Não tenho inspiração e muito menos tempo, já que as obrigações econômicas (?) me chamam. Mas como também não vou deixar vocês sem nada, posto algo do meu acervo.

Vou rianovizar. Coloco uma foto de um dos meus carros obscuros preferidos. Não, não me refiro ao Lola-Menard vermelho de Nelson Piquet, mas sim ao Lola-Buick do francês Stéphan Gregoire.

Gregoire, francês de 24 anos que havia feito uma carreira meio discreta na Fórmula 3 francesa, concluiu que não daria certo no automobilismo europeu e migrou para os Estados Unidos para correr na Indy em 1993. O interessante da história é que o piloto levou junto com ele a equipe de Fórmula 3 pela qual correu no ano anterior, a Formula Project. Tradicional escuderia francesa nas categorias de base, a Formula Project arranjou um Lola de 1992 e um potentíssimo mas quebrador motor Buick para competir nas 500 Milhas de Indianápolis. O patrocínio já estava garantido: o antiático Maalox, muito conhecido na França. O que mais chamava a atenção, no entanto, eram as cores da equipe: vermelho, azul, amarelo, preto e verde. Desde os tempos da Fórmula 3, a Formula Project colocava para correr verdadeiras caixas de lápis de cor ambulantes.

E lá foi Gregoire com seu carro colorido, muito colorido. Gosto de carros assim. Tudo bem que, nos dias atuais, eles remeteriam às detestáveis bandas de menininhas e garotos afeminados. Porém, dependendo da pintura, até que o resultado acaba sendo interessante. No caso do carro da Formula Project, ficou bem legal, colorido sem ser muito brega.

E o desempenho foi bom. Sem maiores dificuldades, Gregoire conseguiu o 15º lugar no grid e andou direitinho na corrida, terminando em 19º e ganhando o título de melhor estreante da corrida. O melhor de tudo, no entanto, foi ter liderado uma voltinha, momento em que todos os pilotos à sua frente foram para os pits.

Para infelicidade de Stéphan Gregoire, esta foi sua melhor corrida nos Estados Unidos. E para infelicidade minha, a pintura colorida da Formula Project nunca mais foi vista nas pistas americanas.

Anúncios