Regozijemos: Robert Kubica está bem. Para quem viu um guard-rail invadindo todo o interior de seu Skoda Fabia, estar sedado, tomando sopinha de batatas pela sonda e com um olho roxo e alguns ossos arrebentados significa estar muitíssimo bem. Tão bem que poderá até mesmo deixar a UTI nas próximas 48 horas. A partir desse instante, o polonês ficará um bom tempo no hospital deitado, vendo documentários do Discovery Channel e tomando sopinha de batatas pela boca.
Agora que ele está em boas condições, todos começam a mirar suas atenções para aquele carro preto, dourado e vermelho de número 9. Aparentemente, é um carro valiosíssimo, líder da primeira semana de testes em Valência. A Renault terminou o ano de 2010 em alta, com um carro simples, eficiente e promissor. Após dois anos tensos, os ânimos lá dentro puderam ser recuperados e a equipe pôde renasceu das cinzas. 2011 tinha tudo para ser o ano da virada, aquele que consagraria Renault e Robert Kubica. Mas não tem mais Kubica, então bola pra frente.
Um batalhão de pilotos empregados, desempregados e subempregados surgiu dos mais variados cantos para pleitear esta vaga de primeiro piloto. A essa altura, Eric Boullier, poderoso chefão da Renault, deve estar sendo bombardeado com telefonemas, faxes, e-mails, SMS e mensagens psicografadas vindas de gente que moverá montanhas para vestir o macacão preto. E a mídia também contribui com um boatozinho aqui ou um novo candidato acolá. Comento sobre absolutamente todos os nomes que apareceram.
Deixo claro: tenho um favorito. Como não poderia deixar de ser, é Nick Heidfeld. E tenho também aqueles que não quero ver de jeito nenhum nesse carro. Como não poderia deixar de ser, um deles é bruno SENNA. Não se ofendam com o “bruno SENNA”. Explicações mais abaixo. Imparcialidade jogada na lata de lixo, sigo com as análises.
Heidfeld. Uma das maiores distorções da natureza é ver esse indivíduo sem um carro. Em um post anterior, já coloquei aqui todos os seus bons predicados: é experiente, é confiável, não bate, não quebra carros, é velocíssimo sem ser extravagante, ultrapassa como poucos, é combativo ao segurar uma posição, sabe acertar bem seus carros, sabe aproveitar oportunidades extremas como ninguém, anda direitinho na chuva, sabe liderar uma equipe, tem excelente currículo pré-Fórmula 1 e ouve Moby. Em suma, ele reúne características típicas de um campeão. Mas não tem uma única vitória no currículo. O que acontece?
A verdade é que Nick não tem brilho e carisma. Eu acho esse negócio de brilho e carisma uma pederastia descomunal, uma vigarice tremenda, coisa de gente burra e ineficiente que apela para a simpatia para ocultar sua incompetência. No entanto, a esmagadora maioria das pessoas da humanidade discorda visceralmente e crê cegamente que é melhor ter um sujeito não tão ineficiente mas com ótima imagem do que o contrário. Paciência… E Heidfeld definitivamente paga o preço por isso. Por isso que ninguém entre as equipes grandes se interessa por ele. E os carros que ele dirigiu, com exceção os ótimos BMW Sauber de 2007 e 2008, não eram lá aquelas coisas. Discordem à vontade, mas não mudo de ideia.
Heidfeld é o maior favorito por ser o melhor e mais experiente piloto sem qualquer ligação contratual com outra equipe. Ainda bem. Mas há outros. Falo de seus três maiores adversários: Nico Hülkenberg, Vitantonio Liuzzi e bruno SENNA.
De todos os pilotos citados, eu sinceramente considero o jovem Hülkenberg o sujeito mais promissor. O alemão é veloz, tem um currículo impecabilíssimo, um ar arrogante típico dos campeões e um ano de experiência na Williams. É verdade que seu ano de estreia, pole-position em Interlagos à parte, esteve longe de ser excepcional, mas também não foi vergonhoso. Seu problema maior é a falta de experiência. Jogar o garoto, que é apenas um ano mais velho que eu, para liderar uma equipe que alimenta enormes ambições para esse ano soa absolutamente temerário. Se a Renault tiver um mínimo de bom-senso, deliberará sobre isso.
E é nesse quesito que bruno SENNA morre na praia. O brasileiro, sobrinho do homem mais aclamado do esporte a motor no Brasil, tem como predicado maior o marketing que seu sobrenome carrega.
Não sejamos hipócritas. Infelizmente, a maioria das pessoas não o enxerga como Bruno Senna, piloto brasileiro de currículo bastante razoável e um potencial ainda não adequadamente avaliado na Fórmula 1. Pelo que andei percebendo, quem o quer como substituto do Kubica, como é o caso da turma contente da Globo, o enxerga como bruno SENNA, alguém absolutamente desprovido de identidade própria, mera representação contemporânea daquele que foi o maior piloto que o Brasil já teve.
Para ressaltar ainda mais esse lado alegórico da coisa, a nostalgia gerada por uma possível associação entre o sobrenome Senna, a Lotus como patrocinadora, a cor preta e dourada e motor Renault é imensa. O povo não quer apenas um Senna de volta: quer também tudo aquilo que marcou a carreira de Ayrton. Acredito que, lá no fundo das entrelinhas, Bernie Ecclestone deve estar pressionando Boullier para arquitetar esse conjunto trazendo Bruno Senna para esse carro. O velho sefardita sabe, mais do que todos, o que o povo quer. E bruno SENNA na Renault pode ser muito lucrativo.
O último nome entre os mais cotados é Vitantonio Liuzzi. Gosto dele, assim como tendo a gostar de todo campeão de Fórmula 3000. Ao contrário da maioria, não acho que ele tenha tido lá uma oportunidade que realmente prestasse na sua curta e irregular carreira na Fórmula 1. Ou alguém acha que andar em um Red Bull apenas razoável em sistema de rodízio com Christian Klien, padecer em uma instável Toro Rosso e ser o segundo piloto da Force India são lá bons caminhos para se desenvolver uma carreira sólida?
Qual é o pecado do Liuzzi, então? Andar muito mal em 2010. Muito mesmo. Em um Top Cinq, até o apontei como o pior piloto da temporada. Vitantonio sofreu vários acidentes, deu vexame nos treinos classificatórios e não conseguia se recuperar nas corridas. Marcou menos da metade dos pontos de seu companheiro, Adrian Sutil. Ainda que seu companheiro tivesse um carro bem melhor (afinal, era ele quem levava os patrocinadores), Liuzzi não poderia ter ficado tão para trás. Sua passagem pela Force India representou enorme publicidade negativa. Sendo assim, soa até meio injusto coloca-lo em um carro tão bom nesse momento. Um período no melhor estilo “Kovalainen na Lotus” faria melhor para sua imagem.
São esses os candidatos principais. Sou realista com Hülkenberg: a Force India não vai querer entregar de bandeja à Renault, possível adversária sua, um cara que tem potencial e que inclusive já fez testes com o carro indiano, podendo levar informações valiosas à adversária. Restam Heidfeld, Liuzzi e SENNA. O brasileiro tem a vantagem de já ser contratado da casa. E o próprio Boullier falou, dias antes do acidente de Kubica, que bruno seria o piloto que estaria pronto para substituir qualquer um dos titulares. Mas quem contava com a possibilidade do primeiro piloto ficar de fora por tanto tempo?
Tem muitos outros. Um retorno de Kimi Raikkonen foi ventilado, mas não há a menor razão para Iceman fazê-lo. Qual seria a vantagem de correr como substituto em uma equipe que não vai brigar constantemente por vitórias? Falaram também em Romain Grosjean, mas esse quer se dedicar a um ano completo na GP2 para brigar pelo título e recolocar seu nome em evidência. Seria vantajoso para alguém como ele, que já foi prejudicado pela decisão de correr em caráter emergencial, aceitar um cargo de tantas responsabilidades?
Há ainda outros três pilotos de testes na equipe: Fairuz Fauzy, Ho-Pin Tung e Jan Charouz. Mas nenhum desses serve pra substituir sequer o cozinheiro da equipe. Lá fora, há mais gente. Christian Klien? Jacques Villeneuve? Pedro de la Rosa? Lucas di Grassi? Giancarlo Fisichella? Alguém da GP2? Da World Series? Anderson Silva? Improvável. A verdade é que, em um primeiro instante, ninguém está no nível de Robert Kubica. Daí a dificuldade.
Portanto, se for pra pegar alguém que consiga ao menos consolar as amargas lembranças do dono daquele nariz adunco e da testa protuberante, lembrem-se do cara que conseguiu terminar duas temporadas à frente dele. Contratem logo o Heidfeld.
Nota post scriptum: Eric Boullier, o poderoso chefão da Renault, confirmou a informação já dada por Vitaly Petrov de que apenas três pilotos eram reais candidatos à vaga: bruno SENNA, Vitantonio Liuzzi e Nick Heidfeld. Se esta informação bater com aquela declaração dada pelo mesmo Boullier sobre a necessidade de um piloto experiente, SENNA sobra. Como Liuzzi não enche os olhos de ninguém, Nick Heidfeld aparenta ser o favorito franco. A natureza é sábia.
8 de fevereiro de 2011 at 13:44
Concordo contigo e gosto tanto do Heidfeld quanto do Liuzzi. Só acho que vc ta cometendo o mesmo erro em relação aos que defendem o Bruno Senna. Avaliar apenas pelo sobrenome. Na minha opinião, ele não tem uma carreira brilhante como o tio, mas também não podemos tirar as qualidades e nem medir a sua performance pela temporada no carro da Hispania.
8 de fevereiro de 2011 at 14:40
Sebastian Bourdais. Frances como a Renaul rs
Rapido, experiente e provavelmente ficaria motivado para uma chance com um carro de f1 de verdade.
Torço pelo Heidfeld e acredito que será ele.
Se nao ele, torço pro Bourdais e depois, seria dificil montar uma lista com 5 nomes rs
8 de fevereiro de 2011 at 16:12
se fosse pra poucas corridas, gostaria de ver senna pilotando pra saber se ele é bom piloto ou só um piloto comum com um sobrenome forte no automobilismo,
mas como é pra temporada inteira, que botem logo o heidfeld que é um piloto bom e gente fina, seria a escolha ideal, nunca fui fã dele, mas gostaria que ele ganhasse uma corrida, já bateu na trave 7 vezes, merece uma vitória,
quando saiu a notícia do acidente do kubica, foi chato ver um monte de gente cagando pra situação do kubica, assanhada com a possibilidade de senna correr, isso tudo por puro saudosismo,
fora os outros comentários bizarros como: “po, podia ter sido o petrov no rali”,
bom, que o kubica melhore logo ^^
8 de fevereiro de 2011 at 16:45
Vamos lá:bruno senna realmente não é nenhum virtuose, mas considerando sua experiencia, vemos que sua carreira rendeu bem…nada contra o Heidfeld, mas esse já teve diversas oportunidades e nunca fez jus…inclusive esse ano, tomando um pau ferrado do Koba, que tb é um piloto inexperiente, e que na gp2 nunca chegou no rastro do Bruno(2008 BS vice campeao Koba 12?)Entao,vamos dar uma chance ao garoto…
8 de fevereiro de 2011 at 17:59
Já eu ficarei muitíssimo decepcionado se o escolhido for o Heidfeld. Não por Senna não fica com a vaga, mas sim por achar que será um completo desperdício de cockpit. Heidfeld correu um tempão e nunca fez nada de especial. Definitivamente é um bom piloto, nunca fez merda, nunca passou vergonha, mas também nunca encheu meus olhos. Acho que na Renault teria um ano bom e nada mais. Prefiro ver outro piloto que seja uma incógnita mas possa vir a surpreender, a ver alguém como Heidfeld, do qual já sabemos o que esperar: uma atuação no mais literal estilo Webber: sem cagadas, mas por outro lado sem brilho. Seria o típico piloto “pra cumprir tabela”.
8 de fevereiro de 2011 at 19:32
Apoiado! Heidfeld picolé de chuchu
8 de fevereiro de 2011 at 18:38
Sou muito fã do Heidfeld e sempre o quis em algum carro vencedor. Eu gostaria tb de ver o desempenho do Bruno em um carro de verdade, apenas por curiosidade.
8 de fevereiro de 2011 at 19:58
Gostaria de ver o Bruno Senna pilotando este carro, para ver do que o garoto é capaz.
Para a temporada inteira eu chamaria o Nelsinho Piquet. Ele já conhece a Renault e quem sabe poderia liderar a equipe.
Abs.
8 de fevereiro de 2011 at 20:07
Desculpe discordar mas não acho o Heidfeld um substituto a altura do Kub
não que ele não seja um ótimo piloto, mas o Kubica evoluiu demais
se tornou um dos 5 melhores do grid, sendo que neste estavam todos os postulantes a sua caveira (ops,cadeira)
caso coubesse para mim a decisão optaria por Hulkenberg, ou pelo Senna que são pilotos com futuro (o hulk bem mais que o senna)
Ou se o caso fosse experiencia gastaria com o iceman ou com velho villeneuve pra ver se ele se motivaria
Talvez até o Fisichella que já passou por lá…
Enfim se for heidfeld mesmo, que ele saiba evoluir com o carro e se torne tão atração quanto o Kub é.
Melhoras ao Kubica e espero que ele se torne campeão antes de ir para a ferrari.
8 de fevereiro de 2011 at 21:21
Penso que para o Grosjean seria vantajoso sim, bastante. Eu o considero segundo favorito a vaga, atrás do Heidfeld. E qualquer coisa diferente disso para mim seria uma grande surpresa.
PS: Escrevi isso antes de ler o seu PS