GP DA INGLATERRA: O melhor automobilismo do mundo está lá. Os melhores chás do mundo estão lá. Alguns dos maiores economistas e cientistas políticos nasceram lá. Alguns dos melhores escritores do mundo também nasceram lá. O melhor rock do planeta é de lá. O melhor clima do mundo está lá. Alguns dos melhores carros do mundo são fabricados lá. A vida mais interessante do mundo também está lá, pois você vai ao pub, bebe cerveja escura em temperatura ambiente até o fígado apodrecer e torce para o Newcastle. Num paraíso desses, é óbvio que o automobilismo também prosperaria mais do que nos demais países. A Inglaterra tem tanto circuito legal que daria para fazer uma Fórmula 1 lá dentro numa boa. Infelizmente, a categoria de Bernie Ecclestone desfigurou aquele que era um dos mais velozes traçados do automobilismo mundial. Localizado no terreno de um antigo aeródromo, Silverstone em seus primórdios não era nada além de um punhado de retas ligadas por curvas muito rápidas majoritariamente feitas à direita. Com o passar do tempo, o mundo se tornou mais babaca e os gênios que desmandam no automobilismo decidiram mutilá-lo pouco a pouco até transformá-lo na pista insípida dos dias atuais. Ah, mas o Bernie Ecclestone acha ótimo. Para quem, ao invés de sentar para ver as corridas, fica circulando pelo paddock no domingo à tarde para puxar o saco de políticos e magnatas, talvez o feérico Silverstone contemporâneo seja bom, mesmo.
CHUVINHA: Sabe a chuva londrina? Ela cairá em quantidades monçônicas no fim de semana de Silverstone. Duvida? O The Weather Channel afirma que as chances de precipitação são de 70% na sexta-feira, 50% no sábado e 40% no domingo. Eu diria que, pelo que se comenta por aí, os números não são capazes de descrever o verdadeiro pandemônio que os céus parecem anunciar. Rolou até mesmo um boato de possível adiamento do primeiro treino livre, que estaria previsto para ser realizado justamente num horário crítico. Quem acompanha a Fórmula 1 há alguns verões sabe que Silverstone não é lugar de água pouca: as nuvens ameaçadoras encobrem tudo e chove até alagar os boxes. Até pouco tempo atrás, apenas algumas estradas vicinais ligavam o autódromo ao restante do planeta e as chuvas eram muito competentes na arte de causar congestionamentos imensos e enlamear todos os sapatos. Tudo isso era compensado, em dias mais interessantes, com corridas espetaculares nas quais os destemidos pilotos cortavam as longas retas com uma cortina de água na cara. Com o passar do tempo, o mundo se tornou mais babaca e os gênios que desmandam no automobilismo decidiram tornar as corridas chuvosas um tabu. Ou seja, prepare-se para longos períodos de safety-car e bandeira vermelha.
DI RESTA: Mesmo não sendo o sujeito mais pirotécnico do grid atual, o escocês é um dos nomes mais falados nesta gênese de silly season. Seu nome já citado dentre os candidatos sérios de Mercedes, McLaren e até mesmo Ferrari. Como pode um cara tão silencioso ser lembrado por tanta gente? O empresário dele deve ser muito bom, não acha? Pois é, e este empresário era ninguém menos que Anthony Hamilton, pai de Lewis Hamilton. Era. Na entrevista coletiva concedida hoje, Paul di Resta confirmou que sua carreira não é mais gerenciada por Mr. Hamilton. Sem dar maiores explicações, Paul apenas afirmou que “não foi uma separação amigável”. Interessante… A impressão que tenho sobre Di Resta é a de um cara quieto, centrado apenas em seu trabalho e avesso a polêmicas. Deixá-lo realmente irritado não me parece a tarefa mais fácil do mundo, mas Anthony Hamilton parece ter conseguido. É o segundo piloto agenciado com o qual ele rompe. O primeiro foi justamente seu filho. Deve ser uma beleza trabalhar com seu Tonhão.
DE VILLOTA: Num fim de semana sem grandes polêmicas ou novidades, paira uma certa tristeza no paddock. O acidente de María de Villota na terça-feira deixou todo mundo ligado ao automobilismo devastado. A notícia da perda do olho direito foi provavelmente a pior que a categoria recebeu desde a morte de Ayrton Senna. Neste exato momento, María está sedada em um hospital londrino. Estado grave, mas estável. Não muito longe dali, os pilotos acompanham com apreensão a situação da colega. Alguns, como Heikki Kovalainen e Sergio Pérez, desejaram força, pronta recuperação e tudo o que está no script. Outros, como Kimi Räikkönen, nem sabem que havia uma mulher na Fórmula 1. Destaco as declarações dos compatriotas. Fernando Alonso disse estar preocupadíssimo com a situação, contou que já conversou com a família dela e afirmou não ter muito mais informações do que eu e você. Pedro de la Rosa, presidente da GPDA, anunciou que irá sentar com representantes da FIA e das equipes para ver o que poderá ser feito para evitar acidentes como este no futuro. Mas a declaração que mais me chamou a atenção foi a do tenista Rafael Nadal, que desejou em sua conta no Twitter “vê-la de volta às pistas o mais rápido possível”. Não, Nadal, isso provavelmente não acontecerá. Infelizmente.
CORINTHIANS: Rumo ao Japão!
5 de julho de 2012 at 19:44
Acho que o rompimento do Papa-Hamilton com Di Resta tem a ver com a possibilidade dele ocupar a vaga deixada por Lewis numa possível mudança p/ qualquer outra equipe! Ou senão é porque o velho é chato mesmo…
5 de julho de 2012 at 19:51
Se até o Corinthians foi campeão da Libertadores, por que a F-1 não voltaria para Brands-Hatch?
5 de julho de 2012 at 20:35
Cara,por que o Jonathan Palmer???
Um dos pilotos mais insossos que a Inglaterra produziu.
E parabéns ao Corinthians.
(agradeça ao Diego Souza pelo título…)
6 de julho de 2012 at 0:46
BRANDS BACK PLEASE, ou não né, se for pra eles deflorarem a pista melhor não.Vamos ver oque tem pra domingo no mutilado silverstone, quero ver alguma equipe pequena dando bucha em alguma grande eu iria rir pra baraleo e ver a cara desconcertada e geriátrica do “senor” Ecclestone perdendo suas apostas, seu wisky e suas prostitutas H AH AH AHA HA HA HA HA AH AH AA, domingo sou lotus, williams, sauber desde pequeno nesse role. XD
6 de julho de 2012 at 8:59
Silverstone é aquela coisa que, como diria minha vó, quanto mais mexe mais fede. Mas se até o Bahrein e Valência conseguiram o feito de proporcionar ótimas corridas neste ano…quem sabe eu não me surpreendo de novo!
A chuva sempre é bem vinda pra quem assiste a corrida.
Será que a mesma lua para a qual o traseiro do Dario Franchitti estava apontada durante o seu nascimeto não deu o ar da graça também no dia em que o primo Di Resta veio ao mundo? Veremos daqui algum tempo…rs.
O acidente com a Maria de Villota é mais uma prova de que o automobilismo é perigoso mesmo e não adianta ficar com essa paranóia de querer a qualquer custo reduzir as mortes e os riscos de acidentes que deixam sequelas a zero! Quem acha que isso vai acontecer algum dia está enganando a si próprio.
Parabéns ao Corinthians! Espero que um dia a minha Lusa chegue lá também!
10 de julho de 2012 at 15:16
Seria legal se um punhado de gente comprasse F1 antigos da decada de 2000 até 2010 e recriar a Aurora Series. Eu tenho certeza que daria certo pra caralho.
10 de julho de 2012 at 20:33
Nesse interim teve tanta mudança de regulamento (motores, pneus e até pitstops – gerando tanques decombustível de tamanhos bem diferentes) que tornam os carros tão díspares, ficando quase impossível um regulamento que seja competitivo para todos.