Pátria, socialismo ou morte. Qual escolher? Nosso querido venezuelano Pastor Maldonado, piloto da Williams, talvez um tanto incerto com a questão política de seu país, optou pela última. Seu negócio é a morte. De preferência, a dos outros. Até aqui, Maldonado foi o grande causador de confusões desta temporada. Uma tonelada de pilotos pode dizer, sem o menor medo de errar, que o sul-americano arruinou suas corridas sem a menor piedade.
Esta pauta aqui estava pronta para ser escrita logo após o GP da Inglaterra, quando Maldonado atropelou o mexicano Sergio Pérez após uma disputa de posição lá no pelotão intermediário. Infelizmente, por motivos de total falta de tempo (sabem como é, vida de universitário na reta final do curso é isso aí), tive de postergar o artigo. Como não queria perder a ideia, fiquei secando o piloto venezuelano nas últimas etapas. Lógica simples: ele bate no domingo e eu escrevo alguma coisa na terça ou quarta-feira.
Em Hockenheim, Maldonado se comportou de maneira estranhamente exemplar e eu tive de deixar de lado a ideia. Droga, ele finalmente aprendeu a lição. Felizmente para mim, não era bem assim. Em Hungaroring, sede da última etapa, Pastor bateu no carro alaranjado de Paul di Resta e os dois não abandonaram a corrida por pouco. Este foi o gatilho que faltava. Tenho um mês para escrever sobre Pastor Maldonado, pensei. Aqui está.
Maldonado é a verdadeira besta dessa temporada. No mau sentido. Uma tremenda besta quadrada. Até aqui, tendo sido realizadas onze etapas, o cara sofreu acidentes em nada menos que seis delas. Logo na primeira corrida, em Melbourne, Pastor estampou o inglório muro australiano enquanto perseguia Fernando Alonso. Na última volta. Como consequência, um sexto lugar jogado na lata de lixo.
Na Malásia, o venezuelano foi um pouco mais sutil e apenas aplicou uma leve surra no carro do companheiro Bruno Senna durante a largada, causando um pouco mais de prejuízo na Williams. Após um período tranquilo e até vencedor, ele decidiu desligar o cérebro de vez a partir de Mônaco. Num inofensivo treino livre, Maldonado jogou seu carro para cima do de Sergio Pérez e causou um acidente perigoso e completamente desnecessário que lhe rendeu a punição de ter de largar lá do fim do grid. Não satisfeito, ele largou como um esquizofrênico e atropelou o modesto HRT de Pedro de la Rosa logo na primeira curva. Fim de prova logo de cara.
Não acabou aí. Em Valência, Pastor vinha disputando com Lewis Hamilton um lugar no pódio, mas jogou fora outro belíssimo resultado com um toque estúpido sobre o piloto inglês. Com o carro soltando pedaços, ainda se arrastou até o décimo lugar. Na corrida de Silverstone, Maldonado arremessou seu Williams FW34 sobre Pérez novamente e os dois rodopiaram de forma sincronizada, um belo momento olímpico da Fórmula 1. Por fim, o toque com Di Resta em Hungaroring. A lista de incidentes só não foi maior porque Pastor Maldonado ainda conseguiu evitar por pouco que seu carro batesse no Muro dos Campeões no Q2 da classificação do GP do Canadá após mais um erro grotesco.
Graças a tanta confusão, tanto pedaço de carro espalhado pelo caminho, tanto piloto indo ao PROCON, ao Juizado de Menores e à puta que o pariu reclamar, Pastor Maldonado obteve, da mesma forma, o título de rei das punições por má conduta nesta temporada. Conte comigo: uma em Mônaco pelo chega-pra-lá em Pérez, uma em Valência pelo acidente com Hamilton e uma em Hungaroring pelo toque com Di Resta. Some-se a isso as três punições (Bahrein, Mônaco e Canadá) ocasionadas por troca de câmbio e temos aí todos os elementos de uma temporada não menos que bizarra.
Com sua total falta de amor à própria vida e de respeito à integridade alheia, Pastor Maldonado se tornou um dos pilotos mais rejeitados desta temporada. O magistral vencedor do GP da Espanha não precisou de mais do que apenas alguns GPs para assumir o posto de vilão da Fórmula 1. O que, de alguma forma, é positivo para o espectador. Neste ano, um dos motivos pelos quais aceitamos acordar às nove da madrugada ou pagar centenas de cruzeiros por um tíquete numa arquibancada descoberta é exatamente esperar pela próxima burrada do piloto de Maracay. Em quem será que ele baterá? Em qual volta? Será que o carro vai capotar ou explodir?
Vocês acham que o comportamento animalesco de Pastor Maldonado é recente, mas isso não é verdade. Nem um pouco. Na verdade, a primeira vez em que eu li uma notícia a seu respeito foi no início de 2005, mais precisamente no dia 19 de maio.

Sua carreira no automobilismo quase acabou após um bizarríssimo incidente ocorrido na etapa de Mônaco da World Series by Renault em 2005
Pastor Maldonado era apenas um piloto de 19 anos que havia ganhado o título italiano da Fórmula Renault em 2004. Em 2005, ele assinou com a tradicional equipe Draco para fazer sua estreia na World Series by Renault. Faria parte de um grid que tinha nomes como Robert Kubica, Will Power, Markus Winkelhock, Simon Pagenaud, Karun Chandhok, Alex Lloyd e Giorgio Mondini. Uma turma forte, desnecessário dizer.
A segunda etapa da World Series by Renault em 2005 seria realizada no Principado de Mônaco. Corrida única. Diante dos barões da Fórmula 1 e da GP2. Um bom lugar para deixar uma ótima impressão. O pior lugar do planeta para sofrer uma suspensão de quatro corridas e ser tachado de lunático e perigoso.
No dia 19 de maio, foi realizado o primeiro treino livre da categoria, uma pequena sessão de quarenta minutos onde os 26 pilotos poderiam tomar contato com as malditas e apertadas ruas monegascas. Nessa sessão, o francês Patrick Pilet rodou sozinho na Beau Rivage e bateu de traseira. Os fiscais de pista acionaram imediatamente a bandeira amarela e alguns deles correram para pista para retirar o carro de Pilet do meio do caminho.
A bandeira amarela, você sabe, é uma importantíssima indicação de perigo adiante, ainda mais nas vielas de Mônaco. Ao avistá-la, um piloto de corrida minimamente responsável enfia o pé no freio, reduz as marchas e passa cuidadosamente pelo local impedido. Todos nós sabemos que Pastor Maldonado não se enquadra na categoria de “pilotos de corrida minimamente responsáveis”. Ele preferiu manter o pé cravado no acelerador, ignorando aqueles pedaços amarelados de pano que tremulavam agitadamente.
A merda aconteceu. Quando Maldonado passou pela Beau Rivage, deu de cara com uma patota de vários fiscais de pista. Assustado, o venezuelano tentou fazer alguma coisa, frear, reduzir a marcha, desligar o carro, ligar para o 911, mas nada disso deu certo. Em alta velocidade, seu Dallara-Renault atropelou um dos pobres fiscais de pista, que voou longe e tombou no chão todo quebrado. A coluna vertebral havia se esfacelado.
Seria injusto da minha parte deixar de lado que outros pilotos também não respeitaram as bandeiras amarelas. O italiano Matteo Meneghello (ex-Fórmula 3000), o americano Colin Fleming (melhor amigo de Scott Speed) e o austríaco Andreas Zuber (outro demente) também passaram como jatos descontrolados pelo local e foram punidos com o banimento sumário daquela corrida. Meneghello também foi impedido de participar das duas etapas duplas seguintes.
Mas nenhum deles atropelou um sacro fiscal de pista. O único que cometeu tamanha barbaridade foi justamente Maldonado, aquele venezuelano de aparelho na boca e voz esquisita. Ele não só foi impedido de largar naquele fim de semana como também foi suspenso pelas próximas quatro rodadas duplas (nada menos que oito corridas seriam perdidas!) e nunca mais poderia voltar a correr em Mônaco. É isso mesmo: Pastor estava proibido de participar de qualquer competição no pequeno país mediterrâneo. Para sempre.
Maldonado precisou recorrer ao seu pai, um homem rico pra caramba na Venezuela, para que ele negociasse diretamente com o Automobile Club de Monaco alguma outra solução que evitasse qualquer tipo de banimento vitalício. Então, a família Maldonado se dispôs a custear todo o tratamento do fiscal de pista ferido no acidente. Com isso, o pequeno desastrado poderia voltar a disputar corridas no principado. A suspensão de oito corridas, no entanto, não foi revogada.
Pastor Maldonado aprendeu a lição? Não sei dizer. É verdade que ele nunca mais atropelou fiscal algum, mas não é exatamente isso que costumamos esperar de um piloto de Fórmula 1. Em compensação, os resultados começaram a aparecer. Ele foi terceiro colocado na World Series by Renault em 2006 e ganhou o título da GP2 em 2010. Ironicamente, Maldonado venceu três corridas em Mônaco entre 2006 e 2009 e se tornou uma espécie de especialista do circuito monegasco.
Que ninguém me leve a mal. Eu realmente torço por Pastor Maldonado. Mesmo que eu o ache um completo tonto, que seu aspecto físico seja digno de um cadáver de fuinha e que sua posição política seja diametralmente oposta à minha, penso que o automobilismo precisa de pilotos assim, irresponsáveis e muito velozes. Na GP2, ele era um dos mais divertidos dentro da pista. Realizava ultrapassagens improváveis, improvisava traçados malucos e às vezes pagava o preço com acidentes toscos. Mas tudo isso fazia parte do show.
O único ponto contrário é se toda essa pirotecnia fará bem à sua carreira. Após o GP da Inglaterra, a vítima Sergio Pérez afirmou sem papas na língua que “todo mundo tem sérias desconfianças dele”, que “Maldonado é um sujeito que não respeita os outros” e que “ele é somente um piloto estúpido”. Pérez falou mais um monte de coisas, mas eu não vou reproduzir tudo porque mexicanos falam demais. Esta é apenas uma amostra do que os seus colegas pensam dele.
Fórmula 1 não é NASCAR e um piloto não pode devolver a burrada do adversário simplesmente jogando seu carro sobre o dele na próxima corrida. Mas Maldonado poderá arranjar problemas de outra forma. A opinião dos pilotos pode até não ser fundamental, mas a de seus chefes é. Se o venezuelano se envolve em tantos problemas e arranja tantos inimigos, quem é que será pirado o suficiente para contratá-lo? O garoto até pode ser veloz, revolucionário, rico pra cacete, mas se ele coloca tudo a perder na curva seguinte, do que adiantará? Infelizmente, a cada acidente, as portas de Pastor Maldonado poderão se fechar mais e mais.
É verdade que a história mostra que alguns pilotos de perfil muito parecido, tapados e extremamente velozes, se deram muito bem na vida. O sul-africano Jody Scheckter era uma besta quadrada no início dos anos 70, daqueles que conseguiam causar engavetamentos históricos em Silverstone. Mas ele também era bestial e não teve problemas para transitar por equipes como a Tyrrell, a Wolf e a Ferrari. Terminou campeão do mundo.
Outro bom exemplo, Nigel Mansell. Esse daí, no início da carreira, era um Maldonado britânico: caricatural, feio, desprestigiado e totalmente desastrado. Uns quinze anos depois, devo admitir que as coisas pouco mudaram, mas o caricatural, feio, desprestigiado e desastrado Mansell acabou ganhando um título mundial na Fórmula 1 e outro na CART. Sem precisar aprender nada. Viu? Às vezes, funciona.
Gostaria que a trajetória de Maldonado seguisse os mesmos passos. Sou daqueles que acham que um grande piloto é aquele que pilota sem se lixar para nada nas categorias de base e nos primeiros anos de Fórmula 1, aprende com as cagadas, refina o estilo de pilotagem e amadurece até chegar a um nível ideal de inteligência e velocidade. Um piloto que seguiu exatamente esta receita? Ayrton Senna. Outro exemplo? Michael Schumacher.
Gente como Maldonado, Kamui Kobayashi e Romain Grosjean costuma ter muito mais potencial do que homens burocráticos, friamente eficientes e politicamente corretos como Lucas di Grassi, Jérôme D’Ambrosio e até mesmo Bruno Senna. O sobrinho de Ayrton sofre menos acidentes que o companheiro, mas está sempre largando lá atrás e costuma fazer apenas corridas de sobrevivência. Marca pontos, mas não brilha. Se não chama a atenção pelo pecado, também não se destaca pela exuberância. Qual é o futuro de pilotos assim? Nem todo cara discreto é Graham Hill, devemos nos lembrar.
Só que Pastor Maldonado precisa, primeiramente, controlar a cabeça e parar de achar que resolve tudo em uma curva. Se ele quer crescer no automobilismo, primeiramente precisará obter resultados bons com o material que tem. E resultados bons só aparecem para quem termina as corridas. E termina as corridas quem não bate e não atropela os outros, sejam eles pilotos mexicanos ou fiscais monegascos.
7 de agosto de 2012 at 14:55
Maldade com o leão…kkkk
7 de agosto de 2012 at 19:25
Olha, apesar dos abusos, ainda acho que o cara tem talento. Aliás, muitos pilotos talentosos começaram de forma estabanada, até encontrarem um prumo. E o maior ícone dessa categoria é Gilles Villeneuve, que logo na sua 3ª corrida provocou um acidente com duas vítimas fatais, e que em 78 tinha o apelido de ‘scassamacchina volante’, dado pela imprensa italiana. Mas as coisas seguiram seu rumo e Gilles passou para a história.
Maldonado tem talento, embora muita gente torça o nariz por causa do dinheiro de Chavez. Preconceito besta. Um grid com dez tipos como Maldonado é muito mais interessante do que um recheado de Sennas, PIcs, Ricciardos, De la Rosas, Karthikeians etc.
7 de agosto de 2012 at 19:48
Para o bem do show, a Fórmula 1, precisa destes pilotos destemperados, sem o mínimo de senso, faz a gente se divertir. Antes tínhamos sir Hamilton, agora o confrade de Chaves, é o mais novo integrante a empossar o cargo, haha
7 de agosto de 2012 at 19:52
Ai Verdrume, o Ronnie Peterson também era assim, em seu começo de carreira?
7 de agosto de 2012 at 23:37
Também acho Maldonado similar a Mansell, que apesar de ser veloz e combativo, só foi campeão quando estava velho e tinha um carro dois segundos mais rápido que a concorrência…
Eu ainda tenho esperanças em Maldonado. Velocidade ele tem, o resto (teoricamente) pode-se dar um jeito…
8 de agosto de 2012 at 13:26
Cara estou estupefato !!!
Me desculpem os que defendem Maldonado, mas um cara que atropela um fiscal de pista por pura imprudencia não podia estar pilotando… a carta deste cara teria que ser revogada… que absurdo…
Comparar o cara ao Mansell, Senna, G Villeneuve, é mais absurdo ainda… até mesmo compara-lo ao Dick Vigarista me parece forçar demais a barra… comparar ele com o Hamilton… me desculpem mas o Hamilton começou sua brincadeira de carrinho bate-bate na temporada passada e nessa temporada já colocou a cabeça no lugar, ele não tem um histórico de batidas em categorias de base… sim, a F1 precisa de pilotos que sejam homens, que tentem ultrapassagens ousadas, que arrisquem e todos os nomes acima citados sempre arriscaram bastante, mas não a ponto de colocar a vida de outras pessoas em risco…
Eu sempre achei ele um piloto mediano pra ruim, o cara tomava tempo do Rubinho, acho que isso já suficiente pra justificar, essa vitória na Espanha pra mim a cada corrida em que ele se envolve em um novo acidente me cheira a petrodólares…
Mas pra mim, particularmente, esse fato do atropelamento do fiscal é a gota d’água… como a FIA pode ser tão irresponsável de permitir que um cara que acaba com a vida de uma pessoa possa permanecer pilotando ? E suspendem o Tomas Enge por fumar maconha ? Bando de hipócritas !!!
Acho ainda Verde e os que apoiaram com suas mensagens acima, que a defesa, ou tentativa de justificativa dos atos deste “piloto” de F1 de um tremendo ufanismo…
Novamente sei que a F1 é um esporte de riscos, em que o piloto pra ser vencedor, tem que chegar aos seus limites, mas isso não justifica um comportamento tão irresponsável… todos vimos outros pilotos rápidos e atrapalhados como Montoya, o próprio Koba… mas se voce observa com atenção a carreira e as atitudes destes pilotos, eu não me lembro de nenhum momento em que a vida de outro competidor fosse colocada em risco, ou de um fiscal de pista…
Com relação as críticas aos pilotos conservadores, vale lembrar que Prost foi tetra assim, o nosso Emerson era conhecido pela regularidade, G Hill, Keke Rosberg, Senna no seu bicampeonato era mais regular do que no começo da carreira, o próprio Alonso nesta temporada e um dos únicos pilotos que terminou todas as provas nos pontos, é claro que o cara não pode ser focar somente nisso, senão vira um Webber da vida e fica terminando corridas porém não consegue ser campeão, o ideal é balancear os dois atributos…
Mas não consigo deixar de pensar na vida daquele fiscal de pista, da família dele, e como aquela vida foi transformada para sempre pela atitude irresponsável de um playboy…
Voce pode me dizer – Isso acontece todo dia… – Sim, com certeza, mas eu me indigno com este tipo de atitude todos os dias, ou sempre que tomo conhecimento… ou sempre que um motorista irresponsável atropela alguém… mata o pai de alguém… o irmão…
Eu perdi um primo atropelado por uma F1000… o cara tinha grana assim como o Maldonado e ele também escapou ileso… perdeu a carta… somente isso… a vida do meu primo foi embora e o cara perdeu a carta… ao menos ele teve alguma punição… por mínima que seja…
Já o Maldonado tá correndo de F1 da mesma forma irresponsável de sempre… até matar alguém…
Me desculpem a todos, mas emoção nenhuma em corridas equivale a vida…
Concordo com o Verde quando ele reclama das interrupções em corrida de chuva, mas ao ler isso me indigno mais ainda com a FIA e com a F1, bando de hipócritas sujos, não permitem que os pilotos dirijam na chuva, algo que eles SEMPRE fizeram, mas permitem que um irresponsável desses esteja competindo na categoria máxima do automobilismo…
Decepção
8 de agosto de 2012 at 13:37
Putz, meus pêsames com o seu primo.
8 de agosto de 2012 at 14:22
Obrigado Verde,
Aproveito para elogiar suas colunas cara, eu sei que a vida deve ta complicada, mas toda vez que tem corrida eu fico esperado seus comentários, eu me divirto muito com eles, aliás, vou aqui copiar um certo narrador reserva do reserva de F1 eles são – IMPRESSIONANTES – hahahahahahaha, que voce continue escrevendo e palpitando e que possa manter este blog pois é muito legal ter um espaço democrático onde todos nós possamos expressar nossas opiniões e debater sobre um assunto que vamos ser sinceros, num país em que só a vitória interessa, quase ninguém quer saber de F1…
9 de agosto de 2012 at 2:43
Não passei pela mesma experiência que você, mas tive o mesmo sentimento de repulsa ao saber o que o Maldanado fez. Um absurdo gigantesco estar aí pilotando. Sabendo disso, não me espanta nem um pouco suas atitudes na pista.