Vocês já ouviram falar do alemão Marcel Tiemann? Marcel, 36, é um piloto que, neste exato momento, se recupera de um violentíssimo acidente sofrido no circuito de Imola no ano passado, quando competia no International GT Open. Seu carro foi criminosamente empurrado em direção ao muro pelo Aston Martin DBRS9 do italiano Angelo Lancelotti, bateu violentamente e ricocheteou de volta à pista. Tiemann sofreu traumatismo craniano, fratura na vértebra e várias costelas quebradas, ficando em coma por quase um mês.
Eu já tinha ouvido falar de Tiemann na época em que eram fortes os rumores de que ele seria o parceiro de Bryan Herta na equipe Forsythe/Zakspeed na CART em 2011. Após o fracasso das negociações, ele decidiu se dedicar às categorias de turismo. Fez bem, pois conseguiu o vice-campeonato no German V8 Star em 2003 e nada menos que cinco vitórias nas 24 Horas de Nürburgring. Sua relevante carreira, no entanto, está ameaçada.
Após quase sete meses, embora em excelente estado, Marcel Tiemann ainda luta para se recuperar de algumas pequenas sequelas. Devido às lesões cerebrais, ele ainda tem problemas de memória, de equilíbrio e de orientação. Os médicos garantem que as chances de melhora nos próximos anos são grandes. O que pega mesmo é o olho direito, que é capaz de enxergar em apenas uma das metade, problema conhecido como hemianopsia. As chances de melhora, nesse caso, são baixas. Quem conta esses detalhes é o próprio piloto em seu blog.
O que me motivou a escrever esse texto, no entanto, foi seu penúltimo post, do dia 24 de dezembro. Ele faz um doloroso desabafo sobre a postura do causador de seu acidente, Angelo Lancelotti.
Segundo Marcel, nem Lancelotti e nem sua equipe, a Team Villois, se manifestaram sobre o acontecido. Não o visitaram no hospital, não mandaram condolências, não fizeram porcaria alguma. Compreensivelmente ofendido, Tiemann diz no blog que “isto prova qual é o tipo de caráter, ou falta de, que Lancelotti e sua equipe têm. Espero que as pessoas que venham a trabalhar (desejo que não) com eles no futuro tenham isso em mente, como eles se comportaram, em especial o piloto Lancelotti”.
Veja o acidente. Olhando uma ou duas vezes e considerando o fato que Lancelotti quase saiu da pista após empurrar Tiemann para o muro, eu só posso dizer o seguinte: perda de licença é pouco para você, Angelo Lancelotti.
20 de janeiro de 2011 at 17:02
Além de criminoso foi um ato totalmente gratuito. Um piloto desses poderia muito bem ser processado por tentativa de homicídio
20 de janeiro de 2011 at 17:24
Pois é, não é só no Brasil onde existem pilotos que não sabem ser ultrapassados! Criminosa essa manobra, e concordo com o que foi posto: pilotos assim deveriam ser banidos do esporte.
20 de janeiro de 2011 at 19:24
Não vou fazer a defesa do cara, mas já vi piloto fazer esse tipo de manobra por imprudência.
20 de janeiro de 2011 at 19:24
Ops…por imprudência e não por maldade.
20 de janeiro de 2011 at 21:01
Eu até entendo o piloto que fecha a porta, ou induz outro a sair da pista, admiro até. Mas tudo tem limite, uma coisa é induzir o cara a sair da pista, outra é arremessar um colega de profissão em um muro
20 de janeiro de 2011 at 22:56
Além da manobra, de muita ma fé diga-se de passagem, outra coisa me chamou atenção:
Até hoje o autódromo usa uma Ferrari ( Testarossa acho ) como carro de apoio. No acidente da largada do Gp de F1 de 1994 pode-se ver essa Ferrari encostando perto do carro do J.J. Lehto
20 de janeiro de 2011 at 23:03
Eu acho que o safety-car do GP de San Marino de 94 foi um Fiat Tempra, não foi?
21 de janeiro de 2011 at 1:49
Puta merda, que porrada feia, PQP.
Porra, com certeza, pelo menos uma advertencia grave ou multa, seja la que caralhos, esse cara devia tomar
tá na cara pelo video que ele jogou o carro pra cima e depois tirou, pra tentar passar despercebido.
Agora uma pergunta: Não era pra ter pelo menos uma barreira de pneus, ou um bocado de brita na saída daquela chincane? aquela bosta tá ali há décadas, e não tem nenhuma segurança, ainda mais visto que é uma chincane fechada vinda de uma área de alta velocidade.
Por isso odeio Imola.
21 de janeiro de 2011 at 8:36
Verde.Você sabe se foi tomada alguma atitude pela Organização do GT Open, referente a isso? Do contrário, seria um tremendo absurdo, e desrespeito a pessoa do Marcel Tiemann, e uma complacência de mau gosto para com Ângelo Lancelotti.
21 de janeiro de 2011 at 12:52
acho que o Safety car de san marino era um renault