KIMI RÄIKKÖNEN – 9,5 – O finlandês mais mineiro do grid mineiramente venceu a primeira do ano. Pelo que mostrou nos treinos livres, não era exatamente um favorito franco à vitória, mas o show dominical se deu no campo da estratégia. Saindo da sétima posição, ele apostou numa tática de apenas dois pit-stops e um único stint de oito voltas com pneus supermacios. Com isso, economizou uma parada e saltou lá para a liderança definitiva na volta 43. Tinha um carro muito bom em mãos e ainda meteu uma ultrapassagem por fora sobre Lewis Hamilton lá no começo da prova. Vitória cerebral, “uma das mais fáceis da minha vida”. Além de tudo, esnoba.
FERNANDO ALONSO – 8 – Ganhou e perdeu na estratégia. Segundo colocado na corrida, o Corneteiro das Astúrias vociferou muito neste fim de semana, mas não pegou o caneco. Reclamou do carro, desdenhou da vitória de Räikkönen, comemorou o fracasso de Sebastian Vettel e, se bobear, deve até ter dito que o bigodinho de Hitler não era tão feio assim. Nos treinos, de fato, não teve a mais fácil das vidas. A corrida foi boa, mas sem estardalhaço. Uma boa largada, uma rasteira dada em Felipe Massa e Sebastian Vettel no segundo pit-stop e uma rasteira tomada de Kimi Räikkönen na parte final da prova. Destaco também o belo duelo com seu ex-parça Lewis Hamilton. Terminou a corrida no pódio, mas não estava feliz. Como sempre.
SEBASTIAN VETTEL – 8 – Era a aposta de 37 em cada dez pessoas para a vitória, mas acabou derrotado pela inesperada gula por pneus de seu carro. Liderou dois treinos livres, marcou uma pole-position tranquila e aparentava ser o cara que Roberto Carlos cantava naquela medonha canção. De forma surpreendente, a corrida foi difícil. Sofreu com a pressão de Felipe Massa no início da prova e ainda foi ultrapassado por Fernando Alonso (e Kimi Räikkönen) no pit-stop. Sem conseguir lidar bem com os compostos médios, o tricampeão ficou longe da vitória e teve de se contentar com o terceiro lugar. Mas ele estava contente. Como sempre.
FELIPE MASSA – 8,5 – Finalmente, uma boa atuação em Melbourne. Para ser honesto, o quarto lugar não fez jus ao seu excelente fim de semana, no qual esteve competitivo desde a sexta-feira. No treino oficial, dividido em dois dias, Felipe bateu forte no Q1 e deu muita sorte de não ter ficado com nada além de uma dorzinha no pescoço e do seu carro não ter ido para o ferro velho. De volta à ação, conseguiu um bom quarto lugar no grid, logo à frente de Fernando Alonso. No GP, a boa fase continuou. Felipe fez ótima largada, pulou para segundo e pressionou Sebastian Vettel durante um bom tempo. Poderia ter chegado ao pódio, mas foi vítima de uma estratégia para lá de duvidosa por parte da Ferrari e acabou ultrapassado por Alonso no pit-stop. Depois, ainda perdeu um tempinho atrás de Adrian Sutil. Mas os pontos vieram. Como é bom ver o língua-presa confiante e sentando a bota.
LEWIS HAMILTON – 7,5 – Seu primeiro fim de semana na nova casa foi tão atribulado que o quinto lugar foi até uma surpresa positiva. Ainda conhecendo o carro, Lewis sapateou para lá e para cá durante os treinos. Na classificação, bateu na primeira curva durante o Q1 e deu sorte de ter continuado, obtendo um ótimo terceiro lugar no grid. Difícil mesmo foi a corrida. Lewis teve problemas com os pneus médios e tomou ultrapassagens de um monte de gente, com destaque para as manobras de Kimi Räikkönen e Fernando Alonso. Bom piloto que é, ainda conseguiu terminar em quinto. O trabalho só está começando.
MARK WEBBER – 5,5 – Não dá sorte mesmo em casa. Enquanto Sebastian Vettel lidera os treinos e sempre dá algum jeito de obter um bom resultado, Mark Webber se fode com sua própria falta de ritmo e com os gremlins que costumam atacar seu carro. A corrida foi uma desgraça total. Segundo colocado no grid, Mark fez sua rotineira largada horrorosa e desapareceu da disputa pelas primeiras posições. Problemas no KERS, na telemetria e nos pneus (!) também não lhe ajudaram muito. Terminar em sexto não foi de todo ruim, mas cá entre nós: é mais prazeroso ficar em quinto andando de Minardi, não é?
ADRIAN SUTIL – 8 – Destaque dos treinos e sensação da corrida. Deu pau em Paul di Resta durante todo o tempo e só não foi melhor na qualificação porque bobeou com os pneus no Q2. Por não ter largado entre os dez primeiros, pôde mudar sua estratégia e decidiu ser um dos poucos a largar com pneus médios com a intenção de fazer apenas dois pit-stops. A tática funcionou parcialmente. Sutil conseguiu postergar ao máximo suas duas paradas, liderou onze voltas e esteve durante a maior parte do tempo entre os ponteiros. Surpreendentemente, andou rápido enquanto esteve com pneus médios. Com os supermacios, perdeu terreno e acabou terminando apenas em sétimo. De qualquer jeito, excelente reestreia.
PAUL DI RESTA – 6 – Se o resultado de Adrian Sutil parece ter sido pouco, o de Paul di Resta parece ter sido muito para sua atuação neste fim de semana. O escocês sentiu o baque e ficou atrás do colega alemão durante todo o tempo, conseguindo algo melhor apenas no Q3 da classificação, onde foi o nono. Praticamente não consegui acompanhá-lo durante a corrida. Sei que ele fez três pit-stops e que esteve misturado no meio do bolo durante todo o tempo. Que o cidadão agradeça pelo resultado que teve. E que dê uma melhorada de ânimo para as próximas etapas.
JENSON BUTTON – 2,5 – Para alguém que venceu três das últimas quatro corridas em Melbourne, um nono lugar nessa pista não pode ser considerado um resultado bom. Nem razoável. Fulo da vida com o carro durante todo o fim de semana, Jenson sofreu como um porco à beira do abate nos treinos e na corrida. Largou em décimo, não saiu do pelotão intermediário e só não ficou de fora da zona de pontos por detalhe. Quando estava de bom humor, disse que teria um bocado de trabalho para fazer. De mau humor, afirmou que a McLaren não ganhará nenhuma corrida nesse ano. Para a esposa, deve ter falado que até seu antigo Fórmula Ford era mais veloz.
ROMAIN GROSJEAN – 2 – Enquanto o companheiro vence a corrida, o suíço termina apenas em décimo. Uma tristeza, mas o cara admitiu que havia algo de errado no carro e que precisaria discutir com seus mecânicos, com o Papa e com o demônio para resolvê-los. Pelo menos, ele não bateu, o que é um avanço. E os resultados nos treinos, como a primeira posição no terceiro treino livre e a oitava no grid de largada, não foram de todo decepcionantes. Mas repito: com o mesmo carro, Kimi Räikkönen ganhou a corrida.
SERGIO PÉREZ – 1 – Estou aqui, torrando a cabeça, tentando me lembrar se algum piloto teve uma estreia tão ruim pela McLaren quanto o mexicano Pérez. Talvez Philippe Alliot em 1994? Isso pouco importa. O ex-piloto da Sauber mostrou que anda numa fase infernal e seu carro também não vem ajudando. Nos treinos, foi mal durante todo o tempo e não conseguiu nada melhor que um vergonhoso 15º lugar no grid. Na corrida, fez uma boa largada e só. Nem mesmo o fato de ter sido um dos poucos a largar com compostos médios lhe ajudou. Afundado com os problemas de desgaste de pneus, ficou fora da zona de pontuação pela sétima corrida seguida. Ay, caramba!
JEAN-ÉRIC VERGNE – 4 – Esteve anônimo durante quase todo o tempo, mas não dá para dizer que foi mal. Nos treinos, esteve pau a pau com Daniel Ricciardo e conseguiu superar o australiano quando realmente importava, a sessão classificatória. Durante a prova, chamou a atenção ao sair da pista na largada e ao conseguir marcar a segunda volta mais rápida da prova no final da corrida. Se tivesse um carro melhor, certamente teria marcado um ou outro pontinho.
ESTEBAN GUTIÉRREZ – 3 – Não será um ano fácil para os estreantes. Em Melbourne, o melhor deles foi o mexicano Gutiérrez, que é o que pilota o melhor carro. Mesmo assim, nem mesmo ele escapou das dificuldades. No Q1 da classificação, bateu sozinho e ficou um bom tempo sentado no carro, pensando na morte da bezerra. Largando lá de trás e apostando em três pit-stops, não tinha como esperar por muita coisa. Pelo menos, não cometeu nenhuma barbaridade durante a corrida e foi o único piloto da Sauber a chegar ao fim.
VALTTERI BOTTAS – 3 – Com um carro horrível como parece ser o da Williams, até que o finlandês fez bastante. Apanhou em todos os treinos e não ficou de fora do Q2 por muito pouco, mas ao menos fez uma corrida honesta e conseguiu ser o único de sua equipe a chegar ao fim. Erros aconteceram, mas nada de escandaloso. Pelo visto, não tem equipamento para tentar brigar com Esteban Gutiérrez pelo título informal de melhor estreante do ano.
JULES BIANCHI – 8 – Este, sim, foi um estreante que teve bons motivos para sorrir. Contratado de última hora para substituir Luiz Razia na Marussia, o francês teve apenas dois dias de pré-temporada para conhecer seu MR02. Mas foi o suficiente. Durante o fim de semana australiano, Jules não só meteu um chocolate no companheiro Max Chilton como também derrotou a dupla da Caterham com alguma facilidade. Na corrida, foi constantemente o melhor piloto das equipes nanicas. Se continuar assim nesse ano, vai roubar o emprego de Felipe Massa em 2014.
CHARLES PIC – 2,5 – Que encrenca, hein? Trocou a Marussia, que era uma merda total em 2012, pela Caterham, que parece ter virado uma merda total nesse ano. De forma inesperada, Pic teve problemas para enfrentar os pilotos da Marussia e perdeu até mesmo para o companheiro Giedo van der Garde no treino oficial. O acidente bobo no Q1 da classificação não lhe foi de grande ajuda. Durante a corrida, o francês se recuperou e deixou Van der Garde e Max Chilton para trás, mas não conseguiu superar Jules Bianchi. Prenúncio de um ano difícil.
MAX CHILTON – 3 – É realmente foda quando um cara desses, que nunca fez absolutamente nada no automobilismo de base, chega à Fórmula 1. O mais triste é ver que seu carro não parece ser tão ruim e poderia estar sendo ocupado por alguém bem melhor. Em todos os treinos, Chilton tomou quase um segundo do companheiro Jules Bianchi. Durante a corrida, teve um duelo com Giedo van der Garde e só. Não ficou em último em nenhuma das sessões unicamente porque seu MR02 não foi o pior carro do grid em Melbourne. Não dá para torcer por um cara desses.
GIEDO VAN DER GARDE – 2 – Quando você junta um piloto ruim e um carro pior ainda, o resultado não pode ser muito positivo. O holandês, contemporâneo de Lewis Hamilton e Nico Rosberg na Fórmula 3, ficou em último nos dois primeiros treinos livres e só não largou na última posição porque o companheiro Charles Pic bateu, ainda que ele mesmo também tivesse esbarrado os pneus no Q1. Na corrida, foi derrotado no deprimente duelo com Max Chilton e acabou fechando a lista dos 18 pilotos que chegaram até o fim. Também não dá para torcer por um cara desses.
DANIEL RICCIARDO – 2 – Os pilotos australianos só podem estar eternamente amaldiçoados no GP de seu país, não é possível. Em Melbourne, Daniel Ricciardo teve um fim de semana bem difícil. Normalmente muito mais veloz que o colega Jean-Éric Vergne nos treinos, o cara penou pra caramba e acabou ficando atrás do francês no grid de largada. A corrida foi outra merda. Daniel caiu para último na primeira volta graças a uma saída de pista e abandonou devido a uma falha no escapamento. Enquanto esteve na contenda, não fez nada de notável.
NICO ROSBERG – 5 – Como menção positiva, o fato de não ter levado aquela surra de Lewis Hamilton que muitos esperavam. O alemão manteve-se digno e foi a sensação tanto do Q1 como do Q2 da classificação. No Q3, ficou apenas em sexto, mas não desanimou. Durante a corrida, esteve sempre na cola de Lewis Hamilton e chegou a liderar uma voltinha. Poderia ter terminado tranquilamente entre os seis primeiros, mas um problema elétrico encerrou sua corrida prematuramente.
PASTOR MALDONADO – 0,5 – Em 2012, ele compensava sua absoluta falta de sensatez com velocidade, já que o carro permitia. Nesse ano, com a Williams cagando no desenvolvimento do FW35, o venezuelano deverá ter uma temporada complicada. Em Melbourne, absolutamente nada deu certo para ele. No treino oficial, teve de fazer companhia ao estreante Esteban Gutiérrez e às equipes nanicas na degola do Q1. Durante a prova, até se recuperou e ganhou algumas posições, mas colocou tudo a perder numa rodada tosca na volta 24.
NICO HÜLKENBERG – 1,5 – Outro que nunca dá sorte em Melbourne – ô lugar ingrato, heinhô? Nos dois últimos anos, ele não conseguiu completar uma volta. Nesse ano, ele se superou e sequer alinhou no grid graças a um problema no sistema de alimentação do seu carro. É bom que se diga que seu fim de semana não vinha sendo genial até ali. O C32 não é um grande bólido e Nico ficou entalado nas posições intermediárias durante todo o tempo. Pode não ser um bom sinal.
19 de março de 2013 at 18:03
O pinguço andou muito nesse fim de semana e o piloto de testes (por que ele so sabe andar com pista vazia) Grosjean ficou em 10o.
O Massa também fez o choronso comer poeira e se não fosse pela tática duvidosa logo na primeira corrida – HAJA CHORO HEIN ALONSO !!! – o Massa teria terminado em segundo com certeza… nesta temporada minha torcida vai pra esses dois Massa e Raikkonen… e um pouquinho pro Vettel e pro Hamilton…
Sutil calou minha boca…. achei que ele ia passar uma vergonha maior do que ser o primeiro ex-presidiário a pilotar um F1 e ele deu um banho no Di Resta…
Já lá trás o Bianchi mostra cada vez mais que merece estar mais a frente, será que ele vai ser responsável pelo primeiro ponto de uma das nanicas ? Eu aposto que sim…
Enquanto a dupla da Williams o Chinelos (inventei essa !!!) e o Maldanado… bem… estão mostrando suas verdadeiras qualidades na verdadeira Williams… e aquela vitória ano passado fica pra mim cada vez mais suspeita…
19 de março de 2013 at 21:17
”Enquanto a dupla da Williams o Chinelos (inventei essa !!!) e o Maldanado… bem… estão mostrando suas verdadeiras qualidades na verdadeira Williams… e aquela vitória ano passado fica pra mim cada vez mais suspeita”
Pacheco detected
20 de março de 2013 at 9:27
Bem Joao, se tem uma opinião diferente, por favor compartilhe… não sou perito, pode haver algo que eu não tenha percebido… apesar de que sei que foi só a primeira corrida e não dá pra fazer muitos diagnósticos… mas por favor… discorra sua sabedoria sobre os fatos…
20 de março de 2013 at 12:01
Pacheco detected [2]
21 de março de 2013 at 1:47
ok David vamos la: chinellos(depreciativo) + ”mostrando suas verdadeiras qualidades” . A impressao que eu tive eh que seu comentario, com essa ponta de mofa, foi motivado um pouco pelo fato do Bruno ter levado um peh na bunda da equipe. O Bottas, em sua primeira corrida, superou o Maldonado na classificacao e terminou a prova. Posso, com certeza, estar totalmente enganado. Nao quis ser rude nem sou dono da verdade. Ok?
Desculpem a pontuacao capenga, postado do celular.
21 de março de 2013 at 12:51
Bem Joao agora sim pude compreender sua insatisfação… realmente parece um comentário pacheco reconheço, mas pra ser sincero foi apenas uma tentativa de ser engraçadinho mesmo, nada demais, foi um trocadilho infame ao estilo a praça é nossa e desnecessário já que ainda estamos na primeira corrida da temporada, também foi mais no sentido de que ele estava sendo vendido por Toto Wolf e Mika Salo como a oitava maravilha do mundo.. o que é óbvio não é… basta ver por exemplo o Bianchi… o cara mal chegou na Marussia e arrebentou, inclusive andou por boa parte da corrida na frente de quem ? Bottas e as duas Caterhams… o que eu quis dizer na verdade é que tem gente melhor por aí… só isso… minha insatisfação com ele é a mesma que tenho com o Grosjean e com o Webber por exemplo… como pode um carro chegar em 1o. e outro em 10o. ? E o mais engraçado de tudo é que nos treinos o Grosjean não anda mal e até sai na frente do Raikkonen… pq ? Pq é um cara com perfil de piloto de testes sabe andar de pista vazia… mas de corrida nao tem jeito…
O sobrinho teve sua chance de mostrar a que veio e enfim… vimos no que deu né… o cara não pode nem dar desculpas de tipo tava parado e blá blá blá pq vcs viram o ex-presidiário Sutil… trocou o macacão listrado pelo laranja e branco de uma semana pra outra e deu uma surra no Di Resta logo de cara…
E eu fiquei desconfiado da Williams pq não sei pra vc cara, mas pra mim, depois do Cingapuragate eu fico com o pé atrás com tudo na F1 e se voce analisar a temporada toda da F1 no ano passado, essa vitória da Williams é muito aleatória… fica ainda mais complicado se observar que as condições climáticas eram perfeitamente normais… se fosse como a Sauber por exemplo que teve 4 pódios durante a temporada… ou Force India que liderou corridas mais de uma vez… ou a Lotus que esteve por diversas vezes no pódio ou disputando as primeiras posições ainda explicaria um pouco… mas sei lá… por mais que o Maldonado passasse pro Q3 em quase todas as provas, ele só esteve lá na frente além do GP da Espanha, creio que no GP de Cingapura que ele largaria em 3o. de resto so 9o. ou 10o. ou então no Q2 como 11o. ou 12o. o que eu quero dizer é que o carro não me parecia tudo isso… e ainda tem as famosas “coincidencias” né… niver de 70 anos do Frank… niver de 8 anos sem vitorias… carro pega fogo apos a prova… sei la… vai ver sou so eu mesmo… enfim…
20 de março de 2013 at 11:39
Não tinha sentindo nenhum a Ferrari mandar o Massa dar mais Três voltas com pneus mais desgastados do que o Alonso. Mais uma vez fica visível quem manda na Ferrari, mas isso não tirou a corrida brilhante do brasileiro.
20 de março de 2013 at 15:33
Gostei da corrida do Kimi :)
20 de março de 2013 at 15:39
Enfim, eu só deixei essa reposta curtinha aí em cima para ver se meu comentário foi aprovado. Ele nunca era, mas resolvi o problema. Vamos a corrida:
O finlandês venceu a corrida, mas o destaque pra mim, foi o Sutil. Embora eu goste do Di Resta, acho que ele vai levar pau (de novo) do Sutil esse ano.
Massa correu mais que o Alonso, mas a Ferrari fez cagada na estratégia do brasileiro. Enfim, espero que o brasileiro vença pelo menos uma esse ano.
McLaren virou motivo de piada, assim como a Willams. Duas equipes que já foram mais fortes. Bottas correu apenas para se manter na pista, e Maldonado fez aquela rodada medonha…
Bianchi me impressionou também.Van Der Garde e Chilton, é pra chorar. São duas merdas pilotando.
Para os ser humanos que visitam esse blog, vamos fazer um bolão.
Quem serão os 10 primeiros na Malásia? Abraço.
20 de março de 2013 at 15:43
Vish, cometi um erro feio ali em cima. *Para os SERES humanos…* Tá consertado. :)