Meu pequeno e humilde censo sobre os gostos dos leitores deste humilde sítio eletrônico está concluído. Resultados interessantes. No geral, tudo dentro do esperado. Mas sempre há alguma surpresa aqui ou acolá. E alguns dos meus pilotos preferidos foram impiedosamente surrados, o que me fez cogitar fechar o Bandeira Verde e abrir um site sobre quiromancia ou física nuclear. Meus votos não contaram aqui. Abro exceções a alguns votos atrasados. Aos resultados, vamos:
MCLAREN – JENSON BUTTON 15 X 13 LEWIS HAMILTON
MEU VOTO: LEWIS HAMILTON
Já começo levando pau aqui. De certa forma, um resultado que me surpreendeu. Achei que Hamilton seria votado em massa, mas o pessoal parece gostar bastante do estilo mais comedido e mais discreto do campeão de 2009. De qualquer jeito, disputa acirrada entre a dupla que reedita Ayrton Senna e Alain Prost.
Thiago Medeiros: “Acho impressionante alguém ser campeão do mundo pilotando politicamente correto daquela forma. É um dos poucos casos em que gosto mais da competência que do show”
MERCEDES – MICHAEL SCHUMACHER 17 X 11 NICO ROSBERG
MEU VOTO: MICHAEL SCHUMACHER
Aqui, pesou o currículo impecável do heptacampeão mundial, até porque não creio que as pessoas tenham pensado em seu desempenho nesta temporada para votar nele. Pelo visto, a discrição de Nico Rosberg não consegue agradar a muitos.
António Guimaraes: “É o piloto com mais titulos mundiais, é hepta-campeão!“
RED BULL – SEBASTIAN VETTEL 15 X 13 MARK WEBBER
MEU VOTO: SEBASTIAN VETTEL
Mesmo com a ótima temporada de Webber, muitos acreditam que Vettel ainda tem mais talento natural e mais potencial para se tornar um fenômeno nos próximos anos. Ainda assim, é notável o número de pessoas que apoiam o australiano.
Joel Batata: “Agressivo e imaturo. E isso é muito bom”
FERRARI – FELIPE MASSA 9 X 17 FERNANDO ALONSO (DOIS NÃO ESCOLHERAM NINGUÉM)
MEU VOTO: FERNANDO ALONSO
A presepada de Hockenheim e a excepcional forma de Fernando Alonso nesta temporada custaram a Massa um bocado de pontos. O espanhol, favorito ao título, também é o favorito dos leitores aqui, mesmo sendo um dos sujeitos mais polêmicos que a Fórmula 1 já conheceu.
Roberto L.: “Bicampeão mundial, andando pra caralho num carro que não é essa Brastemp toda. Merece todo o respeito e admiração. Massa é bom piloto, mas não chega aos pés do espanhol”
WILLIAMS – RUBENS BARRICHELLO 27 X 1 NICO HÜLKENBERG
MEU VOTO: RUBENS BARRICHELLO
Uma surra daquelas. E Rubens, mesmo com 38 anos de idade e 17 na Fórmula 1, ainda consegue agradar a muitos com sua experiência e suas boas colaborações para a Williams. E olha que Hülkenberg definitivamente não pode ser considerado um mau piloto.
Arthur Simões: “O cara é foda! Quase 40 anos e correndo como uma criança… ou melhor, como um novato”
RENAULT – ROBERT KUBICA 27 X 1 VITALY PETROV
MEU VOTO: VITALY PETROV
É de pedir pra sair e ir pra casa. Robert Kubica é um dos maiores talentos da Fórmula 1 atual e vem fazendo uma temporada simplesmente impecável. Quem torce pelo Petrov (no caso, eu e o Bruno Simões) o faz porque é um dos sujeitos mais pitorescos do grid. Surra inquestionável e previsível.
Pedro Meinberg Junior: “Merecia um carro melhor, mas é excelente vê-lo render tanto com um carro limitado”
FORCE INDIA – ADRIAN SUTIL 26 X 1 VITANTONIO LIUZZI (UM VOTOU EM PAUL DI RESTA, TEST-DRIVER)
MEU VOTO: VITANTONIO LIUZZI
Terceira surra consecutiva, dessa vez por um pouco menos: 26 x 1. Nesse caso, até eu pensei em votar em Adrian Sutil, pois também gosto do seu estilo de pilotagem e torço para que encontre uma boa vaga. Mas Liuzzi é campeão de Fórmula 3000 Internacional e não tem como eu não ter simpatia por ele. O Pedro Meinberg Junior também gosta mais dele.
Gabriel Vargas: “Veloz e pouco sutil”
TORO ROSSO – SEBASTIEN BUEMI 8 X 18 JAIME ALGUERSUARI (UM NÃO ESCOLHEU, UM VOTOU NO TEST-DRIVER DANIEL RICCIARDO)
MEU VOTO: JAIME ALGUERSUARI
Fiquei surpreso, já que achei que Buemi ganharia com facilidade. Mas o suíço não está fazendo uma grande temporada e Alguersuari, que não é nenhuma Brastemp, está convencendo um pouco mais. Mas a dupla peca por ser absolutamente sem sal.
Lucas Domakoski: “Não tenho nenhuma simpatia especial por nenhum dos dois, mas o espanhol às vezes mostra alguns lampejos de agressividade”
LOTUS – JARNO TRULLI 3 X 21 HEIKKI KOVALAINEN (QUATRO NÃO ESCOLHERAM)
MEU VOTO: HEIKKI KOVALAINEN
É isso aí. Teve mais gente que não votou em ninguém do que apoiadores do veterano Trulli. Mas a verdade é que o italiano foi completamente ofuscado pelo ótimo desempenho do outrora desacreditado Kovalainen. Resultado previsível.
Natan D. Rodrigues: “Dá um banho de aguerrimento no Trulli.”
HISPANIA – SAKON YAMAMOTO 1 X 22 BRUNO SENNA (KARUN CHANDHOK RECEBEU TRÊS VOTOS, CHRISTIAN KLIEN RECEBEU UM E UMA PESSOA NÃO VOTOU EM NINGUÉM)
MEU VOTO: BRUNO SENNA
É difícil fazer uma avaliação dessas com uma equipe que teve quatro pilotos diferentes nessa temporada. Bruno Senna, no fim das contas, só recebeu mais votos por falta de opção, já que Sakon Yamamoto é naturalmente inferior ao brasileiro e Karun Chandhok acabou saindo muito cedo.
Rodrigo Rocha: “Provavelmente é o piloto da F1 com menos corridas na carreira (somando todas as categorias), ainda tem muito a aprender, mas já é rápido. É que com Hispania não dá para avaliar”
SAUBER – NICK HEIDFELD 5 X 20 KAMUI KOBAYASHI (UM NÃO VOTOU EM NINGUÉM, DOIS INDECISOS)
MEU VOTO: NICK HEIDFELD
É uma das duplas mais simpáticas do grid. A vitória de Kamui Kobayashi era esperada, já que o japonês é a sensação do momento. Heidfeld, no entanto, não foi tão absurdamente mal como eu esperava. Um dos votantes, o Luís, simplesmente não escolheu ninguém por gostar dos dois. E é isso que acontece. São dois pilotos legais.
Luís: “Sempre fui fã do Nick e agora do Koba”
VIRGIN – TIMO GLOCK 3 X 22 LUCAS DI GRASSI (TRÊS NÃO ESCOLHERAM NINGUÉM)
MEU VOTO: LUCAS DI GRASSI
Ao contrário da Sauber, a Virgin tem uma das duplas mais apagadas do grid. Ainda assim, Lucas di Grassi vem agradando a vários com sua evolução no ritmo de corrida. E é um sujeito mais gente boa do que o fechado Glock.
Lucas Domakoski: “É um bom piloto, simpático e batalhador. Timo Glock é um piloto mediano, arrogante e mal-humorado”
3 de novembro de 2010 at 17:02
Reabra o censo. Meu voto não foi computado.
McLaren: Button, me identifico.
Ferrari: Massa, puro nacionalismo.
Mercedes: Rosberg, bateu um heptacampeão mundial.
Red Bull: Webber, é excitante ver alguém que usa a experiência para vencer a velocidade de Vettel.
Williams: Barrichello, é excelente ver alguém de quase 40 anos com motivação de um piloto que acabou de sair da F-3.
Force India: Di Resta, melhor que os 2 titulares somados.
STR: Daniel Ricciardo, os titulares são insossos demais.
Renault: Kubica, interessante ver o que ele faz com um carro limitado.
Lotus: Kovalainen, deu a volta por cim.
Virgin: Di Grassi, foi capaz de superar Glock com um carro inferior ao dele.
Sauber: 0,5 voto para cada, é a melhor dupla do grid.
Hispania: Senna, sendo inexperiente conduziu a equipe durante a temporada, devido ao maior número de corridas disputadas.
3 de novembro de 2010 at 19:54
Meu comentário mereceu uma menção na Hispania, uhuhuuu! Obrigado! hehe
3 de novembro de 2010 at 20:53
Obrigado pelas menções, Verde!!! Excelente a idéia de fazer esse censo!!!
Quanto à votação…poooxa, só eu votei no Hulk??? O garoto tem talento, pessoal! Tenho comigo a idéia de que logo logo ele superará o Barrica velho-de-guerra. Veremos os próximos capítulos… =P
3 de novembro de 2010 at 21:18
Nico Rosberg deveria ter mais votos! Bateu Schumacher e consegue tirar bons resultados da sua não-tão-boa Mercedes. Pena que foi ofuscado pela imagem do retornado e caído companheiro de equipe.
4 de novembro de 2010 at 12:44
Obrigado pela menção. E muitos parabens pelo site. Saudações
4 de novembro de 2010 at 15:05
Apesar de não ter participado neste censo (com o trabalho que tenho com o meu, lembrar-me de votar e opinar nos outros é complicado), no geral consigo compreender as escolhas dos internautas, apesar de algumas delas serem, no minino, discutíveis.
De coração, votaria no Hamilton na McLaren e Vettel na Red Bull, pela sua agressividade e sua vontade de vencer a cada metro, e não como os seus companheiros de equipa, que esperam para que os outros façam “cagada” para depois herdarem o lugar. Da mesma maneira como o Hamilton foi campeão, Vettel também será.
Contrariado, votaria no Alonso na Ferrari, porque para além de ser bom piloto é bom politico. É o Alain Prost dos nossos dias, com um lado Schumacher no sentido de secar tudo à sua volta, incluindo os seus companheiros de equipa. Qualquer dia será como Luis XIV: “A Ferrari sou eu”.
De resto, concordo, excepto no caso de Michael Schumacher vs Nico Rosberg. Votaria no mais novo por ter provado que é mais do que o filho de Keke, um loirinho de olhos azuis e que muitos continuam a insinuar que é gay. Só estou espantado é por ninguém não ter escolhido o Pedro de la Rosa na Sauber. Nem um espanhol para amostra?
4 de novembro de 2010 at 15:39
Valeu pela menção, Verde!
Prestar mais atenção no Liuzzi daqui pra frente.