GP DO JAPÃO: Depois de meio ano acordando às nove da manhã, voltamos aos domingos sem madrugada. Para quem sai da balada e vai direto para o boteco ver a corrida, excelente. Eu, que ando levando uma vida mais monástica, costumo usar o fim de semana para por o sono atrasado em dia. Ainda assim, acharia esse negócio de corridas às três da manhã algo divertido se elas ocorressem apenas duas ou três vezes por ano. Só que não é isso o que acontece na Fórmula 1 asiática, de fusos horários impiedosos com o pessoal das Américas. A diversão proporcionada por corridas em lugares legais (sim, legais) como Suzuka, Sepang, Yeongam e Buddh acaba sendo descompensada pela luta contra o sono e o eterno medo de algum fantasma da noite irromper o recinto e sugar minha alma. Falemos de Suzuka, pista que gosto muito desde sempre. Os japoneses foram sábios o suficiente para construir um circuito variado e perigoso, onde dá para bater forte e quebrar os dentes em qualquer curva. A velocíssima 130R foi estuprada pela Fórmula 1 em 2003, mas ainda segue sendo um dos trechos mais arrepiantes do calendário. Outros trechos legais são o Hairpin, a Spoon, a chicane, a primeira curva, os esses, enfim, tudo é legal no circuito japa. O problema é que a Fórmula 1 de carros vagarosos em retas e ultravelozes em curvas, pilotos conservadores e organizadores avessos à diversão desaprendeu a proporcionar boas corridas por lá. Nos últimos três anos, nenhuma das edições esteve à altura de Suzuka. Mas tudo bem, a categoria-maior dos almofadinhas europeus não gosta mais de velocidade. Para ela, é mais conveniente acelerar um pouquinho e frear logo depois sucessivamente. Vamos de Yas Marina.
SCHUMACHER: Aposentou de novo. Hoje, 4 de outubro de 2012, Michael Schumacher da Silva anunciou que não voltará a fazer parte do esporte que se convencionou chamar de Fórmula 1 a partir do ano que vem. Em entrevista coletiva realizada em Suzuka, o alemão de avançados 43 anos demonstrou certo alívio pela decisão. Como todos os senhores sabem, Schumacher perdeu o emprego após o anúncio da contratação de Lewis Hamilton pela Mercedes. Depois disso, algumas equipes correram até ele e ofereceram contratos para ele permanecer por mais algum tempo. Fica, vai ter bolo. Schumacher, que não gosta de bolo, não quis saber. Embora tenha dito que não se arrependeu do retorno em momento algum, o heptacampeão afirmou que já estava difícil manter a motivação e que é natural que coisas como aposentadoria, asilo e morte venham à cabeça quando você tem cabelos brancos. Agradeceu a todos pela oportunidade que lhe foi dada em 2010 e disse que se sentia orgulhoso por competir contra os melhores pilotos do planeta, um arroubo de modéstia diante de pilotos que cagavam nos cueiros enquanto ele estreava na Jordan verde. Dessa forma, Michael Schumacher terá mais alguns fins de semana para tentar mais alguns resultados que apenas reforcem o fato de que ele é um dos melhores do mundo, e o melhor de todos na minha visão. Só lhe falta alguns quilos de sorte e um óculos. Jean-Éric Vergne em Cingapura lhe agradeceria muito.
BARULHO: Sabem da última? O onipotente semita Bernie Ecclestone está querendo acabar com esse negócio de trazer os motores turbinados de volta para a temporada de 2014. O jornal Hindustan Times, o preferido de Raj, Apu Nahasapeemapetilon e Narain Karthikeyan, publicou uma entrevista com Ecclestone na qual o dirigente afirmava que a FIA deveria suspender o retorno do turbo, talvez a mais esperada das novidades previstas para 2014. O mais curioso da história é como o baixinho chegou a esta conclusão. Dia desses, ele apareceu em Maranello para tomar um espresso com Luca di Montezemolo, amigo de fé e irmão camarada. Depois de fofocarem sobre o mau gosto de Vijay Mallya para roupas, os dois deram um pulo até a unidade de motores e Montezemolo colocou um na bancada de testes para apreciação sonora. Ecclestone ouviu o ronco do V6 turbinado e achou uma merda, barulhinho de furadeira velha. Montezemolo concordou, mas comentou algo como “é verdade, mas são você é o narigudo do Todt que querem isso”. A história não foi exatamente assim, mas passou perto. O fato é que a voz ferrarista é a voz de Deus para a Fórmula 1 e Ecclestone está pressionando a FIA para que acabem de uma vez por todas com esta patifaria. Para que a justificativa ficasse um pouco mais razoável, Bernie também argumentou que os custos ficariam muito altos. É óbvio que, lá no fundo da alma, ele não está nem um pouco preocupado com isso. A razão principal está clara como água mineral para todos: a Ferrari não quer. Afinal de contas, o que é um motor ferrarista sem barulho?
WILLIAMS: Mesmo apósquase um ano longe da Fórmula 1, o paulista Rubens Barrichello continua dando suas polêmicas e absolutamente desnecessárias opiniões sobre os destinos de sua antiga equipe, a Williams. O desatino da vez foi mais ou menos o seguinte: “É uma pena, pois eu acho que eles (a Williams) deveriam ter, pelo menos, o dobro de pontos que, de fato, têm. Isso acontece por causa da inexperiência de seus pilotos, que são rápidos, mas não souberam aproveitar as chances com o equipamento que têm em mãos”. Novamente, Barrichello deixa no ar que Pastor Maldonado e Bruno Senna são duas bestas e que ele mesmo, sozinho e com um pé nas costas, teria feito muito mais com um carro considerado tão bom. Se ele está errado? Irrelevante. O importante nesta história é que Rubens ainda não se tocou de que sua postura de criticismo com a Williams, desgosto com a Indy e saudade da Fórmula 1 é infantil e digna de dó. Doutor Barrichello, a verdade é que a Williams não está interessada no que você acha, a Fórmula 1 não faz a menor questão de tê-lo de volta e a Indy teria todos os motivos para desprezá-lo, pois investiu muito em sua chegada e não teve quase nada de retorno. E bem que as réplicas dos dois pilotos das Williams poderiam ter sido evitadas. “Acho que, para ele, sem estar na pista, é fácil de falar. É só uma opinião que não tem muita importância”, disse Bruno Senna. “Ele pode falar o que quiser. Só que ele esteve na equipe durante dois anos e ela foi ainda pior”, afirmou Pastor Maldonado. Depois dessa, eu só saía de casa com uma sacola de pão na cabeça.
BANDEIRA VERDE: Olha eu aqui outra vez! Primeiramente, peço desculpas aos leitores, que certamente abrem este site logo na hora que acordam e ficam apertando o botão F5 freneticamente até que alguma atualização apareça. Tive um mês de setembro terrível (agosto e setembro são dois meses de bosta, ninguém gosta) com direito a duas provas e duas apresentações de trabalho em um espaço de cinco dias. Felizmente, o inferno astral acabou ontem. Neste mês de outubro, pretendo postar o máximo possível. Se não der para escrever diariamente, pelo menos vocês não ficarão tanto tempo sem o que ler. Colocarei todos os assuntos em dia – Lewis Hamilton, Sergio Pérez, Ryan Hunter-Reay, Davide Valsecchi e o que mais vier. Também tentarei postar as atrasadíssimas notas de Cingapura, que ficaram faltando, e também vou dar notas para o pessoal em Suzuka. Eu sei que ficar justificando o tempo todo enche o saco e realmente afasta os leitores, mas não tive muita escolha neste momento. Que os bons ventos que faltaram a mim (e a quase todos os pilotos para quem torci neste ano) venham com força em outubro – e que eu consiga escrever mais aqui.
4 de outubro de 2012 at 14:58
Verde, é a resposta do Maldonado para o Barrica?
http://www.f1team.com.br/maldonado-rebate-barrichello-esteve-na-equipe-por-dois-anos-e-foi-ainda-pior/
4 de outubro de 2012 at 16:02
Exatamente.
4 de outubro de 2012 at 15:01
Não esqueça do seu texto sobre a suas opiniões e relatos da sua presença fétida em Interlagos nas 6 horas de São Paulo.
4 de outubro de 2012 at 16:02
Opa, claro!
4 de outubro de 2012 at 15:10
Primeiro que tudo: bem vindo.
Segundo, sobre o Tio Bernie, a minha teoria é que isto tudo não é nada mais do que cortina de fumo por causa dos alemães, que parece que o vão acusar de suborno do caso Gerhard Gribowsky. Nada como uma delcaração polemica para desviar as atenções. Isso foi logo desacreditado por pessoas como o Joe Saward, que disseram logo que essa declaração veio de um dos “papagaios” do Tio Bernie.
Creio que graças a ele, quando os alemães mandarem um mandato de captura europeu, vai haver muito pessoal em estado de choque. Pudera, não leram o que deveriam ler…
4 de outubro de 2012 at 15:25
ALELUIA!!!!O Bandeira atualizou o blog dele!!!!
ALELUIA de novo!O Shumacher entrou no INSS!!
4 de outubro de 2012 at 16:57
Eae Verde que saudades cara…
Eu ficava aqui apertando o F5 e nada acontecia, até mandei trocar o teclado…
A corrida no Japão é uma das minha preferidas mas realmente a gente sofre pacas pra assistir, vou te confessar que como todo ser humano cansado pacas eu acabo dormindo pelo menos umas dez voltas…
O Schummy sair, na boa, eu não sou muito fã dele e acho que os números dele foram inflados por circunstancias duvidosas, mas o cara sabia andar bem, disso não há dúvida e ele foi lá e fez a parte dele e encerrou a carreira por cima… quando anunciaram a volta dele em 2010 eu me perguntei… why ?? Por que ??? Ele tem recordes que dificilmente serão batidos, uma grana azul que ele não vai conseguir gastar nesta vida, família, filhos… enfim… eu acho que o alemão errou ao retornar… podia ter voltado com consultor… piloto de testes de luxo da Mercedes… enfim… o cara voltou, passou vergonha e abriu espaço para a dúvida… será que ele era tudo isso…?? E com o retorno do Raikkonen por cima a situação dele ficou ainda mais feia… depois veio a demissão, outra situação que o Heptacampeão jamais tinha passado, ainda apareceu contrato oferecido por Sauber e os fãs querendo ele de escudeiro do Alonso… e eu me perguntei… WHY ???
Mas já passou, como voce mesmo disse ele não gosta de bolo, tomou a decisão mais sensata e vai curtir um pouco a família e a grana dele… tá certo o alemão…
Tio Bernie vive inventando moda… mas eu acho que ele tá certo, as pequenas mal tem grana pra colocar os carros no grid, agora em 2014 eles vão ter que desenhar carros completamente novos ??? Coisa do frances baixinho, ia ser muito legal se a FIA permitisse que houvessem turbos e aspirados como nos anos 80, ia ser muito legal…
Na boa, pro Rubinho só digo uma coisa… podia dormir sem essa…
É muito bom ter voce de volta cara, me lembrei de como conheci seu blog, numa tarde desocupada no meu trabalho eu estava caçando fotos do Roberto Moreno na F1 pra usar como fundo de tela de meu pc e achei aquela entrevista fantástica que voce fez com ele e pronto viciei…
Que venham muito mais posts !!!
4 de outubro de 2012 at 22:46
Eu queria.
Se eu fosse Peter Sauber,contratava Schumacher,mandava o Kobayashi fazer sushi no Butão e colocava o Razia no seu lugar.
Como não sou,Schumacher vai ter que cuidar dos seus cachorros e um carro da Caterham,Marussia ou uma vaga de piloto de teste está cada vez mais perto do baiano…
5 de outubro de 2012 at 18:02
Seja muito bem-vindo! Nosso planetinha continua o mesmo.
Ontem por sinal me diverti pacas vendo os F1 assolarem as Dunlops e Degners da vida. Não é à toa que nunca acho nenhuma corrida chata, já que até treino livre eu acho bacana
5 de outubro de 2012 at 23:36
Por que não os cinco de Taki Inoue? O cara é seu brother do twitter…