circuito de rua que prestou um pouco foi o de Phoenix.
8 de outubro de 2013 at 22:14
Spoiler! Vai por o nome do Tony George, inimigo número 1 da Indy! he
8 de outubro de 2013 at 22:47
Tony George não foi um simples laranja, ele tinha idéias idiotas na cabeça, mas claro, com a ajuda do Bernie (esse velho não cansa de fazer porcaria não?) ele a conseguiu por em prática..
mas mesmo “tosca” , “pobre”, e qualquer outro adjetivo pejorativo que a deem , prefiro muito mais ela , ao automobilismo europeu , que ta ficando coxinha e sem graça
9 de outubro de 2013 at 0:48
Cara, me lembro da polêmica que o Ecclestone criou com o Emerson em 89. O mais legal da história foi o Rato responder, depois de assegurar o título da Indy, que estava embarcando para Suzuka, a fim de disputar o GP do Japão. E a Minardi aproveitou a briga e mandou um convite oficial para o Emerson correr em Sukuza!
Grande Indy! Tomara que continue por muito tempo.
9 de outubro de 2013 at 5:30
Sobre a visita aos feridos, nota-se também a ausencia de camisetas e bonés de patrocinadores, evidenciando a liberdade individual que os pilotos da Indy tem e que seria impensável na F1, onde em breve os pilotos terao que tatuar na testa o touro vermelho.
Quando houve a morte do fiscal no GP do Canadá, o máximo de forca que os pilotos se permitiram foram postagens no twitter, provavelmente pela acessoria de imprensa, e no acidente da De Villota, nao lembro de ninguem ter ido visitá-la ou ido além de declaracoes que estavam “chocados”.
9 de outubro de 2013 at 5:42
A Indycar ja exportou pilotos para F1 (Jacques Villeneuve, Sebastian Bordais, Cristiano da Matta) ou forneceu uma especie de estagio (Montoya), deste modo, na minha opinião, em termos de qualidade de pilotos, na media, esta OK. Na epoca da IRL o grid era sofrivel.
Quanto a organização é onde ela peca, principalmente nas regras das qualificações (2 grupos) e mini corridas qualificatorias (bizarro). O idela e ter regras simples e claras que não mudem todo ano ou a cada corrida.
Seria interessante aumentar o numero de corridas no ano para umas 15 ou 16, mesmo que fosse em rodadas duplas e corridas em todos os tipos de circuito e outros paises, como no passado (Alemanha, Inglaterra, Japao)
Por fim, caso a corrida no Brasil permaneça no calendario, não colocar o Luciano do Valle como narrador, porque errar nome de piloto repetidas vezes e constrangedor para o proprio e para emissora que transmite.
9 de outubro de 2013 at 13:13
No segundo artigo irá aparecer os fãs modinhas coxinhas do automobilismo que acha que só a F1 presta?
Viva a Indy e seu “amadorismo”. Sou do tipo que toda categoria tem seus prós e contras, e por isso que é legal, pois cada uma tem sua mentalidade, se fosse todas iguais não teria graça.
9 de outubro de 2013 at 20:48
Problema é convencer o tio Bernie, que pensa apenas que somente a F1 deve existir.
9 de outubro de 2013 at 13:39
Melhor post que eu li nesse blog…sem desmerecer os outros artigos.
Nunca parei pra pensar que foi o Tio Bernie que estava por trás da derrocada da CART.. velho FDP!!!
9 de outubro de 2013 at 15:00
Se eu não me engano ele tentou acabar com a DTM também, não sei se foi aqui ou no Blog do Rodrigo Mattar que comentaram isso.
9 de outubro de 2013 at 21:48
Foi ele mesmo junto com a FIA que mataram o DTM em 1996 ao intenacionalizar o campeonato e fazer mudanças que fizeram a Alfa Romeo e a Opel cairem fora e sobrar a Mercedes e assim cancelarem tudo.
10 de outubro de 2013 at 21:20
O DTM virou ITC e foi pro saco.
10 de outubro de 2013 at 17:37
em tempo….em 1997, os chassis Dallara e GForce (leia-se Reynard) foram financiados por Bernie para a nova cara da IRL a partir daquele ano