GP DA BÉLGICA: Ufa. Depois de um mês de férias, a Fórmula 1 está de volta. E em Spa-Francorchamps, o circuito preferido de todo mundo. No meu caso, sem Enna-Pergusa, a pista belga de sete quilômetros também acaba assumindo este papel. De fato, Spa é um dos melhores autódromos já construídos. O cenário é bonito, as curvas são velozes, os nomes das curvas são elegantes, a velocidade é sempre alta, a chuva sempre aparece, os acidentes são sempre divertidos e o povão bebe Stella Artois sentado em um morro coberto com grama molhada. Dou um real para quem me apontar um defeito grave de Spa-Francorchamps. As corridas de Fórmula 1, no geral, são muito boas. No entanto, não gostei muito das edições de 2005 para cá. Sinto falta de uma corrida como a de 1998, com muita chuva, muitos acidentes e uma vitória de uma equipe legal como a Jordan. Será que teremos tudo isso nesse fim de semana?
SENNA: Já escrevi muita coisa sobre ele. É o assunto que me rende mais pedradas. Paciência. Partindo para a imparcialidade, ele terá a grande chance de sua vida. Seu carro não é tão bom e seu companheiro Vitaly Petrov está em uma temporada razoavelmente inspirada. Se o retrospecto na GP2, um dos meus critérios favoritos, vale alguma coisa, os fãs de Bruno Senna podem ficar empolgados. Nos dois anos em que disputaram a categoria juntos, o brasileiro deixou o russo para trás com sobras. Enfim, não dá para dizer o que irá acontecer. Da minha parte, falando sério, não vou ficar secando. Alea jacta est.
HEIDFELD: Mas as coisas ainda podem mudar. Hoje cedo, a Renault recolocou o perfil do piloto alemão em seu site. Para quem não sabia, logo após o anúncio oficial da efetivação de Bruno Senna, a equipe retirou o perfil de Heidfeld de sua página oficial. Depois, a equipe anunciou que o brasileiro só havia sido confirmado para os grandes prêmios da Bélgica e da Itália por questões judiciais. Aí, Heidfeld é visto no autódromo com o uniforme preto e dourado. Os fatos pareciam indicar que o alemão não havia deixado barato. Agora pouco, a realidade veio à tona: Nick Heidfeld confirmou que abriu um processo contra a Renault na Alta Corte de Londres alegando quebra de contrato. Enfim, o quebra-pau só começou. E a equipe da Genii vai parar nos tribunais pela segunda vez neste ano. Quem não se lembra da polêmica do Caso Lotus?
SCHUMACHER: Falar sobre Michael Schumacher neste fim de semana está tão batido quanto falar da Renault. Mas ele merece. Afinal, não é todo dia que um sujeito completa vinte anos de Fórmula 1. Na verdade, é a primeira vez que isso acontece. Fora ele, os recordistas de longevidade na categoria são Rubens Barrichello (18 anos) e Graham Hill (17 anos). Hoje, faz vinte anos que Michael fez sua primeira largada na Fórmula 1, também em Spa-Francorchamps. Saindo da sétima posição, ele ganhou duas na La Source e vinha com tudo para obter um grande resultado logo em sua primeira corrida. Infelizmente, a embreagem foi pro saco em questão de segundos e o alemão teve de estacionar o carro na Blanchimont. Nessa semana, Michael revelou que seu Jordan 191 teve o mesmo problema no warm-up e foi sugerido a Eddie Jordan que a embreagem fosse trocada na corrida. Pão-duro, Eddie negou a solicitação, alegando que dinheiro não dava em árvores e não dava para ficar trocando de embreagem o tempo todo. Uma pena. Nesse fim de semana, o heptacampeão fará sua 280ª largada. Dessa vez, que a embreagem dure um pouco mais.
GP2: Tenho aula no sábado de manhã, mas estou com fortes ganas de matá-la. GP2 em Spa-Francorchamps é pura diversão, ainda mais acompanhada com cerveja e salgadinho. Se chover, a possibilidade de termos a melhor corrida de todos os tempos quintuplica. O suíço que se diz francês Romain Grosjean está absurdamente perto do título. Para que algo mude, Giedo van der Garde precisa impedir que Grosjean marque dois pontos a mais que ele na Feature Race de Spa. E Charles Pic tem uma missão ainda mais árdua: marcar, no mínimo, sete pontos a mais que o suíço nesta mesma corrida. Além disso, tanto Van der Garde quanto Pic precisariam vencer as três etapas restantes. Quer dizer, nem adianta sonhar muito. Romain, 25, tem tudo para ser o sétimo campeão da história da categoria. Antes dele, Rosberg, Hamilton, Glock, Pantano, Hülkenberg e Maldonado se sagram os bonzões da categoria. Tirando o italiano, todo mundo conseguiu ir para a Fórmula 1 no ano seguinte. É nisso que Grosjean está pensando agora.
25 de agosto de 2011 at 18:40
De fato as vezes aparecem algumas corridas meio chatas, só que meio chatas em Spa são muito melhores do que a grandissísssississima maioria das corridas nas Arabias e outras com pistas Tilkeanas.
Das últimas, gostei daquel de 2009 (???) com o Kimi Vodka, que matou a pau na larga e relargada. E da outra (2008???) com o Kimi Voka e o Capitão Hamiltão.
25 de agosto de 2011 at 19:27
Também tenho saudades das grandes batidas na largada.
Era a coisa que mais chamava minha atenção quando pequeno.
Só torcia para duas coisas:Villeneuve e “big one” na largada.
De cabeça só consigo me lembrar de Bélgica 98,Austrália 02,Canadá 98 (esse forçando um pouco)
Lembra de mais algum em que quase todos tenham se envolvido?
25 de agosto de 2011 at 19:40
2009 foi legal, muitas ultrapassagens do Barrichello, Grosjean fazendo merda e uma pole da Force India…é que o resultado da qualificação prometia ainda mais.
25 de agosto de 2011 at 19:49
E Bélgica/2009 achei muito bacana.Fisichella e seu carro modorrento a menos de 1 segundo atrás de uma Ferrari comandada por Kimi Raikkonen.
Ainda lembro da comemoração intensa de Fisico naquele sábado quando ele foi o pole,ele fez uma comemoração à la Vettel com o dedo pra cima.
25 de agosto de 2011 at 20:18
E foi foda.
No sábado,vibrei como um maluco com a pole do Fisichella.
Lembro que de noite,saí com uns amigos para tomar um ‘refrigerante” e depois iríamos em uma casa noturna.
Melei com a boate só para chegar mais cedo em casa e acordar bem na manhã seguinte.Tudo para não perder a Force India largando na frente.
Uma pena que o Kers acabou com tudo…
25 de agosto de 2011 at 23:48
Sabe o que aconteceu no mesmo dia em que Schumacher estreou? Foi lançado o Linux! http://www.theinquirer.net/inquirer/feature/2103890/linux
26 de agosto de 2011 at 2:09
lol dessa eu não sabia.
Agora alguém me explica o porquê de todo esse revoá sobre os 20 anos de Schumacher? pra começar ele não tem 20 anos de f1. Ele correu e 91 a 2006, voltando só em 2010. Isso dá 4 anos de pausa, então tecnicamente ele tem 16 anos de F1, menos que o grande mestre Barrichelo, há 18 temporadas SEGUIDAS, sem pausa, na F1. Esse sim merece ser homenagiado.
Que se foda schumacher. Homenagear um puto com sete títulos me dá tanta raiva quando aqueles caras que ficam babando ovo de mina gostosa.(Uffa, desabafei)
28 de agosto de 2011 at 3:04
A pista fica longe de casa. Pode mandar meu um real.