Good job, man. Well done.
As duas frases, carregadas de ironia amarga, foram proferidas por Felipe Massa tão logo se encerrou o Grande Prêmio de Cingapura, no último domingo. Enfurecido como um homem traído, Massa se aproximou de Lewis Hamilton, que concedia uma entrevista, e lhe deu um puxão no braço. Depois, sentenciou as palavras fatais e foi embora. Hamilton, entre o perdido e o indignado, voltou à entrevista. Terminou assim o domingo do campeão de 2008.
Massa tinha ótimas razões para perder a paciência com o colega. Em Marina Bay, Hamilton teve dois problemas com o piloto brasileiro em dois dias consecutivos. No sábado, durante o Q1 do treino classificatório, vai lá saber o motivo, o piloto da McLaren tentou uma ultrapassagem minimamente desnecessária sobre Massa em uma curva bem fechada. Felipe, que não entendeu muito bem a atitude, não deu espaço e os dois só não bateram porque Hamilton enterrou o pé no pedal do freio. Faltou um teco para o entrevero.
No domingo, o contato finalmente aconteceu. Na 12ª volta, Lewis Hamilton estava tentando ganhar a quarta posição de Felipe Massa. Em determinado momento, o inglês colocou seu MP4-26 pela direita para tentar ganhar a posição por fora em uma curva à esquerda. Mas a física não permite tal malabarismo. Felipe nem precisou tirar seu carro do traçado, já que o trecho era demasiado estreito. Só que Hamilton ignora este tipo de limitação. Ele tentou frear um pouco mais tarde e tudo o que conseguiu foi enfiar a asa dianteira de sua McLaren na roda traseira direita da Ferrari.
Resultado: Hamilton e Massa tiveram de ir aos pits no fim daquela volta, um para trocar de bico e o outro para colocar um novo jogo de pneus. Naquele momento, a corrida de ambos havia acabado de ir para o espaço. O inglês ainda conseguiu ultrapassar uns caraminguás para terminar em quinto. Já Felipe, menos agressivo e com um carro pior, não passou da nona posição. Sendo realista, sem um Hamilton no meio do caminho, dava para o brasileiro ter terminado em sexto. Ou quinto. E quinto é melhor que nono. Sexto também.
Depois da corrida, Felipe tentou trocar algumas ideias ou ofensas com Lewis no parque fechado. O inglês deu de ombros e seguiu em frente. Os nervos do pescoço do ferrarista saltaram. Massa, que não tem sangue de Räikkönen, tinha todos os motivos para ficar puto.
Interessante, porém, é a declaração que Felipe deu quando estava um pouco mais resignado com a imbecilidade alheia: “Lewis não consegue usar a cabeça nem na classificação, quanto mais na corrida. Ele poderia ter causado um grande acidente. E o pior é que, mesmo sendo igualmente prejudicado, ele não entende. E é interessante notar que a FIA está sempre de olho nele, aplicando punições a cada vez que entra no carro, já que ele mesmo não consegue pensar no que faz”. Desculpem o excesso de “eles”.
A declaração é inequívoca. Lewis Hamilton está particularmente burro nesta temporada. O próprio Massa já havia sido atingido pelo inglês em Mônaco, em circunstâncias bem parecidas ao toque em Cingapura. Além disso, Lewis já se pegou com vários outros pilotos neste ano. Em Sepang, ele perdeu a asa dianteira após bater na Ferrari de Alonso. Em Mônaco, fora o toque em Massa, tirou Pastor Maldonado da prova nas últimas voltas. No Canadá, se envolveu em acidentes distintos com Mark Webber e Jenson Button. Na Hungria, rodou, voltou para a pista na contra mão e quase atingiu Paul di Resta. No treino classificatório da corrida belga, bateu em Pastor Maldonado após a La Source. No dia seguinte, bateu em Kamui Kobayashi, descontrolou-se e atingiu o guard-rail com força. Somando tudo isso com os dois incidentes em Cingapura, chegamos ao absurdo número de dez confusões com participação direta de Lewis Hamilton só neste ano.
Desnecessário dizer que, em catorze corridas, trata-se de uma estatística inaceitável para um campeão do mundo que lidera uma equipe do quilate da McLaren. A conta está sendo paga na tabela de pontos do Mundial. Faltado cinco corridas para o fim da temporada, Hamilton tem apenas 168 pontos (54% dos pontos do líder Sebastian Vettel) e está 17 pontos atrás do companheiro Jenson Button, que é o vice-líder. Com exceção dos imediatistas (que, infelizmente, são muitos), ninguém nega que Lewis Hamilton é naturalmente mais talentoso que Jenson Button. Mas a classificação da atual temporada não é elucidativa a respeito. O que acontece?
Sou honesto com vocês. Não estava com grandes inspirações para falar sobre Lewis Hamilton. Deixaria isso para outros blogs e sites que se dão bem melhor com esses assuntos mais convencionais. Mas um vídeo me fez mudar de ideia, este aqui.
Em tese, não há nada de mais nele. Trata-se de uma gravação feita recentemente de um show protagonizado por Steven Tyler, do Aerosmith, e Nicole Scherzinger, do Pussycat Dolls. Para quem não é apegado a esse tipo de fofoca, Nicole é a noiva de Lewis Hamilton. No video, Steven Tyler e Nicole Scherzinger cantam juntos “Feels So Good”. Nos últimos segundos, Tyler chega e lasca um beijo na boca da beldade, que tenta retribuir. Desculpem, estou exagerando. Foi um selinho. E daí?
Coloque-se no lugar de Lewis Hamilton. Você gostaria de ver sua namorada dando um selinho na boca de alguém, não importando se é o vocalista do Aerosmith ou o padeiro da esquina? Por menos ciumento que você seja, impossível passar por isso sem se incomodar minimamente. Na verdade, eu apostaria que você iria mesmo é quebrar o pau com o cara. Depois, quebraria o pau com a moça. E não iria querer vê-la nem fantasiada de coelhinha da Playboy. De verdade, não creio que a maioria das pessoas levaria esse tipo de coisa numa boa.

Hamilton sendo levado para a delegacia após aprontar algumas no trânsito australiano em 2010. Imagem mais comum para um rapper americano do que para um piloto
Mas Hamilton não é qualquer um. Nicole Scherzinger, menos ainda. Steven Tyler, menos ainda. São todos personagens do assustador mundo do show business. Um beijinho, um selinho, um agarra-agarra, uma noite regada a cocaína com algumas prostitutas de luxo, um abraço mais caloroso, tudo isso faz parte do reino dos famosos. É uma licença poética que permite que a Hebe saia beijando todos os seus convidados, por exemplo. Portanto, Hamilton nem deveria se importar com isso. Não é porque a Nicole Scherzinger dá um selo no Steven Tyler ou realiza uma performance que inclui se esfregar em três michês no palco que seu noivo é um corno amaldiçoado. Afinal, os dois são celebridades. Celebridades.
Pois é, Hamilton é uma celebridade. E isso pode ser uma boa explicação para suas atitudes minimamente insensatas.
Acredito eu que nenhum piloto da história da Fórmula 1 teve uma história e um comportamento tão típicos de uma celebridade hollywoodiana como Lewis Hamilton. Você poderia pensar em Ayrton Senna, mas não dá para dizer que o brasileiro alimentava sua imagem de popstar. Na verdade, Senna era só aquele cara que queria fazer seu trabalho da melhor maneira possível para, depois, chegar em casa e encontrar a esposa e os filhos. Faltaram apenas a esposa e os filhos, o que frustrava bastante o piloto nos seus últimos anos de vida. Mesmo o amor por Xuxa, segundo alguns amigos próximos, foi verdadeiro por parte do piloto. Portanto, daquele comportamento exibicionista e histriônico típico de alguém muito famoso, Ayrton não tinha quase nada.
Peguemos outros exemplos. Mika Häkkinen e Michael Schumacher são sujeitos contidos que vieram de origem simples e que não se deslumbraram com a fama e o dinheiro. Nico Rosberg, mesmo tendo nascido em família rica e razoavelmente conhecida, também não é deslumbrado e leva uma vida bastante discreta com sua antiga namorada. O próprio Sebastian Vettel é um jovem que apenas gosta muito do que faz e é eternamente grato pela empresa que o apoia desde adolescente. Há também os misantropos como Kimi Räikkönen, os falastrões como Juan Pablo Montoya e os playboys como Jacques Villeneuve e Eddie Irvine. Mesmo estes últimos não se expõem tanto como Hamilton.
Lewis, que só tem 26 anos, é naturalmente um dos caras mais visados do grid. Além de ganhar corridas, namorar uma estrela da música pop e ser um milionário precoce, o inglês tem algumas atitudes bem típicas de astros americanos. Gosta de se vestir como um rapper emergente, dirigir carros velozes e fazer algumas besteiras. No ano passado, pouco antes do Grande Prêmio da Austrália, Hamilton foi pego pela polícia local por estar pilotando que nem um retardado pelas ruas de Melbourne. A Reuters divulgou uma foto do constrangido piloto tentando cobrir sua cara das fotos enquanto era levado para a delegacia. Piloto de Fórmula 1 ou astro da música sempre envolvido em bobagens?
Se eu tivesse de dar um palpite, diria que Lewis Hamilton teve bem mais dificuldades para lidar com a grana e os holofotes do que seus pares. Além disso, o sujeito é um dos pilotos mais mal-assessorados que eu já vi. Pra começar, consideremos sua origem razoavelmente humilde. Os avós de Lewis nasceram em Granada, pequena ilhota localizada no Caribe. O pai, Anthony, era funcionário de uma companhia de trens. A paixão pela velocidade começou em 1991, quando o futuro campeão mundial ganhou um carinho de controle remoto. Não muito tempo depois, com muito esforço, o pai pôde lhe comprar um kart. Em 1995, Ron Dennis descobriu o brilhante garoto em uma corrida na Inglaterra. E vocês sabem o resto da história.
No começo da carreira, Hamilton era assessorado pelo pai. Era uma relação boa, mas turbulenta. Muitos acusavam Anthony de superprotegê-lo como se o filho fosse um moleque gordinho de condomínio, inclusive nos muitos momentos em que ele estava claramente errado. E os dois tiveram alguns momentos de conflito nos quais chegavam a ficar uns dias sem se falar.
No início de 2010, pai e filho decidiram se separar profissionalmente. Anthony Hamilton foi cuidar de sua empresa de gerenciamento de pilotos e, hoje em dia, trabalha como empresário de Paul di Resta, da Force India. Enquanto isso, Lewis Hamilton assinou com Simon Fuller, empresário da mídia e criador de programas como Idol e So You Think You Can Dance. Fuller não entende nada de corridas, mas tudo sobre talentos jovens e lucrativos. Lewis Hamilton passou a ter o mesmo status de uma criancinha cambojana de oito anos que não tem um dos braços e que canta My Way como ninguém.
O resultado disso tudo foi uma clara mudança de comportamento. Quando entrou na Fórmula 1, Hamilton era quase igual a Sebastian Vettel, um garoto simpático, empolgado, ousado e relaxado. Namorava uma chinesinha simpática, Jodia Ma, havia alguns anos. Mas as coisas começaram a mudar ainda em 2007. Hamilton terminou o antigo namoro com Jodia, chegou a pegar a filha do chefe Mansour Ojjeh e, enfim, conheceu Nicole Scherzinger. Na pista, Lewis começou a sofrer a pressão típica de quem estava brigando pelo título e não lidou bem com isso, cometendo alguns erros bem imbecis no fim da temporada. Por fim, o semblante mudou radicalmente. No fim de 2007, Hamilton já era mais um piloto arrogante, egocêntrico e em constante tensão na Fórmula 1. De lá para cá, as coisas não mudaram muito.
Namorado de uma popstar, empresariado por um todo-poderoso da indústria do entretenimento, perseguido por fotógrafos, criticado pela mídia e amado ou odiado pelos torcedores, Lewis Hamilton demonstra sérias dificuldades no trato com sua carreira, com a categoria e com os outros pilotos. Como um cantor americano ou um jogador de futebol brasileiro, ele é mais uma presa fácil da fama e do assédio.
Quer um conselho, Lewis? Se você se inspira tanto em Ayrton Senna, que tal apenas fazer seu trabalho da melhor maneira possível para, depois, chegar em casa e encontrar a esposa e os filhos?
27 de setembro de 2011 at 15:07
Só duas palavras:
HAMILTON CHIFRUDO!!!!
27 de setembro de 2011 at 18:50
A sova que tá tomando do Button tá deixando o cara maluco.
Ainda assim, é um piloto excelente e extremamente arrojado.
27 de setembro de 2011 at 19:41
Button-Hamilton podia ser uma dupla perfeita.Um é esperto na chuva e o outro é talentoso.O único problema é que Hamilton está errando muito este ano.
Talvez seja a falta de uma ajuda paterna,já que o papa Hamilton não é mais empresário do pequeno Hamilton.
Bem que o Galvão falou que show bussiness e automobilismo não combinam em nada.
27 de setembro de 2011 at 21:42
“Bem que o Galvão falou…”
É isso que me faz acreditar mais que a fase é ruim por conta da superioridade do Button e não por conta do empresário…
28 de setembro de 2011 at 11:39
Tenta explicar isso pro Bernie que tá tentando transformar a F1 num palco desde o começo dos anos 2000… Asa móvel, kers, pneus vagabundos; acho que tudo isso fala por si só
27 de setembro de 2011 at 20:18
Só uma coisa, Verde.
Ouvi que a ‘barbeiragem’ do Hamilton na Austrália foi uma cantada da pneu…um wheelspinzinho básico…. parece que isso é crime na austrália haha
no mais, eu realmente n sei se o problema é o assessoramento, ou o próprio piloto que não tá conseguindo lidar com o sucesso, visto que ele já vinha tendo problemas com o próprio pai…só espero que corrija isso – LOGO – visto que é, na minha opinião, o piloto com maior ‘talento natural’ do grid….desbancar o alonso logo no seu debute me levou a acreditar nisso.
27 de setembro de 2011 at 21:40
O Massa deve primeiro se esforçar mais para ser um piloto no nível do Hamilon, para depois começar com essa choradeira de garoto mimado.
Ele perdeu o direito de reclamar quando virou poste e deixou seu cachorro maior (Alonso) mijar mais alto e demarcar território. Ele abriu mão do direito de reclamar quando não devia. Agora tem que mostrar é serviço.
O Hamilton teve paradas, punição, e mesmo depois de tudo normalizado, estava *ATRÁS* do Massa. Ainda assim acabou chegando em 5.o, e o Massa em 9.o. Precisaria dizer mais alguma coisa?
O Hamilton não tem absolutamente nada de desnorteado. Ele é agressivo na pilotagem; quer ganhar e ponto. O Massa é só mais um cagão. Simples assim.
Não se deixem levar pelo que o Ga-Galvão quer que vocês pensem. Observem com atenção, e reflitam se existe atualmente na Fórmula 1 algum piloto brasileiro no mesmo nível de Vettel, Hamilton, Alonso, Button e Weber.
Abraço
27 de setembro de 2011 at 21:46
O seu comentário também é perfeito.
Eu não sei o que é pior: o Massa chorando ou o Galvão dizendo que ele perdeu o titulo de 2008 por conta do Nelsinho.
Vamos ver onde Massa perdeu o campeonato em 2008?
1- Australia e Malasia – 0 pontos
2- Monaco – 3o. lugar. Em segundo ficou Kubica de BMW
3- Cadana – 5o. lugar. Nem Hamilton nem Raikonen pontuaram. Ficou atrás das duas BMW, de uma Toyota e de uma Red Bull.
4- Inglaterra – 13o. lugar
5- Alemanha – 3o. lugar. o segundo lugar foi justamente de Nelsinho.
6- Hungria – 17o. lugar
7- Italia – 6o.lugar.
8- Japao – 7o. lugar.
Realmente, Nelsinho tirou o titulo de Felipe Massa.
29 de setembro de 2011 at 9:51
Concordo que o Massa não tenha perdido o título por conta do Nelsinho. A questão de Cingapura foi mais um episódio do que realmente tirou o caneco dele: a Ferrari. A equipe errou em TUDO que podia, o ano TODO, no que dependia dela. O caso da mangueira presa no carro do cara foi só a cereja do bolo…
27 de setembro de 2011 at 21:57
De um tempo pra cá, Hamilton simplesmente ”perdeu as redeas”. Vejo ele desde que entrou na Formula 1. Ele é um piloto bom. Mas ”perdeu as redeas” desde que seu pai parou de lhe assesorar.
28 de setembro de 2011 at 0:24
Boas considerações, Verde. Eu não tinha conhecimento do “chifre” que Hamilton tomou nesses dias. Não que isso justifique toda uma série de desventuras no atual campeonato, mas fortalece a impressão de que toda essa porcaria que o Lewis faz é devida a uma péssima conjuntura (más companhias, Button em brilhante fase, etc).
Voltando ao que eu disse no censo sobre pilotos, acredito que o Hamilton é um dos melhores pilotos do grid, perdendo apenas para Alonso (e, momentaneamente, para Button). O problema é sua fraqueza de espírito, que o (des)orienta para um iminente fracasso precoce (daqui a pouco Lewis corre o sério risco de virar um completo “vida lok 157”). Uma pena que ele não tenha boas condições para desenvolver plenamente seu talento.
Em relação à conduta do Massa, não o recrimino. Apesar de concordar com o fato de ele atualmente não possuir “culhões” para peitar o Hamilton, é preciso que alguém dentro do grid desça o pau para cima dessas babaquices diuturnas. Para Lewis, Jackie Stewart e uma velha gagá são a mesma coisa.
3 de outubro de 2011 at 15:00
“Destrua corrida de Hamilton”, pediu engenheiro a Massa em Cingapura:
http://goo.gl/qsmzR
E agora? Popstar desnorteado *mesmo*?
Ainda acreditam que o Hamilton é o cara que estava errado???
O vídeo está disponível no site oficial (formula1.com)
29 de setembro de 2011 at 17:30
“Lucas R. S. Barbosa (@lucas_rsbarbosa) Diz:
29 29UTC setembro 29UTC 2011 at 9:51
Concordo que o Massa não tenha perdido o título por conta do Nelsinho. A questão de Cingapura foi mais um episódio do que realmente tirou o caneco dele: a Ferrari. A equipe errou em TUDO que podia, o ano TODO, no que dependia dela. O caso da mangueira presa no carro do cara foi só a cereja do bolo…”
Lucas, vamos combinar que estratégias são montadas em conjunto entre equipe e piloto e vamos combinar também que existiram erros (vários) do próprio piloto).