Essa imagem diz absolutamente tudo. 21 de Outubro de 1990.
Mais uma vez, o circuito de Suzuka entraria para a história da Fórmula 1. Ayrton Senna e Alain Prost se encontravam mais uma vez para a disputa de um título mundial.
Dessa vez, Senna chegava à Suzuka à frente no campeonato, com 78 pontos contra 69 de Prost. Nos tempos dos descartes, a conta era complicadíssima: apenas os onze melhores resultados eram considerados, e ambos já tinham três abandonos e podiam descartar mais dois resultados. Prost tinha 5 pontos descartáveis, contra 8 de Senna, mas ambos tinham de esperar pelos resultados das últimas corridas para ver se haveriam outros pontos descartáveis. Na prática, apenas a vitória importava e Senna tinha vantagem: se a diferença de 9 pontos fosse mantida, o título seria do brasileiro.
A Ferrari aparentava ter vantagem nas curvas de alta e, mesmo com as novidades no motor trazidas pela Honda, Prost seria páreo duro. Na Sexta-Feira, Berger surpreendeu e foi o mais rápido no 1º qualifying, com o tempo de 1m38s374, seguido de Prost e Senna, que havia dado uma rodada. Bola pra frente, pensou Senna. Amanhã vai ser melhor.
De fato, foi. Com a pista mais rápida, Ayrton fez uma volta fantástica e marcou a 51ª pole-position de sua carreira, com o tempo de 1m36s996, o único piloto a fazer uma volta abaixo de 1m37. A Ferrari, porém, estava muito bem e colocou Prost em 2º e Mansell em 3º. Senna e Prost na primeira fila, mais uma vez. O que será que os esperava? Era talvez a decisão mais aguardada da história da F1 até então.
Durante todo o fim de semana, Ayrton Senna pediu para que os oficiais da FISA alternassem as posições, movendo a posição do pole-position do lado direito, ao lado da mureta dos pits, para o lado esquerdo, onde os carros passavam e a pista ficava mais emborrachada e aderente. Como o capo da FISA era exatamente o desafeto de Senna Jean-Marie Balestre, não foi surpresa que os oficiais negassem o pedido. E Senna largaria do lado mais sujo da pista, o que o revoltou muito.
Domingo, dia 21, 13h locais, 1h no horário de Brasília. 150.000 pessoas acomodadas nas arquibancadas do autódromo de Suzuka e milhões de pessoas acompanhando pela TV. No Brasil, já era de madrugada, e Galvão Bueno iria acompanhar a saga de seu amigo. Na época, o locutor já estava brigado com Reginaldo Leme. Os 26 carros se posicionam no grid, a bandeira verde é acionada lá atrás, a largada é autorizada e dada.
Ayrton Senna, como esperado, largou mal e perdeu a ponta para Alain Prost. Mas o brasileiro tinha para si que não deixaria Prost escapar após a primeira curva. Ah, mas não deixaria MESMO!
Senna buscou um espaço impossível na primeira curva e colocou o carro por dentro. Prost fechou a porta e os dois se chocaram a mais de 200km/h. Prost saiu rodopiando e parou na caixa de brita. Senna seguiu reto até bater na barreira de pneus com força. Fim de prova para os dois. O mundo esperava que viesse a bandeira vermelha, mas ela não veio e a corrida seguiu. Senna era bicampeão mundial.
O que esse humilde escriba acha? Que Senna foi irresponsável, infantil e quase idiota mesmo. Foi, sem dúvida, a pior atitude que ele tomou na Fórmula 1 de longe, e talvez a atitude mais lamentável que eu já vi de um piloto na Fórmula 1. Um acidente desnecessário e que poderia ter colocado a vida dos dois em risco, pois ocorreu em alta velocidade e em uma curva perigosa. Muitos dizem que foi uma bela vingança. Ora, estamos falando de corrida de carro! Defender Senna é que nem aceitar um motorista que, fechado no trânsito, provoca uma batida como resposta. Senna poderia ter se vingado na pista, o que ele provavelmente conseguiria e o que seria uma vingança elegante e que o consagraria como o vencedor na briga contra Balestre e Prost. Fazendo o que fez, se rebaixou ao nível deles.
Mas a história foi feita desse jeito e a briga pelo título de 1990 terminou deste modo, com ambos voltando aos boxes. Separados.

24 de março de 2010 at 12:03
Gostei muito do blog e estou adicionando à lista do blogroll do Motorizado. Vc poderia fazer o mesmo eu sua lista de favoritos? Um grande abraço!
30 de julho de 2010 at 22:40
Picaretagem do Senna.
Tinha talento pra ganhar no braço, não precisava disso.
Assim como o Schummi, em 97.
22 de dezembro de 2011 at 10:49
Porra “niuma” ! Aquele Prost era um “filadaputa” . . . Fez o que fez em 89 e não merecia o troco ? Aham tah ! O troco foi dado na mesma moeda !
22 de dezembro de 2011 at 11:19
Mesma moeda. Eu te dou um chute na perna e você devolve com um tiro de fuzil.
9 de março de 2012 at 12:43
Não há campeão bonzinho na F1. E nunca existirá.
6 de outubro de 2013 at 14:39
O homen que resolve seu problema na primeira oportunidade, sendo que não tem bola de cristal para saber o que aconteceria nas próximas voltas, tem o meu respeito.
7 de agosto de 2014 at 23:43
Naquele dia ele tirou o Prost da corrida, não foi só pra ser o campeão que qualquer alma que acompanhava formula 1 na época, já sabia que ele tinha todas as condições e nunca negou uma batalha destas, mas foi pro Prost se sentir exatamente como ele deve ter se sentido quando o Prost propositalmente tirou ambos da corrida e venceu o campeonato por pontos. Em 90 Senna deu o troco e ganhou o campeonato exatamente igual.
2 de dezembro de 2015 at 1:10
“…Um acidente desnecessário e que poderia ter colocado a vida dos dois em risco,…”
Poderia ter colocado não, colocou efetivamente a vida dos dois em risco.
Será que Senna realmente teria ganho esse campeonato se não fosse desta maneira?