Tragédias são inegavelmente uma merda, mas sempre há alguém que acaba se dando bem com isso. No Grande Prêmio da Itália de 1978, o sueco Ronnie Peterson, um dos grandes astros da Fórmula 1 nos anos 70, acabou falecendo após quebrar as pernas em um acidente na largada e sofrer uma embolia enquanto passava por uma operação no hospital. Peterson era o vice-líder do campeonato e sua equipe, a Lotus, precisava dele para ajudar o ítalo-croata-americano-globalizado Mario Andretti a ser campeão daquele ano. Após a morte do sueco, Colin Chapman se viu sem chão. A Lotus precisava de alguém a altura, até mesmo para ocupar um lugar de titular em 1979.
Ao mesmo tempo, o francês Jean-Pierre Jarier sentia que sua promissora carreira estava indo lentamente para o saco. Campeão de Fórmula 2 em 1973, Jarier havia passado por várias equipes, sempre demonstrando bastante arrojo e sempre padecendo com a falta de qualidade de seus carros. Estreou na patética March, obteve duas poles e um pódio em três anos na Shadow e pagou todos os seus pecados correndo na ATS do esquentado Günter Schmidt. Em 1978, ele ainda estava lá, sofrendo para qualificar um carro que não ia e convivendo com um chefe de equipe irascível.
Em Mônaco, após não conseguir se classificar, Jarier teve uma briga terrível com Schmidt e acabou demitido pela bárbara atitude de contestar o supremo chefe. Jean-Pierre ficou em casa durante algum tempo até que Schmidt ligou para ele pedindo desculpas e oferecendo uma cerveja no bar mais próximo para conversar sobre uma readmissão a partir do Grande Prêmio da Alemanha. Sabe como é, o ATS era realmente uma porcaria e não havia ninguém melhor que o francês para pilotá-lo.
Relações reatadas, Jarier voltou à ATS e tentou se classificar para a corrida alemã, realizada em Hockenheim. Só que o carro continuava terrível e não foi possível se classificar. E não é que Jarier e Schmidt voltaram a brigar após o treino classificatório do sábado? O piloto voltou a ser demitido e, dessa vez, não houve perdão. Restava a Jarier esperar por algo no sofá de sua maison.
Para sua sorte, Ronnie Peterson morreu lá na Itália. Colin Chapman não ponderou muito e ligou para Jean-Pierre, oferecendo uma vaga para as duas últimas corridas de 1978, que ser realizadas na América do Norte. Sem pensar, ele aceitou e foi anunciado como substituto de Peterson no dia 27 de setembro.
Muita gente acreditava que Jarier havia se metido em uma enorme roubada, já que a Lotus já havia anunciado o argentino Carlos Reutemann como companheiro de Andretti em 1979. Jarier, portanto, voltaria ao limbo do desemprego após o Grande Prêmio do Canadá. Poucos sabiam, no entanto, que a Lotus pretendia montar uma segunda equipe e era este o objetivo maior do francês para o ano seguinte. Se fizesse um trabalho bom como substituto na Lotus principal, poderia ser o primeirão da “Lotus Junior” em 1979.
Em Watkins Glen, mostrando seu talento em treinos classificatórios, ele conseguiu colocar seu Lotus na oitava posição do grid. Infelizmente, o companheiro Andretti bateu seu carro titular no warm-up e precisou utilizar o de Jarier, que teve de pular para o reserva. Mesmo pilotando um carro inferior ao utilizado nos treinos, Jean-Pierre fez uma ótima corrida e estava em terceiro lugar quando teve problemas de combustível e teve de abandonar faltando poucas voltas para o fim. Um ótimo cartão de visitas, ainda assim.
A última corrida do campeonato foi em Montreal, no dia 8 de outubro de 1978. 28 pilotos estavam inscritos para aquela que seria uma das corridas mais esperadas do ano. Não me refiro à briga pelo título, que já havia terminado depois que Ronnie Peterson morreu e Mario Andretti se viu com pontuação o suficiente para terminar o ano à frente. Digo, sim, pela pista. Montreal, esta que nós adoramos hoje em dia, estreou no calendário exatamente naquele ano. O circuito a ser utilizado havia sido construído na Île de Notre Dame, local da Expo 67 e das Olimpíadas de 1976. O engraçado é que, na época, muita gente não gostou da pista, estreita, travada e precária. Como as coisas mudam…
Chovia pra caramba nas duas primeiras sessões de treinos cronometrados e os tempos obtidos não valeram muito. A única sessão que realmente contou foi a terceira e última, na qual a chuva parou e a pista secou. A macacada veio em massa à pista e, surpreendentemente, quem se deu melhor foi exatamente Jean-Pierre Jarier, que obteve uma pole sensacional em sua segunda corrida pela Lotus. O tempo de 1m38s015 era apenas onze milésimos melhor que o de Jody Scheckter, da canadense Wolf. Logo atrás, o ídolo local, Gilles Villeneuve. Com uma equipe e um piloto do país logo atrás, Jarier certamente seria secado pelas cem mil pessoas que estavam nas arquibancadas.
Corrida. Jarier largou bem, mas chegou a ser ameaçado por Scheckter, que tentou assumir a liderança por fora na primeira curva, sem sucesso. Quem se destacou na largada foi o australiano Alan Jones, que pulou de quinto para terceiro de maneira notável. Ainda na primeira volta, Jones passou Scheckter e tomou a segunda posição. O líder Jarier, por outro lado, ia embora.
Até aquele momento, Jarier havia participado de 77 corridas e seu melhor resultado havia sido exatamente sua primeira boa corrida na categoria, o GP de Mônaco de 1974, no qual ele terminou em terceiro a bordo de um Shadow. O mais perto da vitória que havia chegado foi em Interlagos no ano seguinte, quando ele liderou boa parte da corrida até abandonar com problemas de alimentação. Já tinha 33 anos e vivia um momento decisivo: não era mais um garoto, mas também nunca tinha tido lá uma oportunidade de pilotar um carro de ponta na vida. Mal comparando, um Nick Heidfeld que toma vinho e torce pro Lyon. Naquele momento, ficava claro que, sim, Jean-Pierre Jarier merecia um lugar ao sol.
Enquanto o pessoal se matava pelas posições mais atrás, Jarier seguia abrindo uma enorme vantagem. Na volta 49, ele já havia construído uma vantagem de 36 segundos para o segundo colocado. Após colocar uma volta sobre o McLaren de Patrick Tambay, subitamente, o Lotus 79 perde velocidade. Alguns momentos depois e o retardatário Jacques Laffite deixa Jarier para trás. O que será que acontece com o líder da prova?
Enquanto os canadenses pulam de alegria, uma vez que Gilles Villeneuve assumiria a liderança para vencer sua primeira corrida na Fórmula 1, Jarier se arrastava até os pits. Por lá, a Lotus descobre o que havia acontecido: um gradual vazamento de óleo acabou arrebentando o motor Ford. E Jean-Pierre perdeu aí sua grande chance de vencer uma corrida na Fórmula 1. Ao menos, as duas boas atuações na América do Norte atraíram as atenções da Tyrrell, que o contratou para o ano seguinte.
Embora a Tyrrell fosse um lugar bastante agradável, Jarier seguiu como aquele sujeito rápido e extremamente azarado. Ainda conseguiu fazer dois pódios em 1979, mas nunca mais passou perto da vitória. Depois de sua passagem pela equipe do madeireiro Ken, ele ainda foi pagar mais alguns pecados na decadente Ligier e na minúscula Osella até abandonar a Fórmula 1 no fim de 1983.
Passados 33 anos desde aquela corrida, Montreal deixou de ser uma pista feia e travada para se transformar em um dos lugares mais admirados pelos fãs de Fórmula 1. Jean-Pierre Jarier, após deixar a Fórmula 1, ainda correu muito nos protótipos e nos carros GT. Também participou das gravações do filme Ronin como dublê de Robert de Niro e, sem dublê, sobreviveu a um pavoroso acidente de helicóptero em 1994. Hoje, é empresário e também presta consultoria sobre pilotagem. A Lotus faliu e voltou no ano passado nas mãos de malaios. E o vencedor desta corrida, Gilles Villeneuve, morreu em 1982.
No próximo fim de semana, Montreal receberá a sétima etapa da atual temporada. A pista canadense foi o lugar onde o alemão Heidfeld esteve mais próximo de uma vitória, em 2008. Naquele ano, ele chegou a liderar, mas teve de dar passagem ao companheiro Robert Kubica. Bem que, nesse ano, ele poderia reverter a falta de sorte que caracterizou a carreira de Jean-Pierre Jarier e também a sua.
8 de junho de 2011 at 15:56
Falando sério Verde confessa aí…vc tem uma quedinha por barbudos? Nao entendo o porque de vc gostar do Heidfield, o cara é muito picolé de chuchu
8 de junho de 2011 at 16:28
Ouve Moby. É dos meus.
8 de junho de 2011 at 20:35
Moby é de responsa. E falando nele, parece que tomou um belo choque num palco por aí… confirma?
8 de junho de 2011 at 19:44
Imagino que picolé de chuchu deve ser gostoso igual a isopor kkkkkkkk.
8 de junho de 2011 at 17:12
O Heidfeld teve que dar passagem, mas não no sentido de “deixa o cara ganhar, ele é o primeiro piloto” e sim no sentido de “vocês estão com estratégias diferentes e são da mesma equipe, um não deve atrapalhar o outro”, pelo menos foi assim que interpretei. Se o Kubica fosse da Ferrari, Heidfeld o seguraria por algumas voltas, mas acredito que o Kubica passaria e ganharia o GP.
8 de junho de 2011 at 20:46
Por um momento eu confundi o personagem do texto com seu xará Jabouille que, por sinal, também penou um bocado na carreira pilotando para a ‘pioneira’ Renault. Mas ainda sim era uma situação melhor que a do Jarier, afinal de contas o carro (e o motor turbo) começou a mostrar resultados em 1979.
Pensando bem, mesmo se o Jarier tivesse sido efetivado como 2° piloto da Lotus em 79, as coisas não seriam tão boas, vide o desempenho do time em 1979 e principalmente 1980. Claro que naquele final de 78 ele não imaginaria que o time do Chapman iria entrar em decadência. Realmente muito azarado esse Jarier.
8 de junho de 2011 at 21:04
Verde, bela história. Desconhecia a parte do “Lotus Junior”, mas se calhar agora percebo a razão porque deram um carro ao Hector Rebaque… Cuirosamente, hoje escrevi uma matéria sobre esse Grande Prémio para o Pódium GP. E já agora, duas pequenas correções: a Expo foi de 1967 (a de 70 foi em Osaka) e os Jogos Olimpicos foram em 1976 (os de 72 foram em Munique).
8 de junho de 2011 at 21:30
Quanto azar,vai ter esse tipo de azar lá pelos ares da torre eiffel,pareceu até o Rubinho no GP do Brasil de 2003,quando liderava de ponta a ponta,ia ganhar pela primeira vez no Brasil,mas o carro morreu com pane seca.
PS:porque o post é da categoria “Clique” ,mas está mostrando que é do “Uncategorized” :P
9 de junho de 2011 at 9:23
Antes do final do texto, pensei: Que ve, que no final ele perde a corrida por problemas mecânicos. Não tem jeito, o Bandeira Verde, é o lugar dos infortunados, é cada história triste mano.
Também pudera né, o Verde tem uma queda pelos pobres coitados do automobilismo, que por sinal rendem boas histórias com suas mazelas.
9 de junho de 2011 at 22:01
Bem que podia ter tido uma boa dupla na década de 70 .Jarrier e Amon … o pilotos para serem zicados esses dois rrsrs
10 de junho de 2011 at 3:05
hehe imagina essa dupla em Le Mans, anos 70, quando corriam só dois por carro – quebrariam liderando no último minuto de prova.
vi o GP de Interlagos 75 in loco, vi o cara parando logo antes do Sargento, vibrei como louco porque meu ídolo carlos Pace foi pra liderança para não perder mais.
e o carro do Jarier era belíssimo, Shadow DN5, assim como essa Lotus 79 de Montreal 78.
aliás, a também linda Alfa Montreal foi assim batizada e teve sua apresentação mundial na Expo 67.
5 de dezembro de 2012 at 0:40
Eu acho pelo pouco que vejo na internet é que Jean Pierre Jarrier foi melhor que o Judas Didier Pironi só não teve sorte , não é ?