GP DA MALÁSIA: Sepang, segunda corrida no ano. A primeira, em Melbourne, foi legal demais da conta. A deste próximo de semana também deverá ser divertida. Inaugurado em 1999, o circuito malaio foi a primeira grande obra de Hermann Tilke para a Fórmula 1. Não seja preconceituoso por causa da ascendência genética: Sepang é uma jóia rara, cheia de traiçoeiras curvas cegas, mudanças bruscas de raio e retas interminavelmente largas. Não há nenhuma pista parecida com ela no calendário, talvez nem no mundo. Como bom acompanhamento, chuva torrencial. Neste ano, os meteorologistas decidiram erguer sua arca após perceber que a torneira natural ficaria aberta nos três dias. Se não houver bandeira vermelha ou pilotos covardes reclamando por terem de enfrentar um perigo absolutamente natural no automobilismo, este próximo tem tudo para ser um dos fins de semana mais legais da Fórmula 1 neste ano.
HAMILTON: David Coulthard está preocupado. Para o ex-piloto, a desanimada expressão de Lewis Hamilton após o GP da Austrália era a prova cabal de que ele havia sido derrubado por Jenson Button. Bobagem. Hamilton estava chateado porque terminou em terceiro uma corrida na qual poderia ter vencido facilmente após ter feito a pole-position. E a chateação fica maior se pensar que o companheiro de equipe foi o ganhador. Qual piloto ficaria feliz com um resultado assim? Para mim, tudo segue normal. Lewis ainda é o piloto mais veloz da McLaren e, ao meu ver, o melhor com alguma folga. Uma corrida ruim acontece com qualquer um. OK, não acontece com Button, mas a loteria meteorológica malaia existe para isso. Espero que Hamilton vença a próxima prova – seria sua primeira vitória em território malaio. Quando ao David, será que ele também desanimou desta forma quando Mika Häkkinen começou a surrá-lo?
MASSA: Este daqui é outro que está levando chibatadas da mídia. A revista Autosprint foi categórica: o antigo Felipe Massa morreu em agosto de 2009 e o atual Felipe Massa é simplesmente inútil para a Ferrari. O site ItaliaRacing debochou das declarações oficiais de apoio ao brasileiro por parte da equipe e ainda noticiou que seus leitores declararam quase que unanimemente que Massa está muito abaixo do que se espera de um ferrarista. Os italianos estão totalmente impacientes com ele, que fez uma corrida horrenda em Melbourne e parece não ter conseguido evoluir muito em relação às duas infelizes temporadas anteriores. O editorial da Autosprint praticamente implora por outro piloto no carro nº 6. Até mesmo o velho Jarno Trulli, sumariamente dispensado da Caterham no início do ano, foi cogitado. Por mais que eu não mergulhe nesta típica verborragia italiana, concordo que a Ferrari precisa de alguém que possa ao menos acompanhar Fernando Alonso. Se Felipe Massa não conseguir convencer nas próximas corridas, ficará difícil até mesmo garantir sua permanência até o final do campeonato. Ele terá de voltar a trabalhar de entregador de macarronada em Interlagos.
HERBERT: Ao que parece, aquele negócio de empregar um ex-piloto diferente a cada corrida para trabalhar ajudando os comissários de prova ficou para trás. Na Malásia, o inglês Johnny Herbert voltará a assumir a posição. Ele havia feito o mesmo na Austrália e em mais um bocado de corridas nos últimos dois anos, como o GP do Brasil de 2010. No início, eu achava que os pilotos locais teriam preferência. Como seria um baita desafio achar um piloto de Fórmula 1 coreano ou barenita, a solução foi chamar apenas pilotos campeões ou de gabarito. Como eles também não estavam aceitando o trampo de bom grado, foram de Johnny Herbert mesmo. Mas não tenho absolutamente nada contra ele. É um piloto muito bom que deveria ter sido vencedor de corridas e de títulos na Fórmula 1 se não fosse o nosso gênio às avessas Gregor Foitek. Fora das pistas, dizem que é a pura expressão da simpatia. E pelo visto, ainda gosta bastante de circular pelo paddock. Pensando bem, haveria alguém melhor do que Johnny para o cargo?
GP2: Começa neste fim de semana. Animado, eu? Bastante. Aconteça o que acontecer, a GP2 Series é a categoria de monopostos mais legal da Europa. As melhores disputas, os acidentes mais engraçados e as maiores possibilidades de aleatoriedades acontecem lá e não na World Series by Renault do Bruno Giacomelli. Mas não há como reconhecer que o nível de pilotos deste ano está risível, vergonhoso, patético, feio, sujo e pobre. Contrariando as recomendações dos médicos, a temporada 2012 reunirá medalhões obscuros como Julian Leal, Ricardo Teixeira e até mesmo um tal de Giancarlo Serenelli, um venezuelano trintão que corria numa espécie de Fórmula Renault andina até uns dias atrás. Lá na frente, são poucos os nomes que realmente empolgam, notadamente Esteban Gutierrez, Marcus Ericsson e Fabio Leimer. No meio deles, gente que já passou da hora de cair fora da categoria. Davide Valsecchi, Giedo van der Garde e Luiz Razia, é de vocês mesmos que estou falando. Entre os novatos, nada muito além de James Calado, Felipe Nasr, Rio Haryanto e Tom Dillmann. Mesmo assim, a corrida de Sepang será legal e valerá a pena. Aposto cegamente em Valsecchi ganhando a primeira corrida e Calado triunfando na segunda. Podem me cobrar em casa.
22 de março de 2012 at 15:52
É,não tem como não concordar que depois do acidente o Massa acabou ali.Não acredito mais em uma recuperação.Uma pena.
22 de março de 2012 at 16:29
Por que Fairuz Fauzy? Alex Yoong já tem o seu endereço e vai aí te fazer uma visita. Com os cumprimentos da galera de Maringá, que cordialmente informou seu endereço pro Alex ;)
22 de março de 2012 at 16:33
Se vier dirigindo, ele chega aqui em uns 178 anos.
22 de março de 2012 at 18:53
Acredito eu que Massa depois do acidente de 2009 realmente não consiguirá muita coisa……..
http://cadernosdevelocidade.blogspot.com/
22 de março de 2012 at 21:00
É… Massa e Hamilton precisão mostrar algo urgente, eles estão na corda bamba no momento. Massa com chassi novo talvez ande melhor do que na Austrália, mas precisa ver o que é esse andar melhor com o F2012.
22 de março de 2012 at 21:34
Ué, cadê o Filippi e o Parente?
O português eu até sei que já não é mais um garotão e só fazia bico na GP2, mas e o italiano? Foi vice no ano passado, sondado na F1 e não arrumou vaga? Po, gostava do cara.
Quanto a Ferrari, espero ansiosamente que coloquem Trulli no lugar do Massa o mais breve possível para que o italiano busque sua segunda vitória enquanto me frustra mais algumas vezes. #euacredito
22 de março de 2012 at 22:37
O Luca Fillipi vai correr na Indy, pela Rahal Letterman, Só fica de fora da primeira etapa.
23 de março de 2012 at 1:38
Bacana!
24 de março de 2012 at 14:20
e não é que o Razia despertou da letargia? que terá sido, pó de guaraná no breakfast ou cacau em pó antes de dormir?
tomara continue andando na frente por todo ano, né? são legais as “crônicas” de piloto globetrotter mas vencer esse campeonato que ele já há tanto disputa é mais importante, pô.
e o Colletti perdeu o terceiro para…o Chilton. como você explica isso, Verde?
(cara, só consigo hoje em dia me interessar pela GP2 por conta de seu distinto trabalho aqui. agradeço por isso e lhe desejo ótimas temporadas este ano)
25 de março de 2012 at 13:56
Sugestão para as notas dos pilotos:
Alonso – 8 (Sorte);
Perez – 7,5 (Sorte e ainda errou no final);
Hamilton – 5 (Amarelão)
…
Karthikeyan – 10 (décimo, com a HRT. Por algumas voltas, mas ele esteve lá. Isso sim foi genial!)
Você, legítimo torcedor da Hispania, não acha que ele merece? : D