O retorno mais aguardado nesse momento não é o de Paul McCartney no Brasil, mas o do Calendário do Verde. E não pensem que essa seção acabou! Após quatro meses, volto a falar sobre as melhores pistas do mundo. Só que há uma novidade.
No ano passado, eu carregava amargos e desonrosos sentimentos ditatoriais dentro de mim e impus aos leitores as minhas pistas preferidas. E vocês acabaram tendo de engolir Hungaroring e Valência. Nesse ano, como estou bem mais democrático e simpático, lavo minhas mãos e deixo pra vocês decidirem as pistas que farão parte do calendário. Não escolham Barrabás, por favor!
Muita calma nessa hora. Vocês não vão decidir todas, é claro. A menos que todos os nossos gostos batam, ainda escolherei algumas. Mas a maior parte é de vocês. Portanto, se querem conhecer alguma pista ou ler um relato sobre seu circuito preferido, é só pedir aqui. Na terça-feira, anuncio o calendário 2011.
Não vale postar pistas que eu já postei, obviamente. A lista de 2010 é esta daqui. Nada de pedir coisas esquisitas demais. Se você acha o circuito croata de Rijeka a coisa mais legal do mundo, o problema é seu. E também não adianta pedir coisas muito ruins, como Aida ou Velopark (!). Bom senso vale aqui.
15 de abril de 2011 at 18:54
Mr. Green, vou pedir algumas que eu conheço para o sr. para o pessoal (que talvez não conheça).
Essas são dos “isteitis”:
Virginia Intl. Raceway
Talladega Road Course
Elkhart Lake
Riverside (pode pista que não existe mais?)
Argetina:
San Juan
Australia:
Philip Island
15 de abril de 2011 at 18:58
Pode, sim. Riverside quase entrou no ano passado, aliás.
15 de abril de 2011 at 19:08
Eu quero Anderstorp, Circuito da Gávea, Snetternon, Mantarraya e Vancouver.
15 de abril de 2011 at 19:08
Fala Verde! Boa tarde…
Se puder dar uma sugestão…lembrei agora de uma que…apesar do desenho extremamente simples…acho sensacional pelo desafio e pelo muro perto…Queensland Raceway…outro dia eu volto + inspirado…hahaha!
Abraço! Parabens pelo Blog…
15 de abril de 2011 at 19:23
Opa, meus pedidos:
– Mo I Rana, Noruega (Pô, uma das melhores pistas do rFactor)
– Bristol Motor Speedway
– Brands Hatch
– Snetterton
– Cleveland
15 de abril de 2011 at 19:27
Mo I Rana! Melhor pista do rFactor disparada UAShuashuashaushasuhasuahsu! (GARGALHADAS)
15 de abril de 2011 at 19:29
Essa realmente foi boa kkkk
15 de abril de 2011 at 19:33
Riverside,
Estoril (1988),
Vancouver Street (1996),
Long Beach (actual),
Montreal,
Jacarépagua,
Goodwood,
Surfer’s Paradise,
Circuito da BoaVista,
Vila Real,
Paul Ricard (Actyual layout para protótipos),
Daytona Road Course,
edimborough (antigo circuito citadino nos anos 80),
Sao Paulo (actual ronda da IndyCar no brasil),
St. Petersbourgh
15 de abril de 2011 at 20:32
Ei verde,escreve sobre:
Circuito do Algarve
Circuito do Anhembi
Zolder
Riverside
Circuito de Jacarépagua
Bristol
Kyalami
e aí,bacana ou merda hein?
16 de abril de 2011 at 11:34
Faltou eu escrever:
AVUS
Infineon Raceway
Mugello Circuit
Pescara
Talladega
Road America
Fiorano Circuit
Yeongam
Barber
Fuji international
15 de abril de 2011 at 21:33
Portimão (é nova, mas é boa)
Long Beach
Surfers Paradise
Anderstorp (gosto daquelas curvas inclinadas)
Interlagos (a antiga, pré S do Senna)
Jerez de la Frontera (só pelo fato de o Shcummy ter levado um “chega pra lá” do Villeneuve quando o alemão tentou por o canadense pra fora…)
Avus (alguns acham mequetrefe essa pista mas fazer o curvão e sair com o pé embaixo é coisa pra macho).
15 de abril de 2011 at 21:51
– Zandvoort 1979
– Circuito da Gávea
– Paul Ricard pré-1986
– Clermont-Ferrand (anos 60/70)
– Montjuich
– Imola 1980
E para fãs de moto:
– Assen 1974
– Ilha de Man (qualquer ano)
– Sachsenring (antes da reunificação)
15 de abril de 2011 at 22:30
Ah, Brno também.
16 de abril de 2011 at 1:06
Outro Adendo: Mugello, que foi projetada nos anos 60/70.
E nunca teve o traçado alterado!
15 de abril de 2011 at 22:09
– Circuit de Trois Rivieres;
– Vancouver Street Circuit (traçado de 99-2004);
– Miami Bayfront Park Street Circuit (pista usada pela CART em 2002 e 2003);
– Richmond International Raceway;
– Durban street circuit;
– Motorpark Virtasalmi (pista finlandesa);
– Johor Circuit (circuito da Malásia que recebeu a MotoGP em 1998)
15 de abril de 2011 at 22:25
Estas são as minhas sugestões:
– Fuji(1976)
– Long Beach
– Mosport Park (1967)
– Riverside
– Zolder
– Rouen-Les-Essarts 1967 (a versão do GPL), com o traçado mais longo
– Autódromo Juan y Oscar Gálvez (1974)
– Mônaco
15 de abril de 2011 at 22:59
Verde, essa eu sei que você vai curtir, pois assim como eu, tu e fãn da Inglaterra.
Oulton Park
15 de abril de 2011 at 23:31
Cara, eu gostaria de ver você falando sobre o Velopark, mas não nesta seção.
Gostaria de ler justamente sobre o motivo do nariz torto para o “complexo”. :^)
Parabéns pelo blog.
24 de abril de 2011 at 13:06
não sei a opinião do verde, mas desconsidero o circuito como “aproveitável” só de olhar o desenho do traçado.
e, tendo ouvido relatos de pilotos que já disputaram lá: duas chicanes de 1ª marcha – na falta de uma, fazem duas?
acho um tremendo desperdício construírem um moderno complexo com um traçado misto tão pobre.
15 de abril de 2011 at 23:41
Vou tentar lembrar as que eu gostaria que aparecesse e não tem no primeiro:
– Cleveland
– Talladega
– Surfer’s Paradise
– Algarve ou Portimão (Qual é o nome Oficial e qual é o “apelido”?)
– Infineon
– Fuji Speedway Antigo (70s)
– Zandvoort Antigo
16 de abril de 2011 at 11:25
O nome oficial é Algarve,Portimão é apenas um apelido.
16 de abril de 2011 at 20:23
Portimão é a cidade onde fica o circuito, localizada na região do Algarve.
15 de abril de 2011 at 23:51
Putz…
Meu conhecimento sobre pistas fora da F1 é quase zero.
Não vou me arriscar a fazer uma lista com pistas que nunca fizeram parte do calendário de F1.
Nem é uma lista.
Vou citar só algumas pistas que eu gosto.
-Jacarpagua
-A1 Ring
-Spa Fracorchamps (1997)(1997,porque era o ano em que jogava no F1WGP.)
-Monaco
-Monza (1995)
-Hockenheim (1997)
-Midfield Raceway (GT4) (É isso aí mesmo!!!)
-Rouen
Menção honrosa:
-Kartódromo de São Lourenço-MG
-BR 354 (Entre Eng.Passos-RJ e Itamonte-MG) Porra!! Seria o “Nordschleife Brasieliro”.Com mais verde,mais curvas e mais pirembeiras do que o alemão.
16 de abril de 2011 at 0:31
Po, Verde, minha lista ficou pequena, quase todas as minhas favoritas estavam naquela lista do ano passado. Mas bom, vamos a elas:
Phillip Island(vejo sempre a MotoGP la e sempre da corrida boa, fora que a pista é linda)
Barber Motorsports Park(teve corrida da Indy semana passada e confesso que me conquistou. Pode não ser lá muito competitiva, mas acho bonita também, pricipalmente por causa do relevo)
Autódromo Internacional do Algarve(também conhecida como Portimão)
Fuji Speedway – 1965 (não sei se você conhece, mas a historia lembra um pouco Interlagos)
Mugello(gostei de correr nela no Video-Game então ela ta aqui)
Circuito do Anhembi(vi ano passado, gostei, ta na lista!)
É isso aí então verde, abraço!
16 de abril de 2011 at 0:54
ah, esqueci de mais um.
Indianapolis Motor Speedway. Acho que um oval desses ficaria ótimo em qualquer calendario.
16 de abril de 2011 at 1:02
Fuji e interlagos podem ter começos parecidos, mas Interlagos nunca foi Tilkenizado(ufa)!
16 de abril de 2011 at 1:31
– Suzuka
– Silverstone
– Monte Fuji
– Macau
– Jacarepaguá
– Zeltweg
– Spa (1947)
– Nurburgring (1967)
– Monza
– Interlagos
– Laguna Seca
16 de abril de 2011 at 2:17
Tem algumas pistas que não fizeram parte do calendário da Fórmula 1 que eu sempre quis ver lá:
Road America
Tarumã
Oschersleben
Portimão
Oulton Park
Das que já passaram:
Jacarepaguá
Dijon-Prenois
Paul Ricard
Charade
Long Beach
Ímola
Pescara
Zandvoort
16 de abril de 2011 at 5:30
Serei curto e direto.
Zolder, Jacarepaguá, Infineon Raceway(a maravilhosa mista que dá graça à Nascar fazendo os carros virarem pra direita, auhauhauha) E Fuji, tanto a nova quanto a velha.
Que acha?
Abraço!
16 de abril de 2011 at 9:25
Mr. Green, aproveitando que o pessoal tá falando muito em simuladores de corrida e a foto de Monza que o sr. postou… tem alguma história ou maiores informações da versão do “Anel Externo” de Monza?
No Rfactor tem uma versão que junta o Oval + o circuito tradicional.
E falando em “Anel Externo” – sem ref. nenhuma aos Bambis – tem o de Interlagos, que já teve sua corridinha.
16 de abril de 2011 at 10:38
Pow, serio que só eu gosto de Magny-Cours?
acho uma boa opção…
e anderstop também apoio! rs…
16 de abril de 2011 at 11:38
Acho que é só tu mesmo,porque eu não gosto dela nem no PlayStation,nunca consegui ganhar lá,quer dizer,no PlayStation,né.
21 de abril de 2011 at 16:50
tinha as curvas 7 e 8 nesse circuito que não conseguia fazer se jeito nenhum,sempre escapava e perdia a corrida justamente por causa dessa maldita curvas 7 e 8!
16 de abril de 2011 at 14:00
Eu também gosto dela e é a minha melhor pista do playstation rs
17 de abril de 2011 at 20:45
Bah, eu também curtia Magny-Cours. A corrida de 1999 foi sensacional.
E no GP3, minha melhor classificação até então no semi-profissional, e com a Prost, foi lá, em 4º. Cheguei a liderar boa parte da corrida e terminei em 3º, atrás das duas Mc Laren =p
16 de abril de 2011 at 11:42
ah para! Rijeka é um circuito sensacional!
os que eu quero:
Magny Cours
Snetterton
Donington Park
e, Principalmente
PHILLIP ISLAND
16 de abril de 2011 at 17:40
Primeiro parabéns pelo site.
Pra mim uma das melhores pistas é Hockenheimring ( antigo claro ). Era bem legal aquelas retas na floresta, depois vinha o ” estádio “. Parecia simples mas era um desafio para os motores e freios, e se o cabra não fizesse direitinho o estádio… adeus volta.
Abraços
16 de abril de 2011 at 21:56
Verde,
dei um salto pro passado! Gosto das pistas de maior extensão, mais naturais – seguem o relevo do terreno – e menos “TILKEcas”… então, aí vai minha lista com alguns links que te ajudarão… nem todas eu conheço, mas pelo que leio e vejo nas fotos, devem ter sido muito legais…
um abraço!
1) Brooklands, Grã-Bretanha

http://www.circuitsofthepast.nl/brooklandsenglish.html
2) Mellaha, Tripoli, Líbia

http://www.circuitsofthepast.nl/tripolienglish.html
3) Elkhart Lake, Wisconsin-EUA (Road America)
4) Montjuich Park, Barcelona, Espanha
http://www.circuitsofthepast.nl/montjuichenglish.html
5) Hockenheimring, Heidelberg, Alemanha (anos 60, sem chicanes)

http://www.circuitsofthepast.nl/hockenheimenglish.html
6) AVUS, Berlin, Alemanha (para substituir, competentemente, algum oval)

http://www.circuitsofthepast.nl/avusenglish.html
7) Monza, Itália (1955-56 e 1960-61, com as curvas inclinadas)

8) Imola (até 1980, sem a Acqua Minerali),

9) Pescara GP Circuit

http://www.circuitsofthepast.nl/pescaraenglish.html
10) Reims ou Reims-Gueux, França (anos 30, 40, 50)

http://www.circuitsofthepast.nl/reimsenglish.html
* Reims-Gueux:

* Reims:

11) Silverstone (até 1973, na versão mais ‘cool’),

http://www.circuitsofthepast.nl/silverstoneenglish.html
12) Zandvoort (velha),

http://www.circuitsofthepast.nl/zandvoortcircuitparkenglish.html
13) Ain-Diab, Casablanca, Marrocos

http://www.circuitsofthepast.nl/AinDiabenglish.html
14) Bremgarten, Berna, Suiça

http://www.circuitsofthepast.nl/bremgartenenglish.html
15) Clermont-Ferrand, França

16) Jacarepaguá, Rio de Janeiro, Brasil

17) Mont Tremblant (St. Jovite), Canadá

18) Mosport Park, Canadá

dá uma bela temporada…
16 de abril de 2011 at 22:53
e Tarumã? que tal?
17 de abril de 2011 at 13:01
San Marino!
17 de abril de 2011 at 19:35
Igual ao Renato Brender disse, quero ver Mosport. E Cadwell Park, Inglaterra, só para provocar, porque a pista é bem tosquinha, mas eu gosto demais. Subidas, descidas, e uma parte final em zigue-zague que é demais. Até mais!
17 de abril de 2011 at 19:51
Na ordem clássica, com alguns ajustes:
– Argentina: Potrero de los Funes (atual)
– Brasil: Interlagos (1980)
– África do Sul: Kyalami (1967)
– EUA Oeste: Long Beach (1976)
– Espanha: Montjuich
– Bélgica: Spa (1970)
– Mônaco: Montecarlo (1991, chicane mais suave)
– Turquia: Istambul (atual)
– França: Paul Ricard alternando com Rouen-Les-Essarts
– Holanda: Zandvoort (1985)
– Inglaterra: Silverstone (1987-1990) alternando com Brands Hatch (1976)
– Alemanha: Hockenheim (até 2001) alternando com Nurburgring (1968)
– Áustria: Österreichring (1977)
– Itália: Monza (1975)
– Europa: Estoril (1985) alternando com Anderstorp (1978)
– Canadá: Ille de Notre Dame (atual)
– EUA Leste: Watkins Glen (1980)
– México: Hermanos Rodriguez (1986)
– Japão: Suzuka (1983) alternando com Fuji (Atual. Sim, você ouviu direito. O atual.)
18 de abril de 2011 at 15:17
Não, faz o seguinte: corta o Estoril e bota Keimola, na Finlândia. Pra fazer o GP da Europa uma coisa nórdica.
18 de abril de 2011 at 13:16
Essas são minhas sugestões
Linas-Montlhéry
Longford
Lobethal
Grenzlandring
18 de abril de 2011 at 16:55
como algumas das pistas que mais gosto já estava listada em 2010, minha lista com 10 nomes ficou assim:
1-monza, 2-silverstone, 3-watkins glen (quando o F1 corria por lá), 4-monaco, 5-laguna seca, 6-elkhart lake, 7-AVUS, 8-philip island, 9-jacarépagua (completo), 10-hockenheim (dos retões)
18 de abril de 2011 at 18:02
não percebi watkins glen na sua lista, então em vez da pista estadunidense, troque por Pau, na frança.
18 de abril de 2011 at 18:11
Verde, Linas-Montlhéry é sensacional!
18 de abril de 2011 at 18:51
Zandvoort deve ter muitas histórias..
18 de abril de 2011 at 22:13
-Talladega Superspeedway
-Surfer’s Paradise
-Circuit de Trois Rivieres
-Zhuhai
19 de abril de 2011 at 15:43
Pistas estadunidenses injustiçadas (na Indy e na F1): Indianapolis (misto), Portland, Elkhart Lake, Mid Ohio, Phoenix (trioval) e Michigan (superspeedway).
21 de abril de 2011 at 12:16
Verde…vc sabia q tem Enna-Persuga ino Need For Speed Shift 2 ? Lembrei de vc na hora…Não paro de jogar nela…hahaha!
22 de abril de 2011 at 11:46
Fuji Speedway 1990
A1-Ring
Silverstone 1980
Zandvoort
22 de abril de 2011 at 16:28
AVUS
Infineon
Pescara
Curcuit du Pau
24 de abril de 2011 at 13:19
Zandvoort (1950).
Thruxton.
Rouen-les-Essarts (já vale pelo nome, em seguida pelo perigo).
Parque Montjuich (pelas possibilidades fotográficas).
Autódromo de Brasília, como não. Está lá, todo original (até o asfalto!), sem chicanes, um traçado bacana, possibilidades fotográficas com a cidade ao fundo, resquicios da arquitetura singular da cidade no próprio autódromo (alguns detalhes infelizmente demolidos).
24 de abril de 2011 at 13:31
ah, um de estrada, longo, veloz e perigoso, Chimay, na Bélgica. Emerson correu e venceu de F-Ford lá, em 1969.
25 de abril de 2011 at 17:39
Vão me chamar de louco, mas sou um pouco bairrista
Circuito do Mineirão, onde correram “alguns” mestre tais como Emerson e Wilson Fittipaldi, Toninho da Matta e o insquecível Pace.
5 de maio de 2011 at 12:55
Rouen Les Essarts, que tal?
5 de maio de 2011 at 13:44
Tem tempo de votar ainda?
Riverside, Lets go!