Boa tarde, pessoas. Nunca postei de domingo, né? Pois é. Sempre há uma primeira vez.
Seguinte: o Bandeira Verde vai ficar parado nestes próximos dias. Uma semana, mais precisamente. Enquanto vocês estão aí, se aborrecendo, eu estarei em Salvador com minha namorada tomando sol na cabeça e comendo acarajé. Não quero nem saber de automobilismo, por hora.
Por outro lado, aproveito para lançar mais um censo. Eu sei, já encheu o saco, mas é que eu realmente sou curioso sobre meus leitores. Prometo que paro com isso no semestre que vem. O blog voltará normalizado, com Top Cinq e tudo.
Seguinte: quais são suas três pistas preferidas? E as três pistas que você menos gosta? Vale Fórmula 1, Indy, World Series, NASCAR e tudo o mais. Só não vale o quintal de casa. Contabilizo depois por ordem de citação: se você colocou Zolder em primeiro lugar na lista de pistas adoradas, pensarei que você gosta mais de Zolder do que das demais pistas. E que você tem um péssimo gosto, portanto. Três, dois e um, estes são os pontos.
Para mim, é difícil apontar três para cada, mas vamos lá: ENNA-PERGUSA, THRUXTON e ÖSTERREICHRING de um lado; AIDA, LE MANS BUGATTI e JARAMA do outro.
Então, até mais.
17 de julho de 2011 at 20:27
Baseadas na minha pilotagem de GPL.
– Melhores:
Spa, Sebring e Hockenheim-ring (Versão antiga);
– Piores:
Hermanos Rodrigues, Zandvoort e Kyalami (Versão antiga).
17 de julho de 2011 at 20:28
Bela pesquisa, Verde.
Minhas pistas favoritas:
Hockenheim (versão antiga) – retas rápidas separadas por três chicanes. Possibilidades altas de chuva e confusão em parte da pista.
Hermanos Rodriguez (antes da mutilagem da Peraltada) – grande reta de mais de 900m e curvas dos Esses são muito legais.
Montreal – circuito de média/alta velocidade onde proporcionam grandes corridas, com muitos safety cars
Minhas pistas mais odiadas:
Abu Dhabi – pista onde proporciona corridas chatérrimas!
Barber Motorsport Park (Alabama) – pista da F-Indy que se semelha muito a pista de kart. As pessoas só passam lá através de toques e/ou batidas
Se permitir pista de videogame, Grand Valley Speedway, do Gran Turismo – Curvas muito lentas, falta de retas onde impossibilitam ultrapassagens (a não ser na reta principal)
17 de julho de 2011 at 22:08
Preferidas:
-Spa Fracorchamps (1997) – História,sobre-desce,curvas de alta,curvas de baixa,grampo,tempo maluco…
Tudo que uma boa pista deve ter,o circuito belga tem.
-Hockenheim (1997) – Tudo bem que as vezes as corridas eram bem chatas,mas sempre tinha disputas no meio do grid e ver um carro enfiado na caixa de cambio do outro era foda.
-Yas Marina – Nunca pensei que ia gostar de um circuito do Tilke,mas gosto da pista de Abu Dhabi,das instalações,do negócio de largar de dia e acabar de noite e principalmente (inexplicavelmente) do asfalto de estacionamento de shopping.
Detestáveis:
-Marina Bay – O circuito já é uma merda.Até Monaco tem mais pontos de ultrapassagem,mas o pior de tudo é aquela chincane dupla.
Uma das coisas mais idiotas da F1,depois do Ecclestone…
-Hockenheim (2002) – Destruíram um dos melhores circuitos da F1.A não ser que fizessem um novo Spa,estaria na minha lista de qualquer jeito.
E mesmo assim,o circuito é uma merda.
Curto,previsível e sem carisma.
– Fuji (2007) – Está na minha lista apenas por causa do último trecho.
Aquelas últimas cinco curvas são absolutamente ridículas.
Muito largas,muito fechadas,muito longas e com uma área de escape infinita…
17 de julho de 2011 at 22:42
Preferidas: Le Mans Sarthe, Daytona(oval), Interlagos
Preteridas: Sakhir, Fuji(atual), Montmeló
17 de julho de 2011 at 23:16
Interlagos 70-88 – Nada contra a reforma (Que ficou bacana), mas a pista antiga era um verdadeiro desafio: Fazer a 1 e 2 sem desacelerar, o ponto de freada certo na reta oposta, Curva do Lago, Sargento, afins …. Era um verdadeiro carrossel.
Elkart Lake – Seletiva, cheia de inclinações, descidas e no meio de uma floresta. Só faltava chover em 90% das corridas pra igualar-se a Spa.
Marina Bay – Parece bizarro, mas é um circuito tão seletivo quanto Interlagos antigo ou Spa (78 trocas de marcha, se não estou errado) e contando com muros colados na pista. É uma pista bacana, provavelmente um dos melhores circuitos de rua feitos.
17 de julho de 2011 at 23:22
Putz escolher só três pistas boas é difícil, mas essas são as que mais gosto:
Autódromo Juan y Oscar Gálvez (com a configuração de 1974, que tinha a parte que circundava o lago)
Rouen-Les-Essarts (com a configuração de 1955, sem chicanes e a mais longa)
Mosport Park
Claro que sem citar Österreichring, Spa Francorchamps (1947), Nurburgring (1966), etc
Piores:
Circuito da Catalunha
Yas Marina Circuit
Sahkir
18 de julho de 2011 at 4:54
OK.
Mais: Long Beach, Spa, Elkhart Lake.
Menos: Montmeló, Hockenheim “muderno”, Bahrain.
18 de julho de 2011 at 5:02
As preferidas:
Interlagos – Admito que não consigo ser totalmente imparcial quanto a Interlagos. É um circuito com variações no relevo, trechos rápidos e lentos em alternância, pontos de ultrapassagem, curvas complicadas como o S do Senna e o Laranjinha e clima instável. A visão pro espectador nas arquibancadas é espetacular, se pode ver quase todo o traçado. No final da corrida de 2008, aquilo parecia um estádio. Pena que seja tão maltratado.
Hungaroring – É muito travado, claro, mas também é seletivo e não tolera erros. Ainda que não permita ultrapassagens normalmente, nunca quis ver essa pista fora do calendário. Talvez em 2011 a corrida seja bastante agitada com o asfalto abrasivo e o calor estraçalhando os pneus Pirelli.
Brands Hatch – Descidas e subidas sinuosas e velozes, é um traçado maravilhosamente antiquado e simples. Até o nome dele é legal.
As piores:
Yas Marina – Tudo nele é desnecessário. É um circuito com áreas de escape imensas mas nenhuma curva que coloque os pilotos próximos ao erro. O traçado é enfadonho e repetitivo. Um Caesars Palace com grife.
Valencia (circuito de rua) – Tem a pretensão de ser um novo circuito de Mônaco, mas o cenário passa longe de ser tão atraente quanto o de Monte Carlo – pelo menos pelos muros que impedem que se veja o que há em volta do circuito – e a pista é simplesmente maçante. Como pode acontecer uma corrida inteira em um circuito de rua sem uma batidinha sequer?
Xangai – A primeira curva é bastante interessante, mas o resto não tem nada de muito especial. O circuito em si nem é tão asqueroso, o que mais incomoda é a falta de atmosfera pras corridas, as arquibancadas vazias cobertas com letreiros imensos, algo que se propõe a ser tão grandioso e ao mesmo tempo é tão apagado.
Queria poder colocar Montreal, Suzuka e algum circuito da Indy nos anos 90 entre os favoritos, como Laguna Seca ou Long Beach. Nem sou tão contrário a pistas do Tilke, gosto muito de Istambul e acho Sepang e Yeongam até boas.
18 de julho de 2011 at 5:37
Adoradas:
1- Nurburgring Nordschleife (Alemanha)
2- Monte-Carlo (Mónaco)
3- Adelaide (Austrália)
Odiadas:
1- Montmeló (Barcelona)
2- Fuji (Japão)
3- Yas Marina (Abu Dhabi)
Peço desculpa de só utilizar pistas de F1 de hoje, ou de antigamente, mas prefiro falar do que sei.
18 de julho de 2011 at 5:38
Eu sei que Barcelona não é um país: enganei-me…
18 de julho de 2011 at 8:51
Elkhart Lake
Daytona Road Course
Talladega
Monaco
Barcelona
Cingapura
18 de julho de 2011 at 11:49
Vou dividir o 1º e o 3º lugares td bem? hahaha
PREFERIDAS
1 – Spa/ Suzuka/ Macau – Vai chover elogios a essas pistas dos outros leitores…então não vou me alongar muito…mas eu acho o fato primordial dela é que ambas sobreviveram ao tempo…resistem com suas características até hoje…além de serem diferentes de qualquer pista existente…desculpe…não tenho preferência entre as 3…pra sua felicidade…hahaha!
2 – Texas (Fort Worth – Indy/ Nascar) – Eu não conseguirei te explicar…mas eu sinto uma paixão obscura por essa pista…acho ela extremamente rápidissíma/ estreita e desafiadora…não esqueço até hoje quando a Champ Car foi correr lá e cancelaram a corrida por “falta de segurança”…sendo q IRL e Nascar já corriam lá antes…BUNDÕES DE MERDA!
3 – Road America e Laguna Seca – Pistas com características únicas…subidas…descidas…curvas cegas…ceguíssimas hahaha!
P.S: Menção honrosa à Surfers Paradise e também a Enna-Persuga – poxa…eu comecei a gostar por sua causa pra ser bem honesto…hahaha! Pista rapidíssima…é a Hockenheim italiana (Ou Hockenheim seria a Enna-Persuga alemã? hahaha)
—-
ODIADAS
1 – Barcelona – Pista Xoxa…sem graça…é mais carro do que o piloto…o piloto nessa pista não faz a diferença…diferente da maioria das pistas…Não assisto as corridas nessa pista…não consigo…mesmo…nem no video game ela salva…sério.
2 – Hungaroring / Aida/ Detroit (F1) – Pistas fracas…esses dias vi Hungria 88 e mantive ainda + minha opinião hahaha! Tinha apenas 1 reta…a reta oposta não existia…
3 – Abu Dhabi – Botei na 3ª posição pq eu até simpatizo com ela…no video-game é uma das mais legais pra jogar…mas pra correr de verdade…ai ai ai hahaha!
18 de julho de 2011 at 12:02
Corrigindo: CAGÕES DE MERDA! hahaha
18 de julho de 2011 at 12:19
Ok,vamos a elas:
Nürburgring Nordschleife:É um mito,o inferno verde,um dos circuitos mais complexos que eu ja vi,mas um dos melhores.
Spa-Francochamps:Incrivel,a subida cega da Eau Rouge e a Radillon exigem muita tecnica dos pilotos.
Silverstone:A casa do automobilismo ingles,feito em cima da base RAF Silverstone,base dos bombardeiros Vickers Wellington,circuito que tem muita historia.
Agora o oposto:
Shangai International Circuit:Lento,Chato,so mesmo Hermann Tilke para fazer esta M****
Yas Marina:idem a o de cima,e feito pelo mesmo Hermann Tilke
Buddh International Circuit:Olhei,mas não gostei muito,tipico circuito de Hermann Tilke
18 de julho de 2011 at 14:18
Três Preferidas: Circuito do Anhembi
Indianapolis
Elkhart Lake (Road America)
Três Odiadas: Magny Cours
Barcelona
Dubai
Coloquei o Circuito do Anhembi porque foi o melhor circuito de rua dos últimos anos pelo fato de ter sido um ótimo trabalho do maluco do Tony Cotman nos tempos de frescuras e asfalto liso. E ainda por cima proporcionou boas corridas de Indy e GT Brasil. Só o único problema como em qualquer circuito de rua é a drenagem horrível e o S do Samba que tinha que ser alargado ou senão acabar com ele.
18 de julho de 2011 at 14:39
Favoritas:
1- Nürburgring Nordschleife – Gosto muito por ser uma estrada no meio de montanhas e florestas, bem desafiante. Como sou ignorante, será que no Brasil há algo semelhante (fechado e legalizado para se correr)? http://en.wikipedia.org/wiki/N%C3%BCrburgring
2- Monaco
3- Laguna Seca
18 de julho de 2011 at 14:47
Minhas amadas:
Watkins Glen
Hermanos Rodriguez
Mosport Park
Minhas desprezadas:
Abu Dhabi
Barcelona
Aintree
18 de julho de 2011 at 17:22
As primeiras foram as que gosto mais.
As que menos gosto são:
Walt Disney Speedway – Um oval bizarro, no meio da Disneylândia. Precisa dizer algo?
Hungaroring – Chata, chata, chata. Corridas chatas, desafio 0 pro piloto.
Barcelona – É uma pista de testes que sedia corridas. Que quase sempre são chatas.
23 de julho de 2011 at 23:07
Ah,”qualé” .O Walt Disney World Speedway tem três curvas completamente diferentes,o que é um verdadeiro desafio prum piloto.E já fez Eliseo Salazar ir pro Hospital 2 vezes.Sem falar no Davy Jones que ficou um tempão parado por causa de um acidente nessa pista.E o Sam Schmidt ficou paraplégico por conta de um encontro nada romântico com o muro.Depois do acidente do Sam em 2000,a IRL nunca mais voltou para a Disneylândia.
Poxa,essa pista merece até um post no meu blog.
23 de julho de 2011 at 23:09
Pena que agora a Walt Disney World Speedway é um elefante branco agora.
18 de julho de 2011 at 19:11
As melhores:
3-AVUS
2-Long Beach
1-Talladega
As detestadas:
3-Valência Street Circuit
2-Oscar Galvez
1-Magny-Cours
Queria botar nos melhores pistas como Daytona,Bristol,Montreal,então foi muito dificil escolher.
18 de julho de 2011 at 19:50
Minhas Favoritas:
Mugello
Interlagos
Spa
Não gosto:
Hockemheim (a nova, que não se compara à pista antiga)
Abu Dhabi
Sakhir
18 de julho de 2011 at 22:27
Preferidos
Spa Francorchamps, principalmente a versão antiga
Monza
Marina Bay Circuit
Odiadas
Yas Marina
Valencia Street Circuit
Bahrain International Circuit
18 de julho de 2011 at 23:35
Vamos lá…
Pistas que eu gosto:
Indianápolis
Monza
Laguna Seca
Pistas que eu detesto:
Bahrain International Circuit
Gateway (Foi pro saco!)
Abu-Dhabi
19 de julho de 2011 at 1:47
As preferidas: Interlagos (versão original), Nürburgring-Nordschleife e Spa-Francorchamps (as duas versões);
as odiadas: Sakhir, Xangai e Magny-Cours
19 de julho de 2011 at 10:26
Amo Spa e acho que quem colocá-la entre as três mais odiadas merece uma machadada na cara.
Adoro Interlagos, pelas corridas emocionantes que sempre rolam por lá e porque nos últimos anos ela adquiriu um papel de “resistência old-school” na F1, lembrando a todo mundo que pistas legais existem depois de uma sequência de Tilkódromos.
Gosto de Österreichring, acho que continua legal mesmo após a reforma e muito me deprime saber que um circuito tão legal foi palco de um vexame que quase me fez desistir de acompanhar F1. ._.
Tenho ódio mortal de Yas Marina, e acho que nem preciso explicar o porquê. Ver o Alonso se ferrando lá ano passado não muda os fatos: a pista é uma bosta flutuante parcialmente decomposta.
Detesto Barcelona, porque nunca vi uma pista tão tediosa sediar um GP de F1 por tanto tempo. Representa a parte não tão legal da “resistência old-school” que mencionei acima.
Não gosto de Caesar’s Palace, porque só de olhar aquele traçado patético eu já começo a rir. E porque a estrutura da prova na época que ela existia era mais patética ainda e de engraçada não tinha nada.
19 de julho de 2011 at 19:25
É bem difícil escolher três para cada categoria, mas o desafio foi aceito:
Os que eu mais gosto são:
Darlington Raceway: pra mim, o melhor oval de todos, mesmo com a inclinação progressiva. Para mim, é sensacional ver os carros da NASCAR se espremendo no muro externo e só saindo de lá pra fazer paradas no pit stop.
Sepang: Incrível circuito, cheio de curvas cegas e rápidas, retas bem longas e o clima malaio dá um toque de emoção a mais a cada corrida. Pra mim, deveria ser mais usado…
Bahrein: Outro ótimo circuito, cheio de opções de traçados, a maioria deles com curvas bem rápidas, retas longas e bem largas. A fórmula um conseguiu usar a pior opção de traçado possível o ano passado.
e os que menos gosto são:
San Jose Grand Prix: Esse circuito pra mim era itriste. Pra mim, era apenas uma sequência de cotovelos, chicanes e um hairpin, ligados por minirretas. Nem tendo um trilho de trem no meio da pista pros carros da Champ Car pularem fazia o circuito ficar tragável.
Belle Isle Park: Outro circuito muito ruim em minha opinião, num tinha por onde passar, pois o carro não conseguia desenvolver velocidade suficiente e não cabiam dois carros lado a lado, era uma procissão.
Circuito Ayrton Senna: chega a ser uma heresia chamar esse circuito com o nome de Ayrton Senna. Esse circuito de rua em Salvador, era uma zona só. e não é perseguição a circuitos de rua.
19 de julho de 2011 at 19:38
Favoritas :
Spa Francorchamps (Atual)
Nurburgring Nordschleife
Laguna Seca
Spa é uma maravilha! Subidas e decidas, longas retas, curvas de alta, ou um misto de tudo isso em uma curva só Eau Rouge! As corridas sempre são boas e os pilotos adoram correr por lá. Simplesmente Fantástica!
Piores:
Hungaroring
Circuito da Cataluña
Abu Dhabi
Hungaroring é horrível é ponto final!
19 de julho de 2011 at 22:59
+
Nürburgring
Spa-Francorchamps
Interlagos
–
Cingapura
Valência
Barcelona
20 de julho de 2011 at 0:41
As três preferidas:
Bathurst
Laguna Seca
Watkins Glen
As três odiadas:
Barcelona
Ribeirão Preto (SCB)
Hochenheim (depois do estupro)
Bathurst conheci mais jogando do que assistindo. Pista fabulosa. Laguna Seca e Glen idem, hauahauaha
Barcelona tem o troféu de pior GP em grande parte das temporadas da F1, Ribeirão é um aborto. Hochenheim foi estuprada. Acabaram com a minha pista preferida da F1, acabaram com a minha infância. Imbecis.
20 de julho de 2011 at 2:51
Eis um desafio. Para todo o fã de automibilismo, é verdadeiramente difícil escolher somente três circuitos, tantos entres que gosta como os que não gosta. Porém é justamente o fato de ser um desafio que torna a ideia divertida.
Aqui vão minhas escolhas dos favoritos:
1) Le Mans pré-chincanes – não há como escolher outro; Le Mans é simplismente o circuito que evoca a aquilo que o automobilismo tem de mais puro: a velocidade, a beleza, o desafio, o perigo e a tradição. Pilotar em Le Mans é um orgulho para qualquer piloto, mas saber traçá-lo com perfeição é obra de um gênio. A condução em uma pista onde, com o carro certo, pode se passar dos 400 km/h exige coragem, perícia e nervos de fibra de carbono. Já completar mais de 390 voltas junto com dois outros pilotos num período de 24 horas exige uma ligeira dose de loucura.
A melhor versão do circuito é sem dúvida a que antecede o surgimento da chincanes na reta Hunaudiéres. Sua antiga extensão de 5 km era impressionante, bem como a velocidade nela atingida.
O circuito era mais longo e mais veloz, além das corridas ali serem mais autênticas, já que a FIA não era tão burocrática nessa época. Outros trechos marcantes são a Ford, a Dunlop e a Mulsanne.
2) Montreal – é uma pista interessante. Tecnicamente é de alta, já que a velocidade média de volta em classificação supera os 200 km/h. Mas a pista é também muito técnica, já que seu trecho travado exige equilíbrio nos acertos dos carros e perícia dos pilotos. Pode-se dizer que Montreal é um circuito completo, aproveitado em sua plenitude apenas por conjuntos completos. Se carro e piloto não se tornarem um só, há grande chance de que ambos terminem fora da pista.
Outro ponto muito interessante é a maravilhosa paisagem que a envolve. A ilha artificial de Notre Dame é belíssima.
3) Indianápolis F1 – é uma pista meio controversa por causa dos acontecimentos políticos ocorridos em alguns GP’s que sediou. Porém, suas característica técnicas são inegáveis. Mesmo os EUA sendo tão caracterizados pelos ovais hoje em dia, os organizadores souberam aproveitar isso de maneira brilhante: construíram um setor misto que se ligava a parte do oval. Então temos um trecho tradicional na F1 e um trecho de 22 segundos de aceleração plena. Não consigo pensar outra coisa senão… INCRÍVEL!!!
Infelizmente os já citados acontecimentos políticos deterioraram a imagem da F1 por lá. Em 2002, Schumacher devolveu a Barrichello uma vitória tirada a semana antes, e em 2005 tivemos aquela palhaçada promovida pela
Michelin. Mesmo considerando que a preocupação era segurança, a verdade é que esse tipo de marketing é totalmente desnecessário.
20 de julho de 2011 at 9:46
Pistas preferidas: Surfers Paradise (é realmente minha pista favorita), Spa Francorchamps, Vancouver (circuito de rua que a CART usou até 2004)
Pistas que menos gosto: Barcelona (odeio essa pista, e muito…fico me perguntando do porque essa pista existir), Cingapura (Marina Bay, né?) (essa corrida só me atrai mesmo porque é de noite…acho legal isso e tal), Silverstone (traçado atual, que fique bem claro).
20 de julho de 2011 at 11:07
Preferidas: Laguna Seca; Enna-Pergusa; Sebring.
Não preferidas: Yas Marina; Bahrein; Velopark
20 de julho de 2011 at 17:55
Não consigo escolher, mas uma que quero ver ao vivo (e GRÁTIS) é a pista de Abu Dhabi! Tá rolando uma promoção do Santander que dá uma viagem com tudo pago pro GP F1 de Abu Dhabi!!!!! Dá uma conferida em http://www.youtube.com/formulasantander
20 de julho de 2011 at 20:34
Dos bons: Road América, Spa-Francochamps e Tarumã.
Dos ruins: Magny-cours, Jacarepaguá (o que restou dele) e Velopark.
Sim, sou bairrista, pro bem e pro mal.
20 de julho de 2011 at 21:20
THE BEST
1. Spa – Como não gostar desta pista ? Faça chuva ( sempre ) ou sol as corridas são magníficas. Tem de tudo – cuvas de baixa, de alta, retas… E a Eau- Rouge então… Fantástica !!
2. Interlagos – Boa pista, excelente visão para o público. Sempre tem boas corridas lá. Pista boa sempre tem corrida legal. Além de tudo é pertinho de casa, escuto os motores…
3. Hockenheim ( antiga ) – Pista de alta onde o pau comia solto. Esta pista me traz boas recordações, com as vitórias de Piquet e Barrichello ( confesso que me emocionei ).
THE THRASH
1. Mônaco – Esta pista é o contrário de tudo que a F1 moderna prega. É perigosa, não dá pra passar, péssima visibilidade para o público… Só serve pra mostrar as belezas deste país que existe somente pra lavar dinheiro…
2 – Hungaroring – Esta é triste. É tão chata que somente quando um doido resolve fazer alguma sandice ( ultrapassagem do Piquet sobre o Senna, Hill quase ganhando com Arrows, Barrichello passando o Schummy ano passado ) é que ela é lembrada.
3 – Abu Dabi ( é assim que se escreve ? ) – Cenário de Star Wars, muito luxo, parque da Ferrari. Esqueceram de fazer uma pista minimamente decente, onde os pilotos possam pelo menos ultrapassar.
Abraços e parabéns pelo site !!
20 de julho de 2011 at 22:05
Vou fazer a minha lista.
As que mais gosto:
Nürburgring Nordschleife, La Sarthe e Mônaco.
As que não gosto são:
Circuito da Catalúnia, GP do Bahrein e Valência.
21 de julho de 2011 at 3:30
3 favoritas:
Spa-Francochamps: Pela Au Rouge, e só. Sempre achei fascinante, principalmente há 30 anos atrás, a turma contornar aquela curva com o pé embaixo.
Hockenheimring: Um circuito elegante, rápido, desafiador, encravado numa floresta. Considero como preferido o traçado até 2002, essa coisa moderninha que a F1 anda hoje é de péssimo gosto.
Gilles Villeneuve: Como não gostar de um circuito concebido dentro de um parque? Onde as corridas sempre são as mais interessantes do ano?
3 odiadas:
Abu Dhabi: Uma pista de kart rodeada por hotéis gigantescos espelhados, feito só pra o deleite de sheiks, é brega pra caralho.
Valência: Artificial. Tanta potencialidade pra se criar um belo ambiente pra se correr de automóvel, e a turma transforma num monte de muro cinzento sem graça. Poderia ser em Valência ou no Recife Antigo, ninguém notaria a diferença.
Las Vegas: um estacionamento chegou a decidir um campeonato de F1. Sem comentários.
21 de julho de 2011 at 4:16
Po, difícil essa heim verde?
Mas acho que Zolder, Dijon-prenoí e Nurbugring GP(o traçado sul usado pra F1 nesse ano. Não que eu odeie Nordscheleife, mas não está entre meus preferidos.
Se fosse pra por mais alguns, entrariam aí laguna seca, enna pergusa também, por ser de altíssima velocidade e ter aquelas chincanes matadoras, indianapolis e indianapolis GP(usado na f1 até 2005)…
21 de julho de 2011 at 4:26
Favoritas: SPA FRANCORCHAMPS/Monte Carlo/Fuji International Speedway
Piores: Hungaroring/Suzuka/Circuito de Jerez
21 de julho de 2011 at 4:27
http://www.youtube.com/watch?v=3_sCa9OzXTo&NR=1 triste é ver o abandono atual do pergusa :/
21 de julho de 2011 at 12:24
nunca comentei mas sempre acompanho seus posts…
me senti impelido a fazê-lo desta vez :)
Hockenheim – sinto falta com um circuito que só tem mato em volta.. hehe
Brands Hatch
Road America – porque sempre achei que se a Fórmula 1 tivesse que voltar pros EUA esse seria o circuito pra ser usado
21 de julho de 2011 at 15:38
As prediletas
Nürburgring Nordschleife
Bathurst
Oulton Park
As mais odiadas
Abhu Dabi – Yas Marina
Avus
Barhein
21 de julho de 2011 at 20:42
AS MELHORES:
1- Spa-Francorshamps: Se algum ânu ousar mexer nesse pedaço sacro-santo de velocidade, deve ser condenado a danação eterna nos porões do inferno.
2- Elkhart Lake: É a “Spa” do Tio Sam.
3- Interlagos: A pista original era muito, mas muito melhor. Entretanto, a topografia do circuito e variáveis causadas pelas chuvas que teimam cair na região, fazem desse um circuito interessante.
AS PIORES
1- Abu Dhabi: Uma prova clara e inequívoca de que o dinheiro por si só não traz felicidade.
2- Sepang: Gosto menos por conta do horário em que a F1 corre lá do que pela pista em si.
3- Hockenheim: Depois da maldita reforma que castrou uma das melhores pistas do mundo. Assistir corridas de F1 e DTM no traçado antigo, com aquelas duas retas intermináveis era sempre um prazer. Agora, mais um tedioso Tilkodromo…
21 de julho de 2011 at 21:06
Não vou dar uma de “super entendido” sobre pistas e cravar três circuitos obscuros nos melhores, enquanto indico um ou dois “favoritos de todo mundo” para os piores, só para criar polêmica.
Lá vai:
– Melhores:
Nürburgring Nordschleife – clássica, desafiadora, pista “pra macho”…
Spa – clássica, fica com o segundo lugar porque, mesmo mutilada, manteve o estilo “pista das antigas”, a Eau Rouge, o “clima rural”, etc…
Interlagos (antiga) – clássica, vi alguns vídeos e a pista era realmente fantástica. Pena que tenha sido “assassinada”…
– Piores:
Aida – corrida ridícula em 1994, traçado sem graça, travado…
Las Vegas – pista construída em um estacionamento??? Me poupe…
Jerez – não me venham com esse papo de pista seletiva, acerto de carros, etc… Exceto quando ocorre algo fora do script, as corridas por lá são verdadeiras procissões!
Joel Batata
22 de julho de 2011 at 23:43
Melhores: Talladega, Michigan e Spa-Framcorchamps.
Piores: Martinsville, Richmond e Abu Dhabi.
Abraço!
23 de julho de 2011 at 16:01
Minhas pistas preferidas são:
1) Interlagos: A pista é bem interessante com boa variação de relevo, curvas cegas, curvas de alta e com a freada forte do S do Senna. Sem falar que é a corrida que eu mais espero durante o ano;
2) Monza: Pista velocíssima, perigosa e cheia de histórias. Por lá a corrida geralmente é excelente. Pista onde os pilotos devem sempre dar o seu máximo o tempo todo;
3) Indianápoils: Gosto muito das corridas de 500 milhas, que pra mim passam tão rápido que nem parece que a corrida durou 3 horas. Gostava muito do traçado misto na época da Fórmula 1 também, pois era muito complicado para os pilotos acertar o carro, com aquele misto muito travado e todo o trecho do oval. Faz falta na Fórmula 1.
Pistas que eu não gosto:
1) Barcelona: Pista chata e previsível. É só reta e curva de raio longo pra direita. Com as mudanças de traçado de 2004 e , principalmente, de 2007, ficou pior ainda;
2) Barber: Ver as corridas da Indy nessa pista são uma tortura. Em todas eu cochilei em algum momento da prova;
3) Edmonton (versão até 2010): Com tanta pista mista e de rua legal na América do Norte a Indy corria nessas duas porcarias que só rendiam corridas insuportáveis. A corrida de Edmonton até o ano passado tinha que ser feita fazendo outra coisa ao mesmo tempo, como navegar na internet, jogar War ou algum trabalho da Faculdade, pois se fosse parar pra ver corrida lá não aguentaria 5 minutos. Tomara que esse traçado desse ano seja melhor, até porque é quase ímpossível ser pior.
23 de julho de 2011 at 18:10
As três preferidas:
Road America: As transmissões da CART pelo SBT nos anos 90 me transformaram em fã incondicional desse circuito recheado de retas, freadas em descida, florestas e zebras bem baixinhas. Aquele ladeirão na reta dos boxes é uma das coisas mais legais que já vi em circuitos mistos.
Spa-Francorchamps: Resquício dos anos vindouros da F1 em seus 7km de extensão aproximada. A Eau Rouge deixou de ser a curva mais desafiadora do calendário da F1, mas seu carisma continua insuperável entre pilotos e principalmente fãs da categoria.
Potrero de Los Funes: O autódromo da cidade de San Luís é uma espécie de versão andina de Enna-Pergusa, com um lago na parte interna. O visual é espetacular, e o traçado segue o mesmo caminho. Um dia ainda vejo corrida lá ao vivo.
As três odiadas:
Indianápolis (misto): O oval é um dos melhores que existem, o trecho misto criado para a F1 em compensação é terrível, travado, enfadonho, totalmente fora de sintonia com a velocidade pura do trecho herdado do oval.
Montmeló: A extrema dependência aerodinâmica dos F1 de alguns anos pra cá transformaram essa corrida no grande teste de paciência para os espectadores. Pior que não consigo imaginar corrida boa de nenhuma categoria que por ventura corra ali.
Sakhir: Tão entediante quanto o deserto que o rodeia. Simples assim.
23 de julho de 2011 at 18:13
As minhas preferidas são:
Spa – para mim uma das pistas mais belas e seletivas que existem!!!
Laguna Seca – pista espetacular, veloz, emocionante e ainda por cima com uma das mais belas curvas do mundo, a saca-rolias.
Monaco – para uns ultrapassada, para mim simplesmente glamourosa.
alem de outras como: Nürburgring Nordschleife, Hockenheim antiga, monza….
As mais chatas são:
Barcelona – sempre é aquela mesmice de sempre!!!
hurgaroring – é um zig-zag sem fim e ainda nao dar possibilidade nenhuma de ultrapassagem.
Yas Marina – pior de todos os circuitos que tilke fez. sem graça, sem emoção, sem prazer para quem ver e anda nela e principalmente sem espirito de automobilismo. parece mais um parque de diversões para os xequeis arabes, do que um local para eventos autmobilisticos.
resumindo: ela é um zero a esquerda.
24 de julho de 2011 at 15:03
Eu gosto de Enna Pergussa também. É a minha prista preferida no GTR2. Mas está fora do meu top list.
Melhores:
1- Laguna Seca – O que falar de um circuito que tem a curva mais legal do mundo.
2- Spa – É a pista mais seletiva do mundo, na minha opiniao, e uma das poucas que não foi totalmente desmanchada em prol da segurança.
3- Elkart Lake – É a Spa americana. Só acho uma pena que a Indy não tenha voltado para lá.
Piores:
1- Valência (autodrómo, não a pista de rua) – Que pistinha chata. Parece que os espanhóis têm vocação para construir autodrómos chatos, vide Jarama, Jerez e Albacete.
2- Salvador – Que pista ridícula. É o pior circuito de rua do mundo. Muito mal feito.
3- Bahrein – Acho o pior trabalho do Tilke. É um traçado muito besta: reta e curva lenta, reta e curva lenta. Tomara que nunca mais volte para a F1.
24 de julho de 2011 at 19:59
As Minhas Pistas Preferidas São:
Interlagos,tanto o atual quanto o antigo,sem nacionalismo mais interlagos sempre foi bom
Spa,uma pista desafiadora e de alta velocidade e emocionante
marina bay,alem de ser um circuito lindo é bastante seletivo e proporciona corridas legais
indianapolis,o tracado misto era bem legal,o trecho de alta velociade e o misto eram desafiadores
monza,uma pista velossisima e simplesmente emocionante,uma das melhores pistas do mundo
adelaide,grande pista e com muitos pontos de ultrapassagem
As piores:
Abu dhabi,não sou o cara que mais odeia o tilke mais essa pista é detestavel,pessimo
barcelona,o tracado ate que é legal,mais não da pra ultrapassar,não gosto
aida,ridiculo,ainda bem que so duro dois anos na f1
desculpe pela lista extensa mais gosto e desgosto de muitos circuitos e não conseguir me resumir a tres,vlw
24 de julho de 2011 at 21:09
Melhores:
1° Spa
2° Suzuka
3° Surfers Paradise
Piores:
1° Abu Dhabi
2° Barhein
3° Jerez
25 de julho de 2011 at 9:57
Melhores:
– Road America (Elkhart Lake)
– Spa
– Suzuka
Piores:
– Valencia
– Assen
– Jerez
25 de julho de 2011 at 21:14
Favoritas:
– Laguna Seca (Um traçado nem tão complexo assim, mas divertido e com o charme das mudanças de relevo);
– Spa (Uma pista tradicional que sobreviveu ao tempo, adorada pela imensa maioria dos pilotos, desafiadora, com mudanças de relevo constrantes, clima instável e, ainda por cima, com a Eau Rouge. Precisa de mais que isso?);
– Nurburgring Nordschleif (Como não gostar de uma pista que ficou conhecida como Inferno Verde?).
Odiadas:
– Barcelona (De todo o tempo em que está na F1, creio que não assisti nem cinco corridas decentes nessa pista. Chata, enfadonha e que proporciona procissões por não favorecer ultrapassagens. Dureza…);
– Infineon Raceway (Uma pista no meio do nada, que não tem nada de especial e que nada acrescenta.);
– Yeongam (Tem certeza que aquilo é pista? Será que não é um canteiro de obras?).
26 de julho de 2011 at 2:12
Mais gosto: Interlagos mexe comigo até hoje, aquele suadouro 1 minuto antes da largada…sinto como se eu estivesse recepcionando a F1 em casa. Não é só
pelo traçado (que me agrada muito). Depois vem o oval de Indianapolis e Hockenhein de 7KM
Menos gosto: Abu-Dhabi do inferno, Barcelona do capeta e Valência de rua do c&*@%$.
PS: Baseei-me apenas em F1.
28 de julho de 2011 at 12:39
Melhores:
1 – Indianapolis: a corrida que eu mais aguardo no ano é a Indianapolis 500. Logicamente não é só o evento e a história do mesmo que me chama a atenção. O traçado impressiona pelo desafio que proporciona aos pilotos. É o templo do automobilismo.
PS: Os tijolinhos na linha de chegada e as arquibancadas na reta principal também chamam a atenção.
2 – Spa: pelo traçado, pela história e, principalmente, pela Eau Rouge;
3 – Bristol (Night): como fã da Nascar, não poderia deixar de citar uma pista em que a referida categoria corre. Embora eu goste muito das corridas em Talladega e Daytona, o oval de Bristol é sensacional. O traçado pequeno, as inclinações nas quatro curvas, o formato de estádio ou arena em todo o complexo são características que chamam a atenção. Prefiro a corrida noturna (esse ano vai ser dia 27/08…..hehehe).
Piores:
1 – Sakhir: o traçado já era ruim até 2009 e conseguiram piorar em 2010. O visual desértico só piora as coisas;
2 – Valencia: o traçado é horrível. Além disso, toda a beleza do local fica escondida durante a corrida.
3 – Imola (após 1994): eu gostava bastante do traçado, apesar dos acidentes do Senna e do Ratzenberger. As mudanças na Tamburello e na Villeneuve cagaram com todo o traçado.
28 de julho de 2011 at 15:19
Bueno, farei um apanhado pelo que assisti e pelo que corri nos videogames. Não tenho tanto conhecimento como os amigos e por isso gosto dos posts sobre pistas e histórias do automobilismo.
MELHORES
1) Suzuka – além do belo circuito, questão afetiva. Uma das primeiras corridas em que acordei de madrugada, ainda criança, para assistir. Quando comecei a jogar videogame, como no Mega Drive, ficava fascinado por aquele traçado estranho em que uma parte da pista passava sobre a outra. Variações de relevo, a roda gigante e a tomada da TV japonesa seguindo o carro após a freada do hairpin subsequente à reta principal;
2) Nordschleife – pela história, pela paisagem e, claro, pelo desafio do circuito;
3) Spa – a primeira pole de Barrichello, numa sessão molhada, pela Jordan, em 1994. A famosa Eua Rouge, o circuito complexo, uma pista comprida, de tempos grandes, mas que não é modorrente.
PIORES
1) Valencia Street Circuit – absolutamente insosso, sem pontos de ultrapassagem, nenhum desafio;
2) Marina Bay – outro circuito sem nada de desafiador e sem pontos de ultrapassagem;
3) Sakhir – curvas de baixa no primeiro setor, retas curtas no segundo e três grandes retas no último. Circuito chato, modorrento, que ainda leva intermináveis 2 min para uma volta